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Cultura Lean: como implementar a metodologia ágil na sua empresa de TI

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cultura lean

No século da complexidade, algumas metodologias facilitam o fluxo de trabalho, a partir de times multidisciplinares, integrados e mais eficientes. Conheça os pilares da cultura lean!

As frequentes mudanças no mercado exigem das empresas de tecnologia métodos cada vez mais versáteis e dinâmicos de trabalho. Um grande desafio da gestão organizacional no meio tech é expandir a inovação para implantar processos mais simples e atentos às demandas do mercado, adequando suas soluções às exigências de cada cliente sem precisar sobrecarregar os colaboradores ou aumentar os custos de produção.

De acordo com um estudo lançado pela Standish Group, 45% das funcionalidades dos softwares utilizados atualmente não são usadas e apenas 7% delas são aproveitadas com frequência. Ao mesmo tempo, grandes projetos de software só são plenamente satisfatórios a uma taxa de 2%, enquanto 17% deles costumam falhar. A baixa aplicabilidade dos sistemas muitas vezes é resultado de ações pouco planejadas ainda na etapa de desenvolvimento, refletindo o formato de trabalho da equipe responsável.

Do planejamento à entrega, as empresas de tecnologia tendem a visualizar o processo de desenvolvimento de software como uma sequência linear. O primeiro passo para aplicar metodologias mais assertivas é considerar a realidade como um cenário muito mais inconstante e desafiador. Passar pelas etapas de análise, construção e testes é muito mais um processo cíclico do que direto.

Pensando nos desafios da engenharia de software, em 2001, membros da comunidade tecnológica publicaram o Manifesto Ágil, um documento com valores e princípios que regem as práticas ágeis de desenvolvimento, pautados em ações que tornem o processo mais simples e efetivo. Entre os fundamentos do manifesto está a priorização de ações que possam ser adaptadas, mais do que planejamentos restritos e organizados.

Implantando e concretizando valores ágeis

A metodologia Lean Ágil envolve a busca constante pela eficiência e, entre outros valores, prioriza os colaboradores e sua integração. Os princípios ágeis incentivam a rápida resposta às mudanças, deixando de lado a burocracia e o excesso de planejamento e valorizando formatos mais simples e métodos conjuntos:

  • Indivíduos e interações mais que processos e ferramentas
  • Software em funcionamento mais que documentação abrangente
  • Colaboração com o cliente mais que negociação e contratos
  • Responder a mudanças mais que seguir um plano

Indo na contramão de teorias gerenciais clássicas, a implantação do método ágil concentra o foco na mudança de atitude das pessoas, para gerar uma transformação de comportamento e levar a um resultado diferente em todo e qualquer processo. A ideia é alterar a estrutura organizacional para que todas as ações realizadas na empresa tenham como base valores universais de colaboração e agilidade.

De acordo com o relatório anual da Version One, maior pesquisa sobre cultura ágil do mundo, o principal benefício da cultura ágil está na habilidade de gerenciar a mudança de prioridades. Outras vantagens envolvem o aumento da produtividade da equipe, a visibilidade dos projetos e a motivação dos colaboradores.

“Falhe rápido, aprenda rápido, tenha sucesso cedo!”

No desenvolvimento de softwares, a Cultura Lean é aplicada a partir da otimização de cada ciclo de iteração, período em que o produto é desenvolvido. O método ágil busca facilitar a resolução de problemas e gerar novas evoluções para cada sistema, com foco em resultados melhores e adaptações mais voltadas para as necessidades do cliente.

Cultura ágil na prática

Aqui na HBSIS, começamos a implantar uma cultura mais focada nas pessoas em vez dos processos em início em agosto de 2015. Com uma trajetória de décadas no mercado de tecnologia, nossas soluções são voltadas para o aumento da produtividade e da integração das equipes, em prol de resultados melhores para nossos clientes. Concentrando mais de 400 profissionais em diversas áreas, percebemos que propor um novo modelo interno de trabalho nessas mesmas bases exigia a participação ativa dos colaboradores, principais responsáveis por difundir uma nova cultura dentro da empresa.

Sugerimos desafios de validação e adotamos novos processos, com o objetivo de tornar as equipes multidisciplinares e autônomas. Com três meses de treinamento, cada equipe passou a ser capaz de responder pelos produtos desenvolvidos, conhecendo cada funcionalidade dos softwares e priorizando as necessidades dos usuários.

Os benefícios envolveram maior apoio ao usuário, unificação de áreas, menor esforço da gestão e aumento da confiança do cliente. Com a metodologia, levamos os avanços para toda a empresa e implantamos a Gestão 3.0, focada no conceito de organização como rede de relacionamento, em que a gestão atua para auxiliar os processos e as equipes.

O século XXI é o ‘Século da Complexidade’. Todos nós precisamos adquirir novas habilidades para trabalhar de forma adequada aos sistemas complexos.

Enquanto empresa de tecnologia responsável pelo atendimento de grandes companhias, percebemos que buscar métodos de adaptação à mudança impacta não só no dia a dia dos nossos colaboradores, como também nos resultados apresentados e no reconhecimento por parte dos nossos clientes. Hoje, a HBSIS se concentra em uma evolução contínua pautada pela metodologia ágil de desenvolvimento de software, com desafios cada vez maiores, mas resolvidos com colaboração e auto-organização.

Pensar no produto, mais do que nos projetos; formar equipes multifuncionais e integradas; basear-se em valor e qualidade: os ensinamentos do método ágil estabelecem uma cultura de aprendizado com foco nas pessoas, na tecnologia e nas melhores práticas. Afinal, em um contexto de mudanças e desafios, aprender a adaptar práticas é a verdadeira arma competitiva de uma organização.

Este artigo é uma parceria de produção entre Endeavor e Sebrae

Correalização:

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, HBSIS, Cofundador e CEO
Humberto Matesco é co-fundador e CEO da HBSIS. A empresa, sediada em Blumenau/SC, atua na área de tecnologia da informação e conta atualmente com cerca de 400 profissionais. Entre seus 200 clientes estão grandes empresas brasileiras, como Ambev, BRF e Ultragaz, para as quais presta serviços de logística, vendas e outsourcing. Fundada em 1990, a empresa registrou crescimento de 25% no faturamento de 2015 e no mesmo ano foi selecionada para participar do Promessas, programa de aceleração promovido pela Endeavor.

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