facebook
Você já se perguntou por que
nosso conteúdo é gratuito?
Somos uma ONG de fomento ao empreendedorismo de alto impacto que capacita
4 MILHÕES
DE EMPREENDEDORES
A CADA ANO
Faça a sua doação e contribua para continuarmos
este trabalho em 2016!

Como Medir o Impacto Social do seu Negócio

Aprenda a medir, analisar, monitorar e mostrar o impacto social que seu negócio gera e alcance resultados mais atrativos.


100% Online
3 horas
Ferramentas
Práticas
Casos reais de empreendedores

Sobre o curso

Apresentar uma visão ampla sobre o significado, os métodos e os desafios da avaliação de impacto social de um negócio, auxiliando na tomada das melhores decisões.

Público:
  • Empreendedores de negócios com potencial de gerar impacto social/ambiental.
  • Gestores de empresas preocupados com o impacto social de sua ação.
  • Líderes e gestores de fundações e institutos empresariais.
  • Líderes e gestores de Organizações da Sociedade Civil.

Este curso não oferece certificado, mas oferece muito conhecimento aplicável 100% gratuito!

Depois de realizar o curso você será capaz de:

  • Entender o que é uma avaliação de impacto e por que devemos realizá-la.
  • Saber qual melhor tipo de avaliação dependendo da fase de maturidade do seu negócio.
  • Aprender o que é uma Teoria de Mudança.
  • Aprender o que é uma Linha de Base e Plano de Avaliação.
  • Monitorar o impacto do meu negócio.
  • Identificar quais são modelos de avaliação de impacto e como coletar estes dados.
  • Entender quanto custa medir o impacto gerado pelo seu negócio, qual valor financeiro e ferramentas para isto.

Cases de empreendedores como você

Quando a teoria é aplicada na prática, ela faz muito mais sentido. Vamos te contar cases reais de empreendedores que falam sobre a importância de saber medir o impacto social do negócio:Histórias apresentadas no curso:
  • Edgard Morato, sócio fundador da Saútil, empresa B2C de Serviço no segmento de saúde
  • Daniel Izzo, sócio-fundador da Vox Capital, fundo de investimento de impacto social
  • Maurício Voivodic, CEO da Imaflora, ONG no segmento de conservação e uso sustentável dos negócios sociais
  • Eduardo Barbosa, gerente de produtos na Geekie, empresa B2B no segmento de educação
  • Antônio Bara Bresolin, especialista em avaliação econométrica de projetos sociais da Fundação Itaú Social
leia mais

Conteúdo do curso

Capítulo 1

Introdução do Curso Avaliação de Impacto

0

Material de Apoio: Slides do Curso Completo (Use durante todo o curso!)

 
1

Apresentação do Curso + Entrevista com Edgard Morato do Saútil

 
2

O que é, quando e por que devemos realizar a avaliação de impacto? + Estudo de Caso: AppRender

 
Capítulo 2

Estratégias de Avaliação de Impacto: Fase Inicial do Negócio

3

Como medir o impacto? - Teoria de mudança

 
3.1

Material Complementar: Exercício da Teoria da Mudança

 
4

Como medir o impacto? - Linha de Base e Plano de Avaliação

 
Capítulo 3

Estratégias de Avaliação de Impacto: Fase Intermediária do Negócio

5

Como medir o impacto? - Monitoramento (GIIRS e IRIS)

 
5.1

Material Complementar: Guia Passo a Passo para trabalhar com métricas no IRIS

 
Capítulo 4

Estratégias de Avaliação de Impacto: Fase Madura do Negócio

6

Como medir o impacto? - Desenhos de Avaliação + Entrevista: Fábio Barbosa da Geekie

 
7

Como medir o impacto? - Desenhos de Avaliação + Entrevista: Antônio Bresolin da Fundação Itaú Social

 
7.1

Material Complementar: Avaliação Econométrica - Fundação Itaú Social

 
8

Como medir o impacto? - Coleta de Dados, Valor Financeiro e Ferramentas (SROI)

 
8.1

Extra: Como o investidor de impacto analisa uma empresa na hora de investir?

 
8.2

Extra: Painel - Certificação e Métricas de Impacto Social com Luciana Aguiar (Plano CDE)

 
8.3

Material Complementar: Artigo - Equilibrando Retorno Financeiro e Social em Investimentos de Impacto - Vox Capital

 
8.4

Material Complementar: Artigo - Construindo as Bases para Investimentos de Impacto nas Unidades de Conservação Brasileiras

 
8.5

Material Complementar: Referências Bibliográficas do Curso

 
8.6

Material Complementar: Link Relevantes

 


Parceiros
Criação e desenvolvimento: