facebook
Você já se perguntou por que
nosso conteúdo é gratuito?
Somos uma ONG de fomento ao empreendedorismo de alto impacto que capacita
4 MILHÕES
DE EMPREENDEDORES
A CADA ANO
Faça a sua doação e contribua para continuarmos
este trabalho em 2016!

Day1 | O caminho alucinado de fazer um sonho tomar forma – Gustavo Travassos, MXT

LoadingFavorito

“A aventura pode ser louca, se o aventureiro for lúcido”: conheça o Day1 de Gustavo Travassos, da MXT Holding e inspire-se com essa história.

Se perseverança tivesse um gosto, seria o de bolo de banana com refrigerante. Era só isso que Gustavo Travassos e seu sócio comiam, quando o negócio ainda dava seus primeiros passos. O objetivo? Economizar o máximo de dinheiro possível para reinvestir tudo na empresa.

Mas tudo começa com um sonho. No caso de Gustavo, um sonho literal – ou melhor, uma sequência deles, que ficou em sua cabeça por vários dias: primeiro, uma esfera verde numa caverna escura. Depois, um asiático de quimono em uma praia o perguntava:

“você já se encontrou com a pérola de jade?”

A energia daqueles sonhos era tão forte e enigmática que Gustavo foi atrás dele. Nem sabia o que era uma pérola de jade, precisou recorrer aos livros. Descobriu que era uma pedra preciosa que, para os orientais, tinha valor parecido ao de uma esmeralda.

Nessa época, estava concluindo o curso de psicologia e interpretou o sonho como uma mensagem de seu subconsciente, algo que ele poderia reconectar com acontecimentos de sua vida mais para frente. Dois anos depois, foi contratado por um chinês para tocar uma filial de uma vendedora de pneus importados, Em menos de três meses, tinha um faturamento excelente com altas margens. “Que bacana, está tudo dando certo, é a pérola de jade!“, ele pensou. Mas quando chegou a hora de prestar contas para a receita, Gustavo entendeu que tinha se metido em uma cilada.

“Você está louco! Você declarou imposto?!”

“Ué, e não era para pagar?”, Gustavo indagou. O salto para o desconhecido acabou rendendo 3 a 4 anos em que ele precisou ficar pagando o que havia sido sonegado, para conseguir se ver livre do negócio. Foram maus momentos, de alta ansiedade sobre o que poderia acontecer com ele, “mas no final disso, eu descobri ser capaz de tocar um negócio sozinho, contra tudo e contra todos”.

A trajetória continuou digna de filme de ação, em um percurso que passou por lidar com mais sócios picaretas, quase levar um calote milionário, ganhar concorrentes gigantes da noite para o dia e abrir uma empresa em Taiwan, em apenas 24 horas. Em seu Day1, Gustavo mostra como cada problema o preparava para o próximo e, não só, como acreditar em sua própria capacidade faz a diferença ao enfrentá-los.

Empreendedor Endeavor, hoje Gustavo Travassos está à frente da MXT, líder em rastreadores de automóveis no Brasil, e da Denox, platafoma pioneira de Internet das Coisas. Mesmo assim, ele ainda não encontrou sua pérola de jade. Ele não tem ainda tanta certeza do que ela significa, mas está empenhado em descobrir. O sonho ainda continua vivo; e o caminho, claro, alucinado.

E você, já se registrou para assisti ao Day1 2016 online? Clique aqui para se inscrever para a transmissão ao vivo!

A apresentação deste Day1 foi desenvolvida pela SOAP – da estratégia de conteúdo, passando pela criação visual até o ensaio do palestrante. Gostaria de ter uma apresentação como essa? O e-book “8 passos para fazer uma apresentação de sucesso” será um ótimo ponto de partida.

Correalização:

Logo-Sebrae-SITE (1)

, Endeavor Brasil, Time de Conteúdo

Deixe seu comentário

Parceiros
Criação e desenvolvimento: