facebook
Você já se perguntou por que
nosso conteúdo é gratuito?
Somos uma ONG de fomento ao empreendedorismo de alto impacto que capacita
4 MILHÕES
DE EMPREENDEDORES
A CADA ANO
Faça a sua doação e contribua para continuarmos
este trabalho em 2016!

Day1 | Empreender é Construir – Alexandre Ostrowiecki, Multilaser

LoadingFavorito

No CEO Summit 2015, uma dose de inspiração especial ficou por conta do Day1 de Alexandre Ostrowiecki. Conheça sua história!

Alguns eventos podem causar mudanças de rumo importantes na trajetória de um empreendedor. Mas sempre há aquele dia, memorável e determinante, o que parece ser o primeiro do resto da sua vida. Alexandre Ostrowiecki, dono da Multilaser, achou que seu Day 1 seria o dia em que voltou da Costa Rica, depois de passar 10 dias participando das buscas por seu pai, que desapareceu em uma atividade de mergulho.

Israel Ostrowiecki era fundador da Multilaser e Alexandre precisou assumir o controle: em um gesto simbólico, trocou a mesa do escritório do pai pela sua, reuniu os funcionários e explicou a transição.

Foi um momento significativo, mas Alexandre descobriria que seu Day 1 ainda estava por vir, em forma de uma sociedade.

Entendeu que seria difícil segurar a barra sozinho e convidou Renato Feder, amigo de infância, para tocar com ele a empresa, que na época fazia apenas reciclagem de cartuchos de impressora.

Renato é um insano, nas próprias palavras de Alexandre, e logo disse sim à parceria – que dura até hoje e transcende a Multilaser. Juntos, além de alcançarem um faturamento de mais de R$ 1 bilhão, eles também foram responsáveis por escrever um livro, criar uma plataforma de ranqueamento de políticos, revitalizar uma escola e replicá-la em uma das comunidades mais carentes de São Paulo.

Veja as lições mais importantes da trajetória de Alexandre:

  • Faça pelos motivos certos. Você está sempre afetado por um ambiente maior que você. Empreendedor não tem uma vida fácil, ele precisa de uma boa dose de insanidade. Se você quer montar um negócio para colocar outra pessoa no comando e só receber os lucros enquanto aproveita a praia, não vai dar certo.
  • Se for ter um sócio, que seja uma relação baseada em confiança. Na Multilaser, todos os gestores respondem tanto para o Alexandre quanto para o Renato. Se um dá uma ordem, o outro sabe que a ordem está dada, e ao mesmo tempo nenhum projeto sai do papel sem um consenso entre os dois. Por causa da confiança que têm um no outro, eles puderam ser ousados e cautelosos ao mesmo tempo e a empresa nunca foi colocada em risco por nenhum desentendimento.
  • Não apenas aponte o dedo, proponha soluções. O ambiente de negócios brasileiro é complicado, mas todos temos um papel a cumprir. Se algum ponto em particular incomoda ou prejudica, proponha, aja. Empreendedores têm o poder de transformar sua realidade em que atuam, não só dentro de seus mercados, como fora.

Leia mais:

Pensar o não pensado: como eu aprendo, todos os dias – Claudia Sender, TAM

Desafiando a Maré: por que escolhi um mercado tradicional, e acertei – Bernardo Ouro Preto, St Marché/Eataly Brasil

O que grandes empreendedores querem que você faça na crise

Correalização:

Logo Sebrae SITE
, Endeavor Brasil, Time de Conteúdo

Deixe seu comentário

2 Comentários

Faça login para deixar seu comentário sobre este conteúdo
ordernar por: mais votados mais recentes
  1. Henrique Tiene Doliveira - says:

    0 curtidas
     
    Curtir

    Incrível!! Ótimas idéias aliadas a grande essência do ser humano que é ajudar ao próximo. Com certeza estas iniciativas trarão bons frutos para nossa sociedade. Parabéns pela atitude!

  2. Marcelo Rodrigues Neves - says:

    0 curtidas
     
    Curtir

    Sensacional. Achei incrível a condução e visão do Alexandre!

Parceiros
Criação e desenvolvimento: