facebook
Você já se perguntou por que
nosso conteúdo é gratuito?
Somos uma ONG de fomento ao empreendedorismo de alto impacto que capacita
4 MILHÕES
DE EMPREENDEDORES
A CADA ANO
Faça a sua doação e contribua para continuarmos
este trabalho em 2016!

Day1 | A maior encruzilhada da nossa história [Gilberto Mautner e Claudio Gora - Locaweb]

LoadingFavorito
Gilberto Claudio - Day 1

Um,  engenheiro eletrônico e consultor de tecnologia, vivia na Califórnia. O outro, publicitário, fazia um pouco de tudo  na confecção do pai. Gilberto Mautner e Claudio  Gora, fundadores da Locaweb,  são primos irmãos. Além dos laços afetivos o que unia os dois era a insatisfação com o que faziam.

E esse foi o ponto de partida para empreender.  Começaram em 97 com o Intermoda, uma rede de negócios da moda brasileira. Ideia muito avançada para a época e, claro, alguma coisa errada aconteceu.

Diante das dificuldades, o pai investidor e empresário,  propôs uma ideia mais abrangente: aproveitar a estrutura já montada e oferecer hospedagem de sites a qualquer empresa. E os jovens empreendedores aceitaram o desafio de criar o primeiro host do Brasil. Foi o Day 1 da Locaweb.  A ideia foi colocada no ar muito rápido e no dia seguinte um  cliente já contratou 10 planos. Era um golpista, nunca pagou, serviu de alerta.

Com o tempo viram que tinham entrado numa área sólida, que trazia  valor concreto para os clientes. Cresciam sempre, só que de forma desorganizada.  O telefone tocava sem parar, mas eles não davam conta de atender. Resolveram então trazer alguém de confiança para administrar a empresa. Alguém de cabelos brancos. Quem seria?

O crescimento era difícil de acompanhar e ainda surgiu um fato inesperado. Em 2006 a empresa já operava 600 servidores, que eram hospedados pela Embratel. Era o único fornecedor com capacidade de oferecer espaço, energia e link. Mas a Embratel foi comprada por uma empresa que triplicou os valores da hospedagem. Um patamar no qual  não era possível manter  a Locaweb lucrativa e  não havia outra empresa com a mesma estrutura. Conclusão: a conta não fechava.

Novamente o pai experiente foi a voz da esperança que propôs construir um data center próprio. Foram em busca de know how e em seis meses construíram tudo e mudaram para a nova sede.

“Quando a gente acordou no dia seguinte no próprio data center a gente já era uma empresa capaz de atender o mercado corporativo. Quando começou a surgir o mercado de data center a Locaweb já era um dos principais players do mercado”, lembra Gilberto Mautner.

E chegou  a hora difícil para todo empreendedor: a hora de delegar para líderes que vão tomar decisões sem consultar os sócios. Claudio Gora lembra que “sempre havia diretores contratados atuando junto com a família, mas eles também questionavam se a pessoa da família a ocupar um cargo era o melhor profissional para a função”. Foram atrás de profissionais que pudessem fazer melhor que eles. Durante um ano os sócios ainda ficaram junto orientando diretrizes e depois passaram a participar dos Comitês e do Conselho Administrativo.

Mas eles sabiam que tinha um clima na empresa que mesmo não declarado está no ar. Então,  na mesma época, para perpetuar o clima, fizeram um projeto de descoberta dos valores. Foi mesmo uma descoberta e não uma criação, porque valores são aquilo que sempre existiu, só precisa ser descoberto.  Por exemplo: paixão, trabalho em equipe e tirar proveito das diferenças para chegar lá juntos.

Como diz  Gilberto Mautner: “ O sucesso da Locaweb é resultado da junção de caminhos de pessoas muito diferentes para realizar um sonho. Normalmente as pessoas procuram trabalhar com outras parecidas, mas a história da empresa é o inverso.” Deu certo: hoje a Locaweb responde pela hospedagem de mais de 500 mil sites e é o maior portal de hospedagem do Brasil.

CTA - eBook - 50 histórias para inspirar sua jornada empreendedora

A Endeavor é a organização líder no apoio a empreendedores de alto impacto ao redor do mundo. Presente em mais de 20 países, e com 8 escritórios em diversas regiões do Brasil.

Acreditamos que a força do exemplo é o caminho para multiplicar empreendedores que transformam o Brasil e por isso trazemos aprendizados práticos e histórias de superação de grandes nomes do empreendedorismo para que se disseminem e ajudem empreendedores a transformarem seus sonhos grandes e negócios de alto impacto.

Deixe seu comentário

4 Comentários

Faça login para deixar seu comentário sobre este conteúdo
ordernar por: mais votados mais recentes
  1. Joaquim Santana - says:

    0 curtidas
     
    Curtir

    Histórias e relatos de SPAMMER não são exemplos de empreendedores éticos. Existe uma falsa ideia no nosso país de que que as pessoas não tem o direito de exigir o direito a privacidade. Enviar SPAM pelo e-mail, ou outros canais de comunicação, pode ser considerado tanto um falta de ética profissional, como falta grave moral (pois existem leis para impedir isto).

    Lamentável esta apologia ao crime

  2. Joaquim Santana - says:

    0 curtidas
     
    Curtir

    História de SPAMMER não deveria ser usado pela Endeavor Brasil. Considero um péssimo exemplo.

  3. Bruno Moreira de Queiroga - says:

    0 curtidas
     
    Curtir

    Muito bom!

  4. Rafael Oliveira - says:

    1 curtidas
     
    Curtir

    Sensacional! Simples, claro e inspirador.

Criação e desenvolvimento: