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Criando uma Estratégia para Crescer

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Criando uma Estratégia para Crescer

Grande parte da riqueza das organizações é gerada por produtos e atividades que passaram e existir nos últimos dez anos. Inovar e crescer não é uma questão de opção, mas a única forma de sobreviver. Como diria Peter Drucker: “Defender o ontem, isto é, não inovar, é mais arriscado do que fazer o amanhã.”

Se considerarmos essas necessidades de mudanças e crescimento, a geração de valor hoje está muito mais associada a aspectos intangíveis, como criação de plataforma de crescimento, flexibilidade para mudanças e competência da equipe gerencial. Se considerarmos as mudanças radicais que estão ocorrendo na sociedade brasileira, essa necessidade de mudança passa a ser mais primordial ainda.

Fazer a gestão do crescimento e estar preparado para as crises e desafios pelos quais as organizações e empreendedores passarão nesse período, passa a ser fator crítico de sucesso. Algumas dessas etapas de crescimento e seus desafios podem ser assim resumidas:

Existência

A preocupação é sobreviver, a empresa é totalmente administrada pelo empreendedor, há poucos colaboradores, não existem controles formais e o negócio é confundido e dependente do dono.

Sobrevivência

A estratégia é sobreviver. A empresa começa a se organizar, já há alguns sistemas formais e alguns gerentes. Surge uma das primeiras crises, que é a necessidade de liderança. A organização ainda confunde-se com o dono que terá que passar a delegar obrigações e, o mais difícil – poder.

Sucesso

A estratégia é crescer, manter a rentabilidade e buscar recursos para financiar o crescimento. O empreendedor começa a ter a certeza que não conseguirá suprir todas as competências necessárias para o crescimento e que é cada vez menos dono do mesmo. Ao mesmo tempo, já superada a crise da necessidade de delegar tarefas, passa a conviver com a crise de ter que lidar com uma grande quantidade de formalizações.

Decolagem

A ordem é crescer. Gerentes passam a tomar decisões estratégicas, a figura do empreendedor não é mais decisiva para o sucesso das operações e os sistemas devem ser mais robustos. A crise é o empreendedor saber lidar com o fato de que a sua criação cresceu e que tomará rumos nem sempre definidos por ele.

Maturidade de Recursos

Chega a maturidade. O fundamental é melhorar o retorno sobre os investimentos. O estilo de gerenciamento é baseado em equipes, o empreendedor provavelmente estará no conselho e chega a necessidade, que será o diferencial entre a empresa morrer ou sobreviver por gerações – a revitalização. Gestores deverão lembrar qual foi o sonho do empreendedor, e fazer com que gerentes e colaboradores passem a viver esse sonho dentro da organização.

Essas crises e desafios não são fáceis. Não se empreende e cresce uma organização sem sacrifícios, desapegos e decisões, quase sempre, muito difíceis. No entanto o resultado trará realizações e sensações que, assim como as novidades que hoje giram a economia, você não consegue sequer imaginar em seus maiores sonhos.

Carlos Alberto Miranda é sócio-fundador da BR Opportunities, gestora de Private Equity com foco em empresas de rápido e alto crescimento.

, BR Opportunities, Fundador
Carlos Alberto Miranda é sócio-fundador da BR Opportunities, gestora de Private Equity com foco em empresas de rápido e alto crescimento. É Mestre em Administração de Empresas pelo IBMEC RJ. Participou do programa de Gestão e Estratégia para Executivos da Kellog School of Management da Northwestern University, Chicago - USA. Carlos trabalhou durante 21 anos na Ernst & Young, sempre nas áreas de Corporate Finance e Gestão Estratégica. 

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2 Comentários

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  1. Waldêmio Ávila Ferro - says:

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    O e-book é de primeira grandeza!

  2. Waldêmio Ávila Ferro - says:

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    Creio que a primeira estratégia é sobreviver no mercado atual, depois é inovar sempre na era das incertezas e assim continuar a crescer e crescer …

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