facebook
Você já se perguntou por que
nosso conteúdo é gratuito?
Somos uma ONG de fomento ao empreendedorismo de alto impacto que capacita
4 MILHÕES
DE EMPREENDEDORES
A CADA ANO
Faça a sua doação e contribua para continuarmos
este trabalho em 2016!

Quer ser como a Netflix e a Amazon? 5 materiais para usar bem seus dados

LoadingFavorito
Conheça 5 materiais para ajudar sua empresa analisar e usar melhor dados

Sua empresa usa dados e fatos para tomar decisões ou é tudo no achismo? Veja alguns materiais que podem ajudar na implementação de uma gestão por resultados na sua empresa

Você já se perguntou como empresas como a Netflix, Amazon e Wendy’s deram tão certo?

Deixando de lado o modelo de negócio de cada uma e focando apenas no serviço oferecido, todas essas empresas utilizam dados para orientar a sua tomada de decisões. A Netflix, analisou exaustivamente o comportamento dos seus usuários até conseguir traçar 5 perfis e usá-lo como base para a definição dos escopos de novas séries. Antes da Netflix lançar a série “Demolidor”, eles realizaram um teste A/B para verificar se um contador atrairia mais usuários para a série ou se isso não impactaria em nada.

E não é só ela que utiliza os dados para pautar estratégias de produtos, a Amazon conseguiu otimizar seu algoritmo e melhorar a experiência do usuários com base em dados. A sua mais recente invenção foi um botão programável baseado no hardware do Amazon Dash Button, que, apenas com um clique, envia para sua casa algum produto/material pré-selecionado pelo comprador. A Wendy’s, uma famosa marca americana, só abre uma nova loja depois de analisar os dados geográficos da região, levando em consideração até mesmo a distância máxima que seus consumidores percorreriampara comprar algum produto da marca.  

E não precisamos ir tão longe para ver a importância dos dados nas empresas. A SmartFit, por exemplo, fez um extenso estudo dos seus cliente, analisando quais caminhos as pessoas percorriam dentro da academia para melhorar a disposição dos seus equipamentos e profissionais. Mas, mesmo sabendo de todas as vantagens da utilização de dados para tomada de decisões, muitos empreendedores ainda confiam apenas na sua intuição para definir qual caminho a empresa e seu time devem seguir.

Essa atitude pode prejudicar muito o negócio e até mesmo a sua rentabilidade, já imaginou apostar todas as suas fichas em um produto ou serviço que não tem nenhum fit com o mercado? Quando usamos os dados ao nosso favor fica muito mais fácil traçar estratégias e definir métricas e metas de sucesso. Não é à toa que o modelo de gestão a vista, com seus painéis de metas enfeitando as paredes de muitos escritórios, tenha ganhado tanto espaço nesses últimos anos.

Se a sua empresa ainda está enfrentando desafios na implantação de uma uma gestão voltada a resultados, estes materiais podem ajudar:

1. |eBook| Gestão por Resultados: Saia do escuro e tome melhores decisões

Os dados vão ajudá-lo a ter um direcionamento claro sobre a caminho seguir, mas como transformar tudo isso em estratégias e metas? Este eBook vai ajudá-lo a entender quais são as melhores métricas para cada ação, como monitorá-las, e também quais são as melhores maneiras de engajar seu time em uma gestão por resultados. Para ajudar a tangibilizar ainda mais esse conhecimento, teremos cases concretos de empresas que vivem isso na prática como LojasKD e VivaReal.

2. |Webinar| Quem não mede não gere: dados reais, decisões inteligente

Nesta mentoria online, Antônio Carlos Soares, fundador da Runrun.it, conta um pouco da sua experiência implementando uma cultura de resultados, seus maiores desafios e aprendizados. Durante o papo, o empreendedor traz os principais pilares que devem ser criados em qualquer empresa para que ela suas ações possam ser baseadas em fatos e dados.

3. |Ferramenta| Definição de metas para pequenas e médias empresas

Você sabe qual a diferença entre objetivo, meta e indicador? E como definir a melhor meta para cada objetivo? Com esta planilha, você vai conseguir enxergar com mais clareza o caminho que deve seguir e definir metas tangíveis e reais para todo seu time.

4. |Ferramenta| Gerencie as metas da sua equipe com o método OKR

De nada adianta ter uma infinidade de metas sem saber como monitorá-las. Existem diversas metodologias que podem ajudar sua empresa, uma delas é o sistema de OKR’s — Objectives and Key Results — um framework de definição de metas criado pela Intel e adotado por empresas como Google, Twitter, LinkedIn, Dropbox e GoPro. Com esta ferramenta você irá entender com mais profundidade a metodologia e aprender a desdobrar os objetivos macros do seu time em ações mais diretas e garantir o seu cumprimento.

5. |Super Página| Reunião de Resultados

Depois de algum tempo, os resultados virão, mas você sabe como apresentá-lo ao seu time da melhor forma possível? Veja o roteiro de uma boa reunião de resultados, desde a sua abertura até o encerramento, passando por ontos que muitos empreendedores deixam de lado e fazem a diferença.

, Endeavor Brasil, Time de Conteúdo

Deixe seu comentário

Parceiros
Criação e desenvolvimento: