facebook
Você já se perguntou por que
nosso conteúdo é gratuito?
Somos uma ONG de fomento ao empreendedorismo de alto impacto que capacita
4 MILHÕES
DE EMPREENDEDORES
A CADA ANO
Faça a sua doação e contribua para continuarmos
este trabalho em 2016!

Controle financeiro: dicas e ferramentas para manter suas contas sempre em ordem

LoadingFavorito
Controle financeiro: dicas e ferramentas para manter suas contas sempre em ordem

Equilíbrio nas finanças, pagamentos em dia, recursos para o crescimento da sua empresa: com um bom controle financeiro, você tem isso e muito mais.

Se você acompanha o nosso portal com frequência, sabe que, de quando em quando, nós produzimos ou compartilhamos conteúdo para te ajudar a melhorar o controle financeiro da sua empresa. Como este artigo, que traz dicas imprescindíveis para o bom andamento de uma gestão das finanças a partir do controle de custos; ou este, um texto para você entender as finanças básicas da sua empresa.

É, de fato, um assunto que merece toda a sua atenção. Afinal, o controle financeiro implica a coordenação de todas as atividades e a avaliação da condição financeira da sua empresa. E se dá por meio de relatórios financeiros elaborados a partir dos dados patrimoniais e da situação do fluxo de caixa.

Ao controlar as finanças da sua empresa, você adquire total consciência da situação financeira real em que ela se encontra. Isto é, consegue avaliar qual é o melhor momento para se realizar investimentos ou não.

E é por meio do controle financeiro, também, que você consegue realizar o planejamento das finanças da sua empresa de forma bem estruturada, para que ela possa crescer significativamente.

Como realizo o controle financeiro da minha empresa?

A primeira questão é dividir os controles, para que você consiga organizar-se melhor. Este artigo do Sebrae é bem elucidativo a respeito. De acordo com ele, a melhor forma para você, empreendedor, exercer seu controle financeiro, é separando-o em:

Controle de caixa – deve ser sua primeira prioridade: aqui você registra a origem e o destino de todo o dinheiro movimentado pela empresa diariamente, ou seja, sua própria história.

Controle de bancos – a finalidade deste controle é monitorar as entradas e saídas de valores na conta bancária da sua empresa, permitindo o acompanhamento atualizado do seu saldo.

Controle de contas a receber – por meio deste controle, você toma consciência dos seguintes pontos:
_Montante dos valores a receber;
_Contas vencidas e a vencer;
_Clientes com atrasos nos pagamentos; e
_Como programar suas cobranças.

Controle de contas a pagar – permite que você se mantenha informado a respeito de:
_Vencimento dos compromissos;
_Como estabelecer prioridades de pagamento; e
_Montante dos valores a pagar.

Fluxo de caixa – trata-se da projeção das entradas e das saídas de recursos financeiros em determinado período. O objetivo aqui é prever a necessidade de captar empréstimos ou aplicar excedentes de caixa nas operações mais rentáveis.

E por que é tão importante fazer o controle financeiro?

Importante, não, é imprescindível!

Porque só com um bom controle financeiro você conseguirá levantar os recursos necessários para as operações da sua empresa.

Só exercendo este controle você poderá utilizar, da melhor forma possível, os recursos disponíveis na empresa de modo que não fiquem ociosos. Com os relatórios resultantes deste controle, conseguirá identificar, antecipadamente, a melhor aplicação, o tempo e a segurança destes recursos.

Além destas questões, manter um controle financeiro firme permite a você:

_saldar as obrigações da sua empresa nas datas de vencimento;

_analisar as fontes de crédito que proporcionam empréstimos menos onerosos, caso a sua empresa precise de recursos;

_desenvolver, na empresa, o controle dos saldos de caixa e dos créditos a receber;

_buscar o perfeito equilíbrio entre ingressos e desembolsos de caixa; e

_manter a empresa em permanente situação de solvência.

Algumas dicas de ferramentas que possam me ajudar no controle financeiro?

Claro! A primeira delas, e uma das mais eficazes, é, como dissemos, o fluxo de caixaNeste artigo, o auditor e especialista Paulo Sérgio Dortas dá dicas para um fluxo de caixa mais eficaz.

E neste artigo, falamos sobre um outro tipo de fluxo de caixa, o descontado, que ajuda você a conhecer o valor da sua empresa.

Além do fluxo, uma outra ferramenta que você deve conhecer e utilizar é o ContaAzul. Trata-se de um programa de controle financeiro empresarial totalmente online, que te ajuda a organizar não apenas suas informações financeiras, mas também o controle de estoque e a integração bancária.

A segurança é um dos destaques do programa, já que seus dados são protegidos por criptografia SSL (segurança utilizada pelos bancos). Isso proporciona maior tranquilidade na confidencialidade das suas informações.

Outra ferramenta online e muito eficaz é o software Nibo. Com ele, você consegue controlar suas finanças, emitir notas fiscais e boletos bancários, organizar as contas a pagar e promover a integração bancária (o que economiza tempo), além de várias outras atividades úteis.

Uma outra ferramenta, mais orientada para o uso pessoal mas que também pode ser bastante útil para sua empresa em um momento inicial, é o gerenciador financeiro Yupee. Com um importante diferencial: totalmente gratuito. Trata-se de uma ótima opção caso você esteja começando um empreendimento, e precise colocar as contas em ordem.

Enfim, estas são algumas dicas e ferramentas para aprimorar seu controle financeiro. Esperamos que o conteúdo tenha auxiliado!

Onde posso me informar mais?

Este artigo traz dez dicas que todo empreendedor precisa conhecer sobre finanças.

E neste aqui, sobre contas a pagar, você encontra informações que também são fundamentais para o seu controle financeiro.

A Endeavor é a organização líder no apoio a empreendedores de alto impacto ao redor do mundo. Presente em mais de 20 países, e com 8 escritórios em diversas regiões do Brasil.

Acreditamos que a força do exemplo é o caminho para multiplicar empreendedores que transformam o Brasil e por isso trazemos aprendizados práticos e histórias de superação de grandes nomes do empreendedorismo para que se disseminem e ajudem empreendedores a transformarem seus sonhos grandes e negócios de alto impacto.

Deixe seu comentário

1 Comentário

Faça login para deixar seu comentário sobre este conteúdo
ordernar por: mais votados mais recentes
  1. Adriana Valladares - says:

    0 curtidas
     
    Curtir

    Conhecemos o sistema conta azul, porém este não faz controle de estoque de insumos. Somos uma empresa de produção de alimentação saudável e buscamos um sistema integrado que tenha essa particularidade. Podem dar alguma dica?

Parceiros
Criação e desenvolvimento: