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4 conselhos para crescer durante a crise

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Empreendedor, executivo, investidor: conheça as dicas de Francisco Valim para superar a crise e crescer nos negócios.

Quando empreendeu pela primeira vez, aos 22 anos, ele criou um CRM e um marketplace – termos que ninguém nem sabia o que significavam – para venda de arroz a granel. Ex-CEO de empresas como Oi, Net e Serasa Experian, Francisco Valim hoje investe seus recursos na missão de ajudar outras empresas a crescer e acredita que a crise nada tenha a ver com isso. Sócio-fundador do Bambuza Capital, Valim participou de um webinar realizado pela Endeavor no último 12 de março. Em formato de mentoria coletiva, ele compartilhou experiências e respondeu diversas perguntas do público, ao vivo.

Otimista, Valim trouxe visões interessantíssimas sobre a crise e deu dicas de como desenvolver uma estratégia de crescimento, independentemente do momento do país. Vindo de um executivo que já enfrentou inflação de 100% ao mês e implementou grandes reestruturações no mundo corporativo, é garantido encontrar conselhos bastante valiosos.

Acima, você assiste o webinar na íntegra com Francisco Valim. Abaixo, você confere os principais destaques dessa conversa:

1. Evite trazer a crise para dentro da empresa

“O Brasil tem complexidades que em outros lugares já estão mais bem resolvidas. Apesar disso, tenho visto número e qualidade evoluindo – há um novo fluxo de empresas querendo entrar no mercado. Hoje, tem uma vantagem em se trabalhar com startup: não tem crise. A conversa é diferente da de empresas grandes. O que você escuta é “quero crescer 200% esse ano”, e ninguém se preocupa quanto está o dólar. Se a gente parar para discutir a crise, a gente desiste. É algo que eu sempre evitei. Como empreendedor, você não gere variáveis macroeconômicas, você gere um grupo de pessoas. É saudável participar da discussão da crise, mas não levá-la para a empresa”.

2. Aproveite o potencial brasileiro de baixa competitividade

“Ainda existe oportunidade de crescimento no Brasil em muitas áreas, além de que temos uma classe média muito robusta. As empresas grandes não conseguem resolver alguns problemas que uma empresa pequena pode resolver. Em empresa menor, você tem muito mais flexibilidade, principalmente em termos de receita. É possível pegar uma avenida menos movimentada. No ecossistema empreendedor americano, por exemplo, seria muito mais difícil se diferenciar. Aqui, há um menor contingente de pessoas tentando atingir os mesmos mercados”.

3. Riscos existem sempre, priorize a alocação de recursos

“Os riscos não necessariamente são agravados em um momento de crise. O empreendedor só tem que se preocupar com uma coisa: não ter caixa. É a única coisa que mata a empresa. Você pensa: ‘tenho caixa pra passar qualquer momento de aperto? Beleza. Talvez então eu tenha que crescer ou contratar menos, ser mais espartano nos investimentos, mas não preciso parar de crescer’. É impossível encolher a empresa para a grandeza. De forma bem básica, estratégia é alocação de recursos: gente e dinheiro. É preciso estabelecer objetivos para as pessoas, com recursos financeiros alocados para isso. Se der errado, tem aqui guardado pra um outro investimento”.

4. Fomente uma cultura de atenção às pessoas e inovação

“Na minha carreira, sendo formado em finanças, a maior dificuldade foi sair da posição de analista para gerente de planejamento. Eu deixei de ser um cara técnico para gerir caras como eu. Era um exercício muito difícil, mas só tinha um jeito de eu crescer na carreira: ter alguém que pudesse me substituir eventualmente.

Qualquer chefe tem uma limitação: são as 24 horas do dia. Se ele quer tomar todas as decisões, não dá certo. Se ele consegue fazer com que outros tomem decisões e aceita conviver com erros, ele cresce. Isso porque para não cometer erros, o funcionário se esconde em um canto: não corre risco e a empresa fica estagnada. A criação de uma cultura organizacional que permite a inovação é um processo constante. Quanto mais as pessoas sabem o que é esperado delas, mais eficiente é o processo. Você precisa deixar tudo bem transparente. A pessoa se sente ‘autorizada’ a correr riscos. Se ele erra, a pergunta deve ser ‘ok, erramos, o que vamos fazer agora?’. Se você fala ‘seu burro, por que não conseguiu?’, já era – da próxima vez, ele não tenta”.

“Empreender é: ter sucesso com aqueles que atuam junto de você”

Valim finaliza a mentoria coletiva com bastante inspiração e compartilha uma lição tirada de sua própria trajetória: “O que me motivou sempre foi a capacidade de fazer a diferença em um determinado lugar. Você está, você não é. Quando você deixa de ser (o executivo, por exemplo), aquele seu contato não te liga mais, não está nem aí pra você”. Quando absorveu isso, disse ter se dado conta de que se ele está em uma posição específica, não é por todos os benefícios materiais, e sim por uma missão. E complementa: “Quando você chega em uma etapa da carreira que você encontra uma oportunidade de fazer muita diferença, você vai. Nós, no Bambuza, dependemos exclusivamente do crescimento dos empreendedores em que investimos. Eu tive oportunidade de aprender muito e muita gente me ajudou nesse processo. Quero dar certo junto com as pessoas e devolver um pouco à sociedade”.

A Endeavor é a organização líder no apoio a empreendedores de alto impacto ao redor do mundo. Presente em mais de 20 países, e com 8 escritórios em diversas regiões do Brasil.

Acreditamos que a força do exemplo é o caminho para multiplicar empreendedores que transformam o Brasil e por isso trazemos aprendizados práticos e histórias de superação de grandes nomes do empreendedorismo para que se disseminem e ajudem empreendedores a transformarem seus sonhos grandes e negócios de alto impacto.

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10 Comentários

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  1. henrique rodrigues nepomuceno - says:

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    o entrevistado é bom , mas o entrevistador precisa melhorar bastante .

  2. Tadeu da Silva Monteiro - says:

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    Muito Bom!! Uma abordagem simples de temas complexos.
    Sucesso Valim!!!

  3. Gisela - says:

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    Aprendi muito com tudo, mas o que me marcou foi o final quando eu enxerguei nele que ser empreendedor não tem haver com ser “NÚMEROS” e sim em ser “SER HUMANO”, ESTAR CONECTADO E FOCADO em TORNAR O MUNDO MELHOR. Valim deixou isso bem claro com o final da sua entrevista mostrando sua preocupação em DOAR algo para o mundo. Gostaria de ter a palestra O Evangelho de Jesus… citado por ele.

  4. Giuliano Pilagallo - says:

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    Parabéns Valim… Muito interessando seu webinar… Mas as suas palavras finais…

    1. Giuliano Pilagallo - says:

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      Parabéns Valim… Muito interessante seu webinar… Ainda mais nas as suas palavras finais…

  5. Carlos Baptista - says:

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    Bom dia! Vcs me mandaram um e-mail para eu assistir este video… Só que quando chegar em 00:11 min ele trava. O que posso fazer pra assistir?
    Grato. Carlos

  6. Diana Alves de Souza Bellucci - says:

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    Adorei!!! Estou na fase do desapego, primeira vez que escuto uma pessoa que fala que é difícil delegar. Temos o mesmo problema a nossa empresa precisa crescer e temos que começar a delegar mas é muito difícil despegar de tudo que há anos fazemos.

  7. Antonio Damiani - says:

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    Sempre fiz uma projeção de crescimento no mínimo 10% sobre o ano anterior, para 2015 mesmo prevendo uma forte crise a nossa projeção é 25% de crescimento no 1º semestre atingimos 45% de crescimento. Sobre os erros somos permissíveis e os funcionários tem autonomia para a função, no entanto os erros ficam próximo de 0% ao final de cada operação. Quem fala em crise caminha para traz.
    Grato Antônio

  8. Juliano Moreira da Motta - says:

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    Quem busca na crise uma oportunidade de crescimento profissional e pessoal estará sempre um passo a frente no mercado, pois na crise diferenciamos os gladiadores dos leões. Porque os gladiadores sabem lutar, raciocinam antes de agir e buscam a melhor maneira de vencer sem perder o foco, já os leões só tem um único objetivo tentar sobreviver encontrando comida e não adversários . Seja o caçador.

  9. Sérgio Barbosa Magalhães - says:

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    Não vou mais esquecer deste nome Francisco Valim, sou um homem de 56 anos que obteve um aprendizado, mas que sempre veio tentando empreender. Estou em um momento decisivo, de grande importancia e que hoje depois desta entrevista ficou reforçado meu proposito de acreditar e vencer na minha jornada. Parabéns pela escolha e quero dizer que estou atento e ávido por conhecimento. Muito obrigado.

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