Você já se perguntou por que
nosso conteúdo é gratuito?
Somos uma ONG de fomento ao empreendedorismo de alto impacto que capacita
4 MILHÕES
DE EMPREENDEDORES
A CADA ANO
Faça a sua doação e contribua para continuarmos
este trabalho em 2016!

Day1 | O Esforço É Individual, Mas A Vitória É Coletiva [Pedro Chiamulera - Clearsale]

LoadingFavorito

O pai colonizou duas cidades. A mãe era empreendedora de gente: teve dez filhos. O mais  novo Pedro Chiamulera, fundador da ClearSale, relembra  a infância como um tempo feliz, de muito afeto. Na sua casa tinha um lema que inspirou toda a vida:  “Os últimos serão os últimos. Ou você se vira e vai atrás do que quer, ou não tem.”

Inspiração que o levou a ser atleta.  “Como atleta aprendi uma coisa muito importante: a integridade.  A mesma coisa vale para o empreendedor. Sempre que você fala tem que fazer, quando a sua palavra é tudo que você tem, quando você fala tem que fazer.”

No esporte existe o  desafio de treinar e levantar cedo. O atleta tem que tirar gosto  disso. Pedro compara o esporte ao empreendedorismo e destaca três fatores importantes: integridade, prazer no fazer e resiliência no objetivo. “A coisa maior que aprendi como atleta é que o inconsciente trabalha para você, trabalha a favor e contra.  E que bom que a gente tem esse poder.”

A equipe também é fator de sucesso no esporte. E Pedro reconhece: “No atletismo só consegui a vitória quando minha esposa montou um time e através desse time eu fiz o melhor tempo nas olimpíadas de Atlanta.  Foi minha grande superação. E então aprendi que o esforço é individual, mas a vitória é coletiva.”

Aos 33 anos ele parou de correr, ficou um ano trabalhando como programador. Teve dois grandes projetos, um na C&A e outro no Submarino. Sempre manteve o gosto por fazer e isso gerou muita confiança da equipe do Submarino.

Um dia, numa festa, Pedro conheceu a pessoa que fazia a gestão do software que ele tinha desenvolvido. Foi o Day 1 da ClearSale. A oportunidade de fazer um software anti-fraude. Fez uma proposta durante toda a noite que foi aceita rapidamente. Ele tinha só o papel e a ideia,  em uma semana teve que contratar pessoas e tecnologia, mas  conseguiu entregar o software. Pensou que ficaria rico, mas veio a bolha e a internet parou.

Foram tempos difíceis. O empreendedor sem conhecimento de gestão só pensava em vender e vender. Durante cinco anos surgiram  outras oportunidades, mas junto veio  um novo desafio. Aconteceu  um novo boom no mercado e em uma equipe de 25 pessoas  todos foram embora. Restaram dois estagiários. Eles fizeram um acordo de transparência e se comprometeram a entregar os softwares prometidos. Foi um novo Day1, quase um Day zero da ClearSale.

Havia grandes oportunidades de mercado, mas ainda assim a empresa quebrou.  E Pedro resolveu encontrar um novo significado de vida. Tirava 1 hora por semana para conversar com as pessoas:  “foi lindo porque aquela dinâmica que eu fazia para as pessoas na verdade era para mim mesmo, para ter o sentido de chegar no dia seguinte e trabalhar.”  Foi quando chegou na empresa uma alma gêmea. Bernardo vinha de uma empresa grande e trabalhava com modelos estatísticos. Formaram uma nova equipe, que fez uma revolução na empresa. Juntos criaram um modelo de mercado, mais que um software,  uma plataforma anti-fraude: o T-Clear Sale. E então os resultados vieram rapidamente.

Quer conhecer essa história e descobrir a surpresa do final? Assista ao Day1 de Pedro Chiamulera, cante e se encante com ele.

A apresentação deste Day1 foi desenvolvida pela SOAP - da estratégia de conteúdo, passando pela criação visual até o ensaio do palestrante. Gostaria de ter uma apresentação como essa? O e-book “8 passos para fazer uma apresentação de sucesso” será um ótimo ponto de partida.

, Clearsale, Empreendedor Endeavor

Nascido em Curitiba, Pedro Chiamulera já fez parte da Seleção Brasileira de Atletismo com Barreira, tendo participado de duas Olimpíadas. É Formado em Ciência da Computação pela Point Loma Nazarene College, em San Diego, EUA. Foi o responsável pelo desenvolvimento do sistema de gestão de fraudes da C&A - onde conheceu Bernardo Lustosa, atual sócio - e, pouco tempo depois, para o Submarino. co-fundou a Clearsale ao observar a falta de soluções para gestão de riscos em e-commerce. Foi selecionado Empreendedor Endeavor em 2011.

 

Conheça melhor o perfil de Pedro Chiamulera e da Clearsale

Deixe seu comentário

2 Comentários

Faça login para deixar seu comentário sobre este conteúdo
ordernar por: mais votados mais recentes
  1. marcio waldman - says:

    0 curtidas
     
    Curtir

    Parabens pedro, vc merece, eu sempre fui teu fã sendo cliente….depois dessa …. nem preciso falar nada…. arrebentou….pedro…parabens

  2. ALINE LIMA - says:

    0 curtidas
     
    Curtir

    Oi Bom dia!o que você achar do avanço da tecnologia nesses ultimo tempo?
    alinelslima.25@gmail.com

Parceiros
Criação e desenvolvimento: