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Criação de E-mails Marketing: Dicas para Converter Mais!

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Criação de E-mails Marketing: Dicas para Converter Mais!

Muitas empresas se utilizam de e-mails marketing para mandar promoções, conteúdo do blog, novos materiais educativos e enviar avisos, mas, muitas vezes, acabam falhando em pequenos detalhes, e consequentemente, perdendo conversões.

Confira algumas dicas que separamos para acabar com esse problema.

O funil de conversão e como fazer um bom e-mail marketing

Existe um longo caminho desde o momento em que você dispara os e-mails para sua base de leads até que eles recebam o e-mail, cliquem no conteúdo e convertam no site. Esse processo tem perda durante o caminho, por isso chamamos de um funil: ele começa atingindo um grande número de pessoas vai se afunilando ao longo do tempo. Esse funil pode ser dividido em 4 etapas:

  1. Taxa de entrega: quantos e-mails realmente chegam na caixa de entrada dos leads.
  2. Taxa de abertura: quantos dos seus leads que receberam o e-mail o abriram.
  3. Taxa de clique: dos que abriram o e-mail, quantos clicaram no link para serem direcionados a landing page.
  4. Taxa de conversão: quantos desses visitantes que entraram no site realmente converteram a ação (compra, download, etc).

Todas essas etapas são importantíssimas e cada mudança, em uma dessas fases, que aumente o número de conversões, já é uma grande vitória, pois ela perpetua para o restante do funil. Dando um exemplo, imagine que você tem uma base de 100.000 leads e, ao disparar um teste a/b de assunto, a opção A tem 17% de abertura (17.000 aberturas únicas) e a opção B tem 21% de abertura (21.000 aberturas únicas).  O que isso significa? Apenas uma mudança no assunto do e-mail  fez você ter mais 4.000 mil pessoas abrindo seu conteúdo.

Criação de e-mails marketing: arte e técnica

Criar um e-mail marketing que faça o usuário abrir e clicar é unir arte com técnica! Sim, porque para ter sucesso é necessário combinar as variáveis certas em relação ao layout e criatividade (arte) com as variáveis em relação a hora de envio, teste a/b, tamanho das imagens, quantidade de texto e etc (técnica).

Usando as técnicas certas, falando com o público certo e na hora certa, o sucesso é garantido. Vamos as dicas práticas para você implementar ainda hoje?

  • Cuidado com as cores

Primeiro, a leitura geralmente é mais fácil com o fundo em cores claras e a letra em tom escuro. Evite cores berrantes e contrastes que vão dificultar a leitura do e-mail. Se for usar mais arte que texto, vale a pena contratar um designer profissional.

  • Com que fonte eu vou?

Um fator importante na hora de escolher a fonte é pensar na leitura do usuário. Fontes mais comuns, como Arial, Calibri e Opens Sans são mais comuns,de fácil leitura e tem instalado em todos os computadores, por isso não vai abrir errado e estragar todo o seu trabalho. Lembre-se de pensar no tamanho da fonte, o 12 é o mais aconselhado, menor que isso é possível que a visualização da mensagem fique prejudicada.

  • Fique ligado na largura do e-mail

Dica rápida e importante: cada provedor (Gmail, Hotmail, Uol..) possui uma largura diferente de janela de exibição. O ideal é que a largura do e-mail seja de, no máximo, 600 pixels. Dessa forma você garante um e-mail marketing que fique bonito e exiba toda a informação necessária, sem que o usuário tenha que rolar horizontalmente.

  • Cuidado com as imagens

A referência de mercado para utilização de imagens em e-mail é de 60% de texto e 40% de imagem. As figuras não podem ser muito pesadas também, ideal que no máximo todo o HTML tenha o peso de 100k a 140k e a imagem não passe de 1MG. Se forem muito pesadas, podem demorar para carregar, o que pode ser interpretado como SPAM pelos serviços de e-mail ou dispersar o usuário.

  • Deixe sua Call to Action (CTA) Visível

O Call to Action, famoso CTA, é a “chamada para ação”. Deixe bem claro em sua campanha de e-mail qual a ação que você quer que o usuário faça (compre com desconto, baixe o ebook grátis, leia o post, etc.). Vale testar a posição do CTA, cores, a chamada de texto, mas lembre-se sempre de deixá-lo a vista para a navegação do usuário fluir mais fácil, indo direto para seu objetivo.

  • Pense mobile!

Você sabia que cerca de 38% das pessoas abrem e-mail pelo celular? Imagine como seria ruim se o seu cliente abrisse seu e-mail e tivesse que ficar forçando a vista para tentar entender o que está escrito e onde ele deve clicar? As chances de você perder essa converção são grandes. Por isso, sempre envie um teste para o seu celular e de amigos do trabalho para ver como a mensagem está sendo visualizada.

  • Menos é mais

Seja objetivo, vá direto ao assunto. Com tantos e-mails que recebemos hoje em dia, se você conseguiu a atenção do seu usuário fazendo com que ele abra seu e-mail, parabéns, agora o próximo passo é fazê-lo clicar, e você não pode perder essa chance! Isso implica diretamente no layout. Resumidamente: deixe o CTA bem a vista, forneça a informação principal antes que o usuário tenha que rolar a tela e siga as dicas de tamanho da imagem e largura do e-mail.

Dicas finais para usar na criação e-mails marketing infalíveis

Eu gosto muito das dicas que o Henrique Carvalho, do Viver de Blog, dá neste post sobre como criar e-mails marketing que são abertos, lidos e clicados. De forma resumida, estes são os principais pontos ao se pensar no momento da criar um e-mail marketing, além da estrutura e design:

  1. Não compre listas de e-mails
  2. Seja Pessoal
  3. Escreva um título que seja impossível de não abrir
  4. Se possível, personalize seus e-mails com o nome da pessoa que irá recebê-los
  5. Otimize sua newsletter para mobile
  6. Não envie e-mails com alta frequência
  7. Menos é mais. Evite e-mails longos e vá direto ao ponto
  8. Ajude. Seja gentil.
  9. Diga aos leitores por que eles recebem seus e-mails e onde eles se cadastraram
  10. Pare de falar apenas sobre você
  11. Ofereça uma recompensa
  12. Se possível, evite imagens
  13. Insira Múltiplos Links
  14. Deixe sua Call To Action Visível
  15. Utilize o poder dos P.S.
  16. Aprenda com os Melhores
  17. Continue Sempre Testando

E aí, o que achou? Compartilhe com a gente outras dicas que você ache importante.

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A Endeavor é a organização líder no apoio a empreendedores de alto impacto ao redor do mundo. Presente em mais de 20 países, e com 8 escritórios em diversas regiões do Brasil.

Acreditamos que a força do exemplo é o caminho para multiplicar empreendedores que transformam o Brasil e por isso trazemos aprendizados práticos e histórias de superação de grandes nomes do empreendedorismo para que se disseminem e ajudem empreendedores a transformarem seus sonhos grandes e negócios de alto impacto.

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4 Comentários

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  1. DANIEL Saliba - says:

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    Parabéns, mais uma vez um conteúdo de qualidade, por isso acompanho seu blog
    a mais de 2 anos e tento aprender todos os dias com seus ensinamentos e dicas.

  2. diego vasques - says:

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    Não basta apenas ler e ler e sim botar em pratica e você endeavor deu dicas valiosas onde nao se encontra em qualquer lugar .. como a Tatla havia dito não compre lista de emails pois mais cedo ou mais tarde você vai se frustar com os resultados NÃO REAIS em seus relatórios etc…

    belo artigo!

    Diego Vasques
    site? : http://www.automahost.com.br/

  3. tatiana@tatianamarques.com.br - says:

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    Concordamos com “não comprar listas de emails” , principalmente não se guiar por CPF, assinantes de revistas;porém, adquirir um mailing list personalizado com foco no seu negócio é muito importante.Mailing list de prospects, de pessoas do interesse direto, público prioritário;é excelente negócio. Somos uma empresa que vendemos esse tipo de produto com ótimos resultados para os nossos clientes

  4. rafaela_mgbb@hotmail.com - says:

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    Ótimo artigo, adorei!

    Em “Pense mobile!”, corrigir o “converção” (As chances de você perder essa converção são grandes…)

    Abraços!

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