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Como fazer uma pesquisa de mercado eficiente

Saiba construir pesquisas que impulsionarão seu negócio, ajudando na identificação dos desejos e dores do seu público e na melhor tomada de decisões.


100% Online
2,5 horas
Ferramentas
Práticas
Casos reais de empreendedores

Sobre o curso

Identificar as reais necessidades e desejos não satisfeitos dos seus potenciais clientes, ajustar as premissas nas quais seu negócio está baseado e tomar decisões estratégicas sobre distribuição e precificação do seu produto.

Este curso não oferece certificado, mas oferece muito conhecimento aplicável 100% gratuito!

Depois de realizar o curso você será capaz de:

  • Conhecer profundamente o seu público-alvo por meio de diferentes formas de pesquisas.
  • Entender as principais características do seu setor.
  • Saber mapear os seus concorrentes e analisá-los, definindo sua vantagem competitiva.
  • Definir o preço de seu produtos/serviços.
  • Entender o que é inovação dentro do seu mercado.

Cases de empreendedores como você

Quando a teoria é aplicada na prática, ela faz muito mais sentido. Vamos te contar cases reais de empreendedores que falam sobre a importância de saber construir pesquisas de mercado para o sucesso do negócio:Algumas das histórias apresentadas no curso:
  • Antonio Nápoles, vice-presidente da Kaiser Associates Brasil, empresa B2B no segmento de consultoria e assessoria corporativa.
  • Rafael Duton, Empreendedor Endeavor e fundador da Movile, empresa B2C de Serviço no segmento de app móveis.
  • Roberto Assef é diretor da Lucre Consultoria de Lucratividade. Além de ter desenvolvido o software Preço Certo.
  • José Alberto Aranha, Mentor Endeavor e diretor do Instituto Gênesis, uma unidade complementar da PUC-Rio, com o objetivo de transferir conhecimento da Universidade para a sociedade.
leia mais

Conteúdo do curso

Capítulo 1

Introdução à Pesquisa de Mercado

0

Material de Apoio: Slides do Curso Completo (Use durante todo o curso!)

 
1

Introdução ao Curso Pesquisa de Mercado

 
2

O que é Pesquisa de Mercado e quais são seus tipos?

 
Capítulo 2

Como funciona a Pesquisa de Mercado?

3

Pesquisa Primária: Perguntas Abertas e Fechadas

 
4

Como elaborar um Questionário, fazer uma Entrevista e adquirir Respondentes?

 
5

Grupos de Discussão

 
6

Pesquisa Secundária: O que é e onde encontrar os dados?

 
6.1

Material Complementar: Exercício - Como Fazer a Pesquisa de Mercado

 
6.2

Material Complementar: Fontes de Pesquisa de Mercado

 
Capítulo 3

Perfil do Setor e Mercado

7

Mapeando o Perfil do seu Setor e o Tamanho de Mercado

 
8

Potencial de Mercado, Tendências e Lucratividade

 
9

Canais de Distribuição

 
9.1

Material Complementar: Exercício - Perfil do Setor

 
9.2

Material Complementar: Exercício - Canais de Distribuição

 
Capítulo 4

Concorrência e o Púbico-Alvo

10

Analisando a Concorrência, Buscando Informações e Analisando Resultados

 
10.1

Material Complementar: Exercício - Concorrentes Diretos e Indiretos

 
10.2

Material Complementar: Exercício - Pontos Fortes e Fracos dos Concorrentes

 
10.3

Material Complementar: Exercício - Vantagem Competitiva

 
11

Como definir seu Público-Alvo, B2B, B2C e Segmento de Cliente

 
11.1

Material Complementar: Exercício - Mercado-alvo

 
11.2

Material Complementar: Exercício - Tabela de perfil do Cliente

 
11.3

Material Complementar: Exercício - Quais informações preciso recolher?

 
11.4

Material Complementar: Exercício - Avaliar e Refinar meu Conceito de Negócio

 
Capítulo 5

Precificação

12

Na Prática: Fábio Aquino - �Precificação � O segredo da lucratividade�

 
13

Passo a Passo para Precificar seu Produto/Serviço

 
13.1

Material Complementar: Exercício - Estratégia de Preço

 
13.2

Material Complementar: Exercício - Receita e Definição de Preços

 
Capítulo 6

Inovando para se Destacar

14

Inovando para se Destacar

 


Parceiros
Criação e desenvolvimento: