facebook
Você já se perguntou por que
nosso conteúdo é gratuito?
Somos uma ONG de fomento ao empreendedorismo de alto impacto que capacita
4 MILHÕES
DE EMPREENDEDORES
A CADA ANO
Faça a sua doação e contribua para continuarmos
este trabalho em 2016!

Contabilidade: terceirizar ou não?

LoadingFavorito

Você deve se fazer cinco perguntas antes de decidir terceirizar sua contabilidade (e o custo é só uma delas).

A métrica do custo na maioria das vezes se mostra imprópria para o tratamento do tema. Já me deparei com situações aonde o empreendedor achava que estava fazendo um grande negócio em terceirizar e na verdade de longe está era a opção mais cara, e vice versa. Na hora de decidir por uma contabilidade interna, própria, ou externa, terceirizada, leve em consideração os seguintes aspectos:

Complexidade: empresas com processos complexos tendem a demandar uma contabilidade interna. Um bom exemplo para facilitar o entendimento seria o de uma empresa de serviços versus uma industrial. Enquanto que esta última apresenta estoques, sistema de custeio, carga tributária que envolve a apuração e pagamento de impostos sobre a produção, a de serviços apresenta uma estrutura menos complexa, tendendo a ter um nível de exigência menor da sua área contábil.

Tamanho: faturamento, número de filiais, atuação no exterior, dentre outros itens podem determinar a necessidade de uma equipe interna. Antes de tomar a decisão deve-se entender o ambiente em que a empresa está inserida.

Tempestividade: se há uma necessidade do conhecimento dos resultados contábeis em um prazo muito curto, este é um indicador de uma contabilidade interna. Assim se evitaria a “competição” com os demais clientes do escritório de contabilidade. Somente para ajudar na conta, quanto custa ter os resultados apurados e comunicados tardiamente?

Confidencialidade: muitas empresas atuam em segmentos onde há a necessidade de uma maior observância da confidencialidade das informações. Esta foi uma situação que ocorreu com certa frequência nas empresas que foram para a oferta pública inicial de ações, IPO, onde seus dados contábeis devem ser comunicados ao mercado de forma única, para que não haja o risco de informações privilegiadas. Muitas empresas que optaram por manter a contabilidade terceirizada firmaram acordos de confidencialidade com seus fornecedores.

Custo: aqui realmente é onde reside o maior risco. Poucos empreendedores conseguem realmente aferir quanto realmente custa sua contabilidade. E  não estamos falando apenas do custo direto e mensal, lembro de um empreendedor que falou que estava gastando R$ 10 mil reais por mês, que ele achava pouco, e quando confrontado com a informação de que na verdade a mesma custava R$ 130 mil ano ficou atônito. Poucos fazem a conta do custo ano, tendendo assim a subestimar o custo real do serviço. Por outro lado, custos com aluguel da área a ser ocupada pela contabilidade devem ser adicionados aos da remuneração dos profissionais.

Por outro lado, uma opção a ser analisada com muito cuidado é a manutenção de uma estrutura terceirizada, entretanto com a designação de um ou mais funcionários do terceirizador para trabalhar nas instalações da empresa. Temos visto a aplicação desta solução mista em benefício de todos os outros aspectos destacados anteriormente. 

Paulo Sérgio Dortas é especialista em Auditoria e Suporte a Transações.

 

Paulo Sergio Dortas conta com mais de 25 anos de experiência em auditoria financeira e em revisão e avaliação de procedimentos de controles internos para companhias globais. Sua experiência inclui ainda a liderança em projetos de due diligence para fundos de private equity eventure capital. Atualmente, Dortas foi sócio de Strategic Growth Markets (SGM) da Ernst & Young Terco, focada no desenvolvimento de oportunidades para empresas de diferentes indústrias e também no processo de abertura de capital (IPOs). O executivo é membro do Instituto dos Auditores Independentes do Brasil (IBRACON) e do Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças (IBEF).

Deixe seu comentário

1 Comentário

Faça login para deixar seu comentário sobre este conteúdo
ordernar por: mais votados mais recentes
  1. 0 curtidas
     
    Curtir

    Para quem está procurando um escritório de contabilidade online de qualidade recomendo a Osayk: https://osayk.com.br/contabilidade-online/ . Eles oferecem um ERP contábil e fiscal incluído na mensalidade e atendem a todo o Brasil.

Parceiros
Criação e desenvolvimento: