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Montando um Time de Primeira

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Para montar um time de primeira, cuide da reputação e da cultura de sua empresa.

Ainda sobre a questão de A’s contratam A’s, que temos tratado nestes últimos posts

Felizmente, não basta a empresa ter vontade de contratar um profissional altamente qualificado e experiente para uma vaga. Não basta tampouco que o empregador tenha recursos financeiros para tal contratação, pois como em um casamento, a outra parte tem que ter vontade de aceitar o compromisso.

Não faltam oportunidades para profissionais de nível A, seja como funcionário, empreendedor ou consultor independente. Um profissional destes só se junta a uma empresa se o custo de oportunidade fizer sentido.

E como ele/ela calcula o custo de oportunidade?

Claro que remuneração é importante. Remuneração condizente com o mercado, para um profissional de nível A. Remuneração que seja equivalente a responsabilidade assumida e que equilibre corretamente os ganhos variáveis e os riscos.

Outro tema relevante diz respeito aos produtos e serviços e à reputação da empresa. Um profissional de qualidade vai querer saber se a empresa promete e entrega com qualidade seus produtos e serviços, se ela é profissional e ou se está no mercado somente para o curto prazo, queimando seu filme com clientes e consumidores para apenas contabilizar mais lucro ou crescimento insustentável.

A cultura da empresa também participa do processo decisório de um profissional qualificado. Ele/Ela vai buscar saber se a empresa está interessada em ter vozes destoantes, que questionem a visão reinante, que eventualmente até façam diferente, que sejam ousadas, independentes. Ambientes de trabalho autocráticos não interessam ao profissional de alta qualidade, pois o que ele/ela gosta mesmo é de pensar, questionar, criar e negociar.

Como alguns desses pontos são difíceis de avaliar em entrevistas e visitas aos sites das empresas, normalmente o profissional acaba aceitando a oportunidade, mas se os pontos acima não estiverem de acordo com as suas expectativas, não esquentará a cadeira por muito tempo.

 

Alexandre Ribenboim é formado em Engenharia de Computação e é mestre em informática pela PUC-Rio. É sócio fundador da Casa do Saber Rio.

 

Leia mais:
Loteamento de Vagas
A’s Contratam A’s, B’s contratam B’s

 

 

, Empreendedor
Alexandre co-fundou e dirigiu o marketing da Pró-Laudo Telerradiologia, uma empresa de telemedicina. Iniciou sua carreira fundando a MLab, uma das principais empresas de marketing e consultoria para internet do Brasil entre 1996 e 2001. Em 2006, Alexandre fundou a Casa do Saber Rio de Janeiro, um importante centro cultural no Rio. Alexandre apóia diversas empresas e startups em crescimento, marketing e vendas. Formado em Engenharia de Computação e mestre em informática pela PUC-Rio, Alexandre é mentor da Endeavor Brasil desde 2009.

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