Você já se perguntou por que
nosso conteúdo é gratuito?
Somos uma ONG de fomento ao empreendedorismo de alto impacto que capacita
4 MILHÕES
DE EMPREENDEDORES
A CADA ANO
Faça a sua doação e contribua para continuarmos
este trabalho em 2016!

Crie inovação eliminando contradições

LoadingFavorito

Aprenda a gerar inovação olhando para os problemas sob a ótica das contradições.

O processo parece simples: encontre um problema existente, desenhe uma solução inovadora, crie um protótipo e teste rapidamente a ideia para saber se ela é viável ou não. Para quem considera que a parte mais difícil é encontrar um problema a ser resolvido, não se preocupe, basta aplicar um método chamado Innovatrix. O método é uma extensão do Triz, desenvolvido pelo cientista russo Geinrich Altshuller, cujo eixo central é a eliminação do que ele chamou de contradição.

Para entender o que significa eliminar uma contradição, vale analisar o modelo de négocio da startup Dress & Go, que acaba de receber um aporte de capital da A5 Internet Investments no valor de R$ 1 milhão. O modelo dela é o aluguel de vestidos de grifes conhecidas, a um preço médio entre 20 e 30% do valor original. Contradição resolvida: Como as mulheres podem manter-se sempre na moda, com uma grande variedade de vestidos de famosos estilistas nacionais e internacionais, sem no entanto gastar uma fortuna?

Outro exemplo é realizar uma promoção direcionada ao consumidor no momento e no lugar em que ele está propenso a consumir o produto, sem recorrer à tradicional distribuição de panfletos, dispendiosa e de impacto pouco mensurável. Esta contradição foi resolvida pela empresa Guiato, que também faz parte do portfólio de investimentos da A5 Internet Investments. A empresa oferece um aplicativo para os dispositivos móveis, que recebe os tradicionais panfletos de promoções, geralmente distribuídos porta a porta ou nos encartes de jornais. Como a solução está baseada na geolocalização, o consumidor pode ver pelo celular ou tablet as ofertas mais próximas de onde ele está.

É certo que o avanço tecnológico e a crescente popularização do acesso à internet criam um campo fértil para a solução de contradições. Ao que parece a empresa alemã de venture capital Project A Ventures acredita neste cenário, pois recentemente anunciou que pretende direcionar parte de um fundo global de 50 milhões de euros para o desenvolvimento dos negócios de internet e mobile no Brasil. A empresa investe em projetos nas áreas de e-commerce, serviços online, adtech e mobile, que estejam em estágios de incubação ou aceleração.

Uma vez ajustada a nossa mente para enxergar oportunidades sob a ótica das contradições, não adianta apenas deparar-se com centenas delas todos os dias. É preciso partir para a execução dos protótipos das possíveis soluções encontradas.

 

Wagner Rodrigues é responsável pelo mercado brasieliro na área de Research and Business Intelligence do TTR – Transactional Track Record

Wagner Rodrigues é responsável pelo mercado brasieliro na área de Research and Business Intelligence do TTR - Transactional Track Record, um serviço premium online de apoio à decisão / estratégia para investidores, empresários e assessores. Engenheiro de telecomunicações formado pela UFF - Universidade Federal Fluminense, Wagner possui um MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas - FGV RJ, um MBA executivo em Business Intelligence pela EOI Business School – Madrid e uma especialização em Gestão de Negócios Digitais pela UPM - Universidad Politécnica de Madrid. Trabalhou em empresas como IBM Brasil e Star One - Grupo Embratel.

Deixe seu comentário

Parceiros
Criação e desenvolvimento: