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Criando eBooks como estratégia de Marketing Digital

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Além de conferir autoridade à empresa, esses materiais mais ricos e aprofundados são excelentes para atrair visitantes e gerar Leads.
Como muitos devem ter visto, no último mês lançamos juntos, Resultados Digitais e Endeavor, o eBook “Marketing Digital para Empreendedores“. A produção de eBooks é peça-chave da nossa estratégia e também é uma das táticas de Marketing Digital mais efetivas que temos visto dentre as utilizadas por nossos clientes. Nesse artigo vou entrar um pouco mais a fundo no assunto.
O eBook é um material mais diferenciado que posts em blogs: ele é mais denso, aprofundado e apresenta uma sequência lógica bem definida. Vemos que um eBook produz, basicamente, 4 grandes benefícios:
1 – Um eBook ajuda sua empresa a conquistar a posição de referência, uma vez que ensina o potencial cliente e vira fonte de consulta sobre o tema. Expor o seu conhecimento, mostrar o quanto é familiar ao problema do seu cliente e que sabe como resolver garante sua entrada no grupo de pessoas/empresas que ele considera experts e autoridades no assunto.
2 – Por ser um material mais rico, o público não se importa de deixar os dados em um formulário em troca da oferta. Isso te dá a possibilidade de gerar Leads: construir uma lista de pessoas que está interessada no tema de negócio da sua empresa e deu informações para que você eventualmente entre em contato com elas.
3 – Por ser valioso e atrativo, um eBook tende a gerar um efeito viral: muitas pessoas compartilham em mídias sociais ou indicam links em seus sites e blogs, práticas que também ajudam o material a ficar bem posicionado no Google.  Por isso, além de gerar Leads, os eBooks também são uma ótima forma de atrair muitos visitantes para o site da sua empresa.
4 – Todo esse conteúdo educativo também é importante para gerar demanda e criar senso de urgência. O aprendizado gerado pode fazer o público dar um passo a mais na direção de se tornar um cliente. Um Lead que entende melhor do problema que tem e de como resolver torna a venda muito mais fácil. Além disso, em processos de venda complexos (ex. B2B), conteúdos deste tipo são uma ótima arma que vendedores têm para manter o relacionamento “quente” com um prospect e aproximá-lo cada vez mais da compra.
Com os benefícios destacados, listo abaixo algumas dicas que vão ajudar na produção de um eBook:
Aproveite o que sua empresa já tem: É muito comum encontrarmos empresas que já deram palestras ou têm algum tipo de material informativo em seu tema de mercado. Para quem tem um blog, o arquivo de posts também pode ser útil. Se sua empresa já tem esse tipo de conteúdo, é um ótimo ponto de partida e não há porque reinventar a roda buscando algo muito diferente.
Apure bem os dados: eBooks são materiais que podem ser baixados e usados como consulta, então suas informações devem ser precisas para que o leitor considere uma referência no tema e dissemine o conteúdo.
Comece a escrever logo de cara: há sempre uma resistência para começarmos e uma forma comum de se enganar e achar que está avançando é ficar pesquisando mais sobre o tema que vamos escrever. A verdade é que provavelmente você já sabe uma parte muito grande daquilo que vai falar. Para combater a inércia ou a suposta “falta de inspiração”, inicie seu trabalho fazendo o índice do eBook e organizando a estrutura. Depois vá preenchendo cada parte e deixe para estudar somente as dúvidas que surgiram. Isso aumenta muito a produtividade e garante que o conteúdo fique pronto mais rapidamente.
Use linguagem leve e direta: ser objetivo e ir direto ao ponto que interessa o leitor é o ideal. O cliente quer informações e soluções rápidas para os seus problemas. Evite os chavões e frases de efeito.
Deixe a aparência atrativa: um material bem diagramado, com ilustrações, gráficos e exemplos práticos costuma se destacar muito. A forma é tão importante quanto o conteúdo nos resultados. Evite o uso de blocos grandes de texto e ajude o seu leitor: quebre em vários parágrafos e use subtítulos para deixar o texto mais escaneável. Se preciso, use links para posts em seu blog onde ele pode achar mais informações sobre o tema.
Escolha bem o título e crie uma Landing Page atraente: o título é a porta de entrada do público e geralmente é isso que aparece no assunto de email ou posts em mídias sociais em que o material é indicado. Pense em títulos irresistíveis, como por exemplo ‘101 Dicas Rápidas para um Marketing Digital de resultados‘. Todo o tráfego atraído deve ser direcionado para uma página com formulário para que a conversão aconteça. Lembre-se de criar essa Landing Page atrativa com todos os elementos importantes no processo de conversão e garantir que tudo funcione bem.
Planeje a divulgação do material: após a publicação do eBook há algumas ações interessantes para divulgação: postar nas redes sociais, enviar um email para a sua base, montar uma campanha no Adwords, promover no Facebook e conseguir links de outros sites. Comece pelo básico: peça para a sua equipe curtir e divulgar em suas redes para dar o pontapé inicial.
Para ajudar na produção e promoção do seu eBook, vale a pena conferir esse checklist completo para publicação de material educativo: ebooks, webinars, guias, etc. para não deixar sua empresa esquecer de nenhuma etapa.
Eric Santos (@ericnsantos) é co-fundador e CEO da Resultados Digitais, empresa criadora do RD Station, plataforma de Marketing Digital para médias e pequenas empresas. 

, Resultados Digitais, CEO
Eric Santos é co-fundador e CEO da Resultados Digitais, empresa criadora do RD Station, plataforma de Marketing Digital para médias e pequenas empresas. É Engenheiro de Controle e Automação formado pela Universidade Federal de Santa Catarina. Nos últimos dez anos, dirigiu Startups e criou produtos nas áreas de Internet, mobile e marketing em empresas no Brasil, Estados Unidos e Índia. Eric escreve e faz palestras sobre Marketing Digital em diferentes veículos e eventos em todo o Brasil.

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