facebook
Você já se perguntou por que
nosso conteúdo é gratuito?
Somos uma ONG de fomento ao empreendedorismo de alto impacto que capacita
4 MILHÕES
DE EMPREENDEDORES
A CADA ANO
Faça a sua doação e contribua para continuarmos
este trabalho em 2016!

Criando parcerias estratégicas

LoadingFavorito
Criando parcerias estratégicas

Parceiros-chave, competentes e motivados, podem alavancar o crescimento de um negócio.

Um dos maiores desafios dos empreendedores é fazer mais com menos – e, muitas vezes, esse menos é zero. Para ultrapassar essa barreira, caracterizada pela escassez de recursos, um dos melhores (se não o único) caminho é saber estabelecer parcerias estratégicas.

Essas parcerias não são apenas associadas a outras empresas, mas podem ser também a pessoas e colaboradores.

Aliás, parceria com os colaboradores é a primeira grande parceria com a qual todo empreendedor deveria se preocupar. Pessoas certas, qualificadas e que compartilham os nossos princípios são o diferencial no sucesso dos empreendimentos. Encontrá-las, retê-las e dividir os seus sonhos com elas. Portanto, o futuro de seu negócio será fundamental para a criação de valor.

https://endeavor.org.br/como-definir-o-valor-de-uma-start-up

Sempre critiquei os processos que transformam as empresas em entidades sem personalidade e fazem com que se esqueçam de que são formadas por pessoas.

Digo isso pois defendo que, para estabelecer parcerias de sucesso com outras organizações, devemos adotar os mesmos princípios que comentei acima, aplicáveis aos nossos colaboradores.

Independentemente de qualquer aspecto técnico ou de sinergia, devemos buscar, antes de tudo, empresas que tenham os mesmos princípios éticos que os nossos, crenças parecidas e, mais importante, onde os líderes e empreendedores estejam alinhados de forma legítima com esses valores.

Isso pode parecer lugar comum, mas depois de mais de 25 anos de mercado, posso garantir que se ganha muito nas negociações e depois na convivência quando fazemos esse primeiro filtro na hora de escolher nossos parceiros estratégicos. Aliás, esse filtro deveria valer para todas as nossas relações, pessoais e profissionais.

Quanto aos critérios seguintes, opto pelo popular “ganha-ganha”.

Antes de abordar um potencial parceiro, procure identificar não apenas onde você ganhará, mas quais seriam as vantagens para o seu potencial parceiro – as motivações para que ele faça essa associação com você.

Tenha claro, também, quais são as suas competências, quais aquelas que faltam para seu negócio, quais delas você tem que desenvolver internamente e quais poderia alavancar através de parcerias.

Essas competências deverão ser complementares às suas ou àquelas que não fazem parte do seu negócio principal, mas que fazem a diferença na busca da qualidade, mercados, fornecedores, entre outros.

Fique atento também a que tipo de dependência essas parcerias podem gerar em seu negócio. Lembre-se de que em relações de parceria com alto grau de dependência (fornecedores, por exemplo) qualquer movimento do parceiro poderá afetar e até prejudicar de maneira importante o seu negócio.

Finalmente, saiba administrar o seu entusiasmo com a potencial parceria. Controle a sua empolgação. É muito comum encontrarmos potenciais parceiros que em um primeiro momento parecem resolver todos os nossos problemas e, sem controlar essa empolgação, nos comprometermos com coisas que nos arrependeremos depois.

Respire, volte para casa e consulte algumas pessoas em que você confia: mas não busque elogios e apoio, mas sim opiniões independentes.

Carlos Alberto Miranda é sócio-fundador da BR Opportunities, gestora de Private Equity com foco em empresas de rápido e alto crescimento.

Leia mais:

Quando e porque mudar o seu modelo de negócios

Criando uma estratégia para crescer

 

, BR Opportunities, Fundador
Carlos Alberto Miranda é sócio-fundador da BR Opportunities, gestora de Private Equity com foco em empresas de rápido e alto crescimento. É Mestre em Administração de Empresas pelo IBMEC RJ. Participou do programa de Gestão e Estratégia para Executivos da Kellog School of Management da Northwestern University, Chicago - USA. Carlos trabalhou durante 21 anos na Ernst & Young, sempre nas áreas de Corporate Finance e Gestão Estratégica. 

Deixe seu comentário

1 Comentário

Faça login para deixar seu comentário sobre este conteúdo
ordernar por: mais votados mais recentes
  1. Lur_di_nhapinheiro@hotmail.com - says:

    0 curtidas
     
    Curtir

    Sou Presidente de uma ONG,Centro de Integração Social Comunitária Mari Pinheiro Maia.trabalho com Crianças e Adolescente,mais por falta de Alimentação ,material Didático fomos obrigados a damos um tempo.pois nossa ong é sem fim lucrativos,vivi e se mantém de doações.por isso gostariamos muito de uma parceria ou um convênio para poder dar continuidade ao nossos trabalhos visite nosso sate http://www.centr

Parceiros
Criação e desenvolvimento: