facebook
Você já se perguntou por que
nosso conteúdo é gratuito?
Somos uma ONG de fomento ao empreendedorismo de alto impacto que capacita
4 MILHÕES
DE EMPREENDEDORES
A CADA ANO
Faça a sua doação e contribua para continuarmos
este trabalho em 2016!

Day1 do Day1: como nasceu o principal evento de inspiração para empreendedores do Brasil

LoadingFavorito
O Day1 do Day1_ como o principal evento de inspiração da Endeavor começou_

Como todo projeto, o Day1 nasceu de um sonho. Hoje, prestes a chegar à sua décima edição, chegou a hora de contar como tudo começou.

Começou com uma ideia, carregava um sonho grande, mas um nível de incerteza alto: pode parecer o início de uma empresa, mas na verdade essa é a história de como começou o Day1. Hoje, seis anos depois, às vésperas da décima edição, o evento contabiliza mais de mil pessoas confirmadas no evento presencial e 40 mil assistindo online. A graça está em perceber que o evento que nasceu para jogar holofote nas histórias de empreendedores brasileiros é por si só um empreendimento.

Tudo começou com a área de Revolução Digital, uma iniciativa da Endeavor para escalar seu impacto. Área era modo de dizer, na verdade se tratava mais de dois jovens profissionais, Leandro Herrera e Oliver Alexander, que chegaram como um braço do Marketing, com a missão de criar um novo portal com conteúdos originais, em diversos formatos, inspirados nos aprendizados das mentorias vividas pelos Empreendedores Endeavor.

Quase como uma startup que dá os primeiros passos, ninguém sabia ao certo o que esperar daquela nova área. Oliver conta.

O job description era uma folha em branco, o orçamento era quase zero e a incerteza enorme, mas na mesma proporção do tamanho do sonho.

Os workshops presenciais, que até então eram gravados no improviso, foram transformados para virar conteúdo audiovisual. Pode até ser que você já tenha assistido a um deles no YouTube da Endeavor: são os eTalks. Cada semana um novo tópico era abordado por um mentor, e logo ia para o acervo de vídeos do novo portal. Se antes ele impactava 200 pessoas no auditório do Insper, em São Paulo, passou a alcançar milhares de empreendedores pelo Brasil em questão de meses. Em paralelo, eram produzidas colunas de mentores para falar sobre diversos assuntos, e a internet brasileira começou a ser povoada com conteúdo mais genuíno sobre o dia a dia e os desafios de empreender — feito por quem vivia aquilo de alma e coração.

Porém, mesmo com esses novos formatos digitais e o salto de produções, tudo ainda era bastante informativo, focado no negócio e na gestão: os temas iam de finanças, marketing e vendas até logística e legislação. Faltava um programa que alimentasse também o espírito empreendedor por trás da gestão de um negócio. Aquela fagulha de inspiração e entusiasmo que leva o empreendedor para frente, não importa os desafios do caminho, os obstáculos a se contornar ou mesmo a distância que ele precisa percorrer.

Assim nasceu o embrião do que viria a ser o Day1. Desde o primeiro dia, com DNA digital.

Se o dia a dia de quem empreende é marcado pelo duelo entre o pragmatismo do espírito gestor e as aspirações do espírito empreendedor, manter esses dois produtos audiovisuais — os eTalks e o Day1 — era a nova estratégia.

Na falta de dinheiro, a parceria parecia a solução. Casa, o Day1 já tinha: o auditório do Insper para a primeira edição. Cenário, foi um presente. Um amigo grafiteiro se disponibilizou a criar uma obra de arte que preencheria o palco e seria o elemento principal das gravações, que iriam direto para o YouTube.

Day1 2016: Desafie a razão, acredite na loucura

Até então, as palestras de empreendedorismo tratavam o sucesso como fórmula pronta, editando os fracassos do caminho para contar uma história com final feliz. E a Endeavor queria contar essas histórias por um ângulo novo, que só quem viveu e deu tudo de si poderia compartilhar.

Foi aí que o time decidiu conversar com a SOAP. Eles eram especializados em apresentações no estado da arte e seriam parceiros-chave para a preparação dos palestrantes. Na conversa com o fundador, Joni Galvão, o conceito do Day1 foi abraçado com toda energia. Mas quando começaram a falar dos números, as coisas mudaram: custaria alguns milhares de reais para trabalhar com os palestrantes. E nós tínhamos orçamento zero.

O Oliver, que estava à frente dessa parceria na época, explicou a situação, vendeu mais uma vez o sonho, mas saiu de lá sem muita esperança. Mas o dia ainda não tinha acabado. Às 21h30, ele recebeu uma ligação do Joni: eles topariam entrar no projeto e preparar os palestrantes. Parceria fechada!

Aquele foi o Day1 do Day1 para o Oliver. Ou pelo menos o primeiro de muitos que viriam a seguir. Antes daquela ligação, o Day1 não tinha nome, não tinha nada. Era apenas uma ideia. De concreto, não tinha nem o palco. Ter alguém que também acreditava no sonho gerou uma energia enorme no time e acelerou o processo de criação do evento. Tanto que dois meses depois aconteceria a primeira edição, em agosto de 2011.

Day1 2015: E se não existisse impossível?

Agora sim. O evento já tinha casa, cenário e palestrantes treinados. Mas, como é que ele ia chamar? Foi um dia de brainstorming da SOAP com a Endeavor que deu origem ao Day1. Já tinham passado horas e centenas de nomes sugeridos, até que alguém escreveu como sugestão: They Won. A repetição de they won, they won, they won…Fez nascer o Day1.

O dia que o Day1 veio ao mundo

Agosto de 2011 finalmente chegou. Era o dia de apresentar os primeiros palestrantes no auditório lotado do Insper. O número de pessoas presentes era tão grande que foi preciso instalar televisões do lado de fora do auditório para transmitir o evento e pufes para acomodar a todos.

No dia, o cenário chegou. Lembra do elemento artístico que seria produzido por um amigo grafiteiro? Era uma placa enorme de madeira ilustrada com um peixe surrealista. Explicação não tinha, mas o efeito no vídeo tinha ficado lindo. Se você olhar de perto hoje os vídeos do YouTube do Robinson Shiba e dos empreendedores do Spoleto, por exemplo, vai encontrá-lo logo ali contracenando com os empreendedores.

Day1 2011 (115)-min

Marcelo Salles contando a sua história no primeiro ano de Day1, em 2011, com o peixe grafitado ao fundo

A reação do público foi imediata. Era possível ver ali na hora e ao vivo as histórias que mais emocionavam e aquelas que não chegavam a tocar. Todos esses, elementos de aprendizado para a próxima edição.

Dali, o evento decolou!

Se antes a transmissão do evento não cruzava a entrada do auditório, hoje já atinge mais de 40 mil pessoas todo ano — no Brasil, na Angola e até na Itália. O peixe que um dia foi o elemento principal do evento hoje descansa na sala de estar do Oliver, como lembrança daqueles tempos. No seu lugar, já tivemos edições com grupo de jazz e até trio instrumental de música brasileira.

Day1 2012

A casa também mudou. O sonho grande, lá no início, sempre foi fazer do Day1 um evento comparável a um show de rock. Desses que, quando abrem ingressos, esgotam em questão de minutos. Com fila para assistir e ansiedade para data de chegada. E foi no almoço com o diretor do Auditório Ibirapuera que isso começou a se tornar realidade.

Day1 2012 (359)-min-min

Por causa do impacto que o evento tinha na vida das pessoas, ele tirou o o celular do bolso, analisou o calendário e ofereceu duas datas em novembro daquele ano e firmou uma parceria –com isso, os lugares disponíveis no Day1 passaria de 200 para 900.

Day1 2014: Histórias como você nunca viu

Anos depois, ele cresceria ainda mais. Hoje, são mil lugares reservados para assistir a essas histórias contadas no ambiente inspirador da Sala São Paulo, em que o artístico e o concreto mais uma vez se encontram e transformam um evento de palestras sobre empreendedorismo em um verdadeiro espetáculo.

Endeavor_Day1

No caminho, vários erros e fracassos também compõem a história, como a de qualquer empreendimento. De palestrantes estrelas que fogem do roteiro a experimentações sensoriais que saem errado.

De toda essa vivência, impossível não extrair várias lições. A primeira é a que Oliver Alexander resume em:

If you build, they will come. Se você construir, eles virão.

“Como qualquer projeto ambicioso, você vai passar por muitos períodos de incerteza porque leva-se um bom tempo para as coisas ganharem corpo. Naturalmente, as pessoas perdem a empolgação do início porque aquilo deixa de ser novo e interessante. Ou você comete vários erros ao longo do processo. Sem saber se o que você está fazendo dará em algo. Para mim a lição que levo daquele tempo e aplico hoje no meu próprio negócio é sobre ter fé. Se você persistir, seja lá o que você definir como sucesso um dia vai chegar.”

Já Leandro Herrera conta que o principal aprendizado do Day1 para ele foi vivenciar de perto as histórias dos empreendedores:

“Na Endeavor, nós temos muitas lições de como fazer, o que fazer, por onde começar. Mas, no final, quando você olha de perto as histórias contadas no Day1 percebe que não tem receita.”

 Day1 2013: paixão e razão na medida certa

Existem coisas que não estão no roteiro e não podem ser ensinadas.

“Cada um tem uma história muito própria. Não tem uma trajetória que você possa assumir que vai funcionar melhor que outra. A única coisa de comum entre eles é a vontade de criar algo novo, algo melhor e diferente do que já existe disponível hoje no mundo. Mas, o sucesso, em si, é a medida de cada um.”

Nesse clima de retrospectiva, transformamos todas as edições do Day1 em playlists para você acompanhar a evolução do evento, e não perder nenhuma das histórias já contadas no palco do evento.

Day1 2012: Todo empreendedor tem o seu

Day1 2011: Todo empreendedor de sucesso tem o seu

Você também é parte dessa história. Inscreva-se para acompanhar a décima edição do Day1 online. No palco, histórias como a de Paola Carosella, Pedro Lima, Luiza Seabra e João Carlos Martins para você também se inspirar e gerar a energia necessária para dar o próximo passo. E vivenciar o seu próprio Day1.

Day1 2017

A Endeavor é a organização líder no apoio a empreendedores de alto impacto ao redor do mundo. Presente em mais de 20 países, e com 8 escritórios em diversas regiões do Brasil.

Acreditamos que a força do exemplo é o caminho para multiplicar empreendedores que transformam o Brasil e por isso trazemos aprendizados práticos e histórias de superação de grandes nomes do empreendedorismo para que se disseminem e ajudem empreendedores a transformarem seus sonhos grandes e negócios de alto impacto.

Deixe seu comentário

Criação e desenvolvimento: