facebook
Você já se perguntou por que
nosso conteúdo é gratuito?
Somos uma ONG de fomento ao empreendedorismo de alto impacto que capacita
4 MILHÕES
DE EMPREENDEDORES
A CADA ANO
Faça a sua doação e contribua para continuarmos
este trabalho em 2016!

Criando Seu Próprio Mercado

LoadingFavorito

Com a tendência identificada, conheça o caminho para fazer uma nova categoria nascer no mercado (a sua!).

O grande desafio de quem identifica uma nova tendência de produto ou consumo é abrir espaço no mercado para receber a novidade. Além disso, é preciso fazer o consumidor entender o conceito,a proposta, decidir pelo consumo e depois incluir na sua rotina.

A não ser que você seja um case como da Apple quando lançou iPad, que foi muito questionado no lançamento, mas a distribuição já estava montada e os fans prontos para receber as novidades, os pedidos não vão cair na cabeça e muito menos o consumidor vai fazer fila para comprar. O trabalho dos primeiros meses e até anos, dependendo do tamanho da sua inovação e investimento inicial, é exatamente preparar o terreno.  É preciso plantar uma semente, perseverar, acreditar e, principalmente, ter paciência para que você possa colher os frutos quando estiverem maduros.

É uma tarefa árdua e longa, mas muito motivante. Você sabe que, quando o negócio decolar, vai nadar de braçada no oceano azul que acaba descobrir. Coisa para empreendedores natos!

Planejamento e estratégia de marketing e vendas são as duas principais ferramentas. Elas precisam ser usadas ao limite.  Enquanto o marketing vai atrás de propagar o conceito, colocar o produto em pontos estratégicos e desenvolver mecanismos eficientes de comunicação, o comercial seduz os profissionais do mercado para que o produto finalmente chegue ao consumidor final.

No meu caso com a beauty´in, o desafio foi esse e foi dos grandes! Criamos uma categoria batizada de aliméticos e agora estamos abrindo espaço e crescendo no mercado nacional e internacional. Estamos mostrando todo seu diferencial, que faz bem para a saúde, para beleza e tudo isso com muuuuuito sabor. É a beleza que vem de dentro para fora.

Estávamos acostumados a achar que apenas “remédios” e cápsulas traziam benefícios. Mas já pensou consumir alimentos e bebidas deliciosos e ter a certeza de que eles tem vitaminas, colágeno, extratos de frutas orgânicas, cereais integrais e orgânicos de verdade? Pois é isso mesmo que beautycandy, beautybar, beautydrink e beautydrink de preparo instantâneo prometem e entregam!

No começo, as pessoas foram resistentes porque parecia “bom demais para ser verdade”. Mas isso foi só até se acostumarem, foi preciso investir em um trabalho de paciência e convencimento, e contar com muita inovação e com toda a minha credibilidade.

É, na prática, temos que atuar em diversas frentes de marketing adequadas e eficazes para o segmento e descobrir os principais pontos de venda para manter o foco a ser perseguido.

Tem gente que prefere estabelecer um segmento por vez, mas eu prefiro plantar minhas sementes em vários ao mesmo tempo assim o consumo passa a ser natural, espontâneo e constante.

Nesse caminho, descobrimos muita coisa. A cada dia aprendemos alguma coisa diferente (e é preciso estar disposto a isso, a aprender). Rotina? Ela não existe!! E, é claro, nem sempre tudo sai como o planejado, ninguém acerta sempre. Aliás, tenha certeza de que não vai ser fácil. É preciso estar aberto, atento, flexível ,aprender a errar rápido e estar muito, mais muito disposto e seguro das suas ideias.

Mas tente , vale à pena.

Boa sorte

Cristiana Arcangeli é empreendedora e atua no ramo de cosméticos desde 1986, fundadora de marcas como Phytoervas, Éh Cosméticos e Beauty In.

 

Veja Também:

Como Identificar Tendência de Mercado

Você Também é Uma Marca

 

, Beauty'in, Fundadora

Cristiana é empreendedora e atua no ramo de cosméticos desde 1986. Exemplo de iniciativa e sucesso, é empresária, consultora de beleza e qualidade de vida multimídia, uma das mulheres que mais influenciou e contribui para o desenvolvimento do mercado de beleza e bem estar no Brasil. Fundadora de marcas como Phytoervas, Éh Cosméticos e Beauty In, tem inovado constantemente no mercado de moda, trabalho pelo qual foi reconhecida com diversos prêmios nos últimos anos. 

Deixe seu comentário

Parceiros
Criação e desenvolvimento: