facebook
Você já se perguntou por que
nosso conteúdo é gratuito?
Somos uma ONG de fomento ao empreendedorismo de alto impacto que capacita
4 MILHÕES
DE EMPREENDEDORES
A CADA ANO
Faça a sua doação e contribua para continuarmos
este trabalho em 2016!

Uma crise financeira afeta as startups?

LoadingFavorito
Uma crise financeira afeta as startups?

Muitas pessoas acreditam que crises financeiras são ruins para empreendedores. Um novo estudo indica que isso pode estar errado.

De acordo com um grupo de pesquisadores da Universidade de Tecnologia de Queensland (Queensland University of Technology), quando se trata de empresas em estágio inicial a crise financeira global de 2007 e 2008 teve pouco impacto. Usando a crise como um experimento, eles descobriram que negócios em fase de pré-operação na verdade não sofreram com o colapso econômico, embora se suponha que aspirantes a empreendedores reajustem imediatamente suas expectativas, pretensões e comportamentos após uma séria retração econômica.

Uma vez que menos recursos estavam disponíveis e a economia em geral estava pior, os autores esperavam descobrir que a vasta maioria dos empreendedores deixaria para trás os seus planos de começar um novo negócio. Os autores supunham que aqueles que de fato começaram um novo negócio trabalhariam mais, seriam menos ambiciosos e tentariam estabelecer seus negócios sem investimentos externos.

Curiosamente, nenhuma dessas suposições tornou-se verdade. Pelo menos, de acordo com as evidências estatísticas reunidas para essa pesquisa.

Como é possível? De acordo com os autores do estudo, pode ser que as novas startups ainda não estejam integradas ao sistema financeiro global. Ao contrário, elas aparentam ser orientadas por um ambiente de negócios relativamente restrito e imediato. Pode até ser que empreendedores em potencial desistam completamente de novos projetos, mas negócios em atividade parecem não ser reformulados ou terminados.

O estudo original “Muita empolgação por nada? A Surpreendente Persistência de Novos Negócios durante a Crise Financeira Mundial” (em tradução livre) está disponível aqui.

Artigo originalmente publicado e gentilmente cedido pela Endeavor Insights.

Leia mais:

Mentores são a arma secreta das Startups de sucesso

Usando o Empreendedorismo como Estímulo Econômico em uma Recessão

Um plano para surfar na onda da crise

A Endeavor é a organização líder no apoio a empreendedores de alto impacto ao redor do mundo. Presente em mais de 20 países, e com 8 escritórios em diversas regiões do Brasil.

Acreditamos que a força do exemplo é o caminho para multiplicar empreendedores que transformam o Brasil e por isso trazemos aprendizados práticos e histórias de superação de grandes nomes do empreendedorismo para que se disseminem e ajudem empreendedores a transformarem seus sonhos grandes e negócios de alto impacto.

Deixe seu comentário

Parceiros
Criação e desenvolvimento: