facebook
Você já se perguntou por que
nosso conteúdo é gratuito?
Somos uma ONG de fomento ao empreendedorismo de alto impacto que capacita
4 MILHÕES
DE EMPREENDEDORES
A CADA ANO
Faça a sua doação e contribua para continuarmos
este trabalho em 2016!

Day1 inspirou com histórias de três grandes empreendedores

LoadingFavorito

Berços e trajetórias diferentes marcaram a terceira edição do Endeavor Day1.

Na noite da última quarta-feira (25.04), a Endeavor realizou o Day1, evento que reúne grandes empreendedores contando suas histórias num formato inspirador, baseado em forte apoio de técnicas de storytelling, com enfoque nos dias de virada – momentos que foram responsáveis por uma total transformação em suas vidas. No palco, Sofia Esteves (fundadora da DMRH e da Cia de Talentos), Edivan Costa (fundador da SEDI) e Robinson Shiba (dono das redes de restaurantes China in Box, Gendai e Brevità).

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Mais de 200 pessoas estiveram presentes no auditório do Insper, em São Paulo, e gostaram do que viram. Histórias que representam diferentes perfis da sociedade brasileira e inspiram todo tipo de empreendedor a sonhar grande e nunca desistir de seus sonhos.

A primeira palestrante a subir ao palco foi Sofia Esteves que, mesmo com uma lesão no tornozelo, não deixou de comparecer e emocionar os convidados. Seu roteiro, profundo, abordava a importância das pessoas que aparecem em nossas vidas.

“Quando a gente se dedica às pessoas, elas reconhecem e também se dedicam a nós. Minha mãe sempre me dizia: ‘faça por merecer’. E eu levei isso por toda vida. O destino das pessoas a gente não muda, mas podemos marcá-lo de uma maneira positiva”, contou a psicóloga, que começou a trabalhar em um banheiro que transformou em escritório e, ao longo da carreira, construiu uma das maiores consultorias em recursos humanos do país, a DMRH.

Com seu jeito simples de quem experimentou as piores condições que um brasileiro pode ter, Edivan Costa, o segundo palestrante do dia, fez rir e chorar com piadas sobre si mesmo e uma trajetória de superação.

“De tão calmo, eu estou nervoso!”, iniciou, mas logo mostrou que aquele menino da favela que queria ser jogador de futebol tem mesmo é cabeça de empreendedor, e uma grande capacidade para separar problemas pessoais dos de negócios. “Nenhuma empresa é grande se as pessoas que estão nela não forem grandes também”.

“Ser empreendedor é pensar primeiro nos outros, depois na gente. Empreendedor tem direito a um pedaço do fluxo da empresa – e não do fluxo de caixa. Quando a gente está crescendo, fica difícil entender isso”, acrescentou Edivan, que antes de criar a SEDI fez um pouco de tudo e foi até jogador do Palmeiras.

Para fechar a noite, Robinson Shiba entrou e logo ganhou o público com seu jeito irreverente e piadista. Formado em odontologia, o paranaense de Maringá frisou como foi essencial para sua vida a confiança de seu pai, que sempre repetia para o filho a célebre frase “eu acredito em você”.

“Comecei quebrando algumas regras”. E quebrou mesmo: abandonou a carreira de dentista, ficou mais tempo do que devia nos Estados Unidos contra a vontade da mãe, teve um filho ainda novo, mas quem o taxava de louco no início de seu plano logo passou a elogiá-lo. De 1992 a 1994, deu um salto de uma para seis lojas. Hoje são 200 do Grupo Trendfoods espalhadas pelo país e mais de 2000 colaboradores.

 

 

Shiba encerrou sua apresentação com duas mensagens, uma para os futuros empreendedores e uma para sua família. Para a platéia, uma dica. “A onda está aqui [no Brasil]. Quem souber pegá-la e ir junto vai se dar bem”, indicou, referindo-se à Copa do Mundo, às Olimpíadas e à exploração do Pré-Sal. No final, chamou seu filho ao palco e, como uma forma de se redimir por não ter sido um pai muito presente, cravou: “Como seu avô disse pra mim: eu acredito em você”.

Depois de uma viagem de um pouco mais de sessenta minutos pela vida de três grandes exemplos para o mundo empreendedor, a impressão que ficou foi a de que, independentemente do berço, das condições, das escolhas ou do rumo que aquelas pessoas tomaram, o resultados das três trajetórias foi o mesmo: o impacto na sociedade de forma positiva, levando com eles todos os que acreditam naqueles mesmos sonhos.

Confira em breve os vídeos das palestras do 3º Day1 e conteúdo exclusivo do Portal Endeavor.

 

Por Vinícius Victorino, da equipe de Cultura Empreendedora – Endeavor Brasil.

Clique aqui para ver vídeos das edições anteriores.

A Endeavor é a organização líder no apoio a empreendedores de alto impacto ao redor do mundo. Presente em mais de 20 países, e com 8 escritórios em diversas regiões do Brasil.

Acreditamos que a força do exemplo é o caminho para multiplicar empreendedores que transformam o Brasil e por isso trazemos aprendizados práticos e histórias de superação de grandes nomes do empreendedorismo para que se disseminem e ajudem empreendedores a transformarem seus sonhos grandes e negócios de alto impacto.

Deixe seu comentário

Parceiros
Criação e desenvolvimento: