Você já se perguntou por que
nosso conteúdo é gratuito?
Somos uma ONG de fomento ao empreendedorismo de alto impacto que capacita
4 MILHÕES
DE EMPREENDEDORES
A CADA ANO
Faça a sua doação e contribua para continuarmos
este trabalho em 2016!

Crescer é tudo de bom!

LoadingFavorito
Crescer é tudo de bom

A coisa mais importante para um negócio – especialmente, startups e pequenas empresas, é crescer. Ao crescer, o empreendedor redobra sua vontade de acordar de manhã e encarar qualquer desafio, e, logo, a equipe também se contagia, criando uma emocionante espiral positiva.

Para crescer, sua empresa vai precisar vender mais e isso significa atrair novos interessados, prospects ou leads. E não tem mágica para alcançar novas pessoas e vendas, tem técnica. Você precisa de bom marketing e, dentro dele, excelentes ferramentas de comunicação e relacionamento.

O segredo para atrair mais oportunidades de vendas é usar qualquer canal para fazer seu produto ou serviço aparecer, interessar a pessoa certa, na hora certa e iniciar um relacionamento.

Na Pró-Laudo, uma empresa de telerradiologia (telemedicina para a radiologia), utilizamos todos os canais de comunicação e relacionamento possíveis para uma empresa B2B crescer. Dos mais tradicionais, como anúncios em revistas especializadas e participação em eventos, até os mais novos, como presença nas midias sociais, produção de conteúdo, distribuição de newsletters, e-mail marketing, campanhas de retargeting, vídeos, SEO, SEM etc. Sempre que surge uma nova técnica ou canal para atrair, reter ou converter novos leads, usamos e, com isso, estamos crescendo.

O caminho é testar e medir criteriosamente cada ação. Mudar um pouco, testar mais uma vez e medir. Depois, escolher aqueles canais e ações que mais trazem bons leads, com o menor custo disponível, e automatizar tudo o que for possível, para escalar o trabalho.

Pense comigo: se tem funcionado para uma empresa B2B, no mercado de saúde (sempre muito tradicional), ultra nichada em clinicas e hospitais que têm equipamentos digitais de radiologia (somente umas 4 mil empresas em todo o Brasil), funciona em qualquer outro segmento, certo?

Mas existem três pontos muito, mas muito importantes:

Primeiro, você tem que pensar e redigir bem qual é a proposta de valor que o seu produto/serviço oferece ao mercado. Não é fácil: isso passa por compreender as dores dos seus clientes melhor até que eles mesmos e afinar a mensagem, palavra a palavra.

Além disso, você precisa ter uma pessoa que dorme e acorda, almoça e janta pensando e agindo para fazer esta proposta de valor impactar mais e mais pessoas, e da melhor forma, no melhor momento, quando elas estão mais propensas a dar atenção ao que você tem a lhes dizer. Recentemente, esta pessoa tem sido chamada de growth hacker e, as técnicas que usa, de growth hacking (procure na internet que você vai encontrar muito sobre isto).

Finalmente, o item mais importante de todos: há que se ter um excelente produto/serviço (ou pelo menos uma rota para torná-lo excelente), pois nada é mais eficiente que um bom marketing para quebrar uma empresa com produto/serviço ruim.

Boas vendas!

, Empreendedor
Alexandre co-fundou e dirigiu o marketing da Pró-Laudo Telerradiologia, uma empresa de telemedicina. Iniciou sua carreira fundando a MLab, uma das principais empresas de marketing e consultoria para internet do Brasil entre 1996 e 2001. Em 2006, Alexandre fundou a Casa do Saber Rio de Janeiro, um importante centro cultural no Rio. Alexandre apóia diversas empresas e startups em crescimento, marketing e vendas. Formado em Engenharia de Computação e mestre em informática pela PUC-Rio, Alexandre é mentor da Endeavor Brasil desde 2009.

Deixe seu comentário

Parceiros
Criação e desenvolvimento: