facebook
Você já se perguntou por que
nosso conteúdo é gratuito?
Somos uma ONG de fomento ao empreendedorismo de alto impacto que capacita
4 MILHÕES
DE EMPREENDEDORES
A CADA ANO
Faça a sua doação e contribua para continuarmos
este trabalho em 2016!

A importância da contabilidade gerencial para o negócio

LoadingFavorito

Evite escolher seu contador pelo custo, já que a contabilidade gerencial implica em um bom controle financeiro. Saiba como efetuar uma contabilidade gerencial.

Com o crescimento da empresa, a contratação de um responsável pela contabilidade gerencial se tornou algo muito importante. Os empresários podem escolher entre contratar um funcionário fixo para a função ou terceirizar o serviço, mas é sempre bom dizer que neste tipo de contratação, o custo investido é o menos importante, afinal, estamos falando de quem vai gerenciar as finanças da empresa.

A contabilidade gerencial é extremamente importante para pequenas, médias e grandes empresas, pois é através dela que se tem controle de todas as atividades financeiras, como empréstimos, contratações, investimentos, saída ou entrada de sócios, operação de divida, declaração de impostos e muito mais. Uma empresa que não possui controle dessas atividades pode sofrer consequências financeiras e também tributárias.

Eduardo Bezerra, CEO da Excection, mostra em seu artigo “Gastos são como as unhas, devemos sempre cortá-los” como esse equilíbrio na contabilidade da sua empresa deve ser levado, ensinando e exemplificando como podemos estancar problemas, planejar estratégias e retomar ao caminho certo com uma boa gestão.

Quais as vantagens de uma contabilidade gerencial?

O gerenciamento proporciona total controle de todo tipo de transação da empresa, seja uma venda ou uma contingência. Através do gerenciamento contábil você pode acompanhar todo o desempenho da empresa por de demonstrativos, que servem para apuração adequada de impostos e também como um excelente instrumento de gestão interna, como podemos acompanhar nas dicas que o Paulo Sérgio Dortas, especialista em auditoria, oferece no artigo “6 dicas para um fluxo de caixa eficaz”, em que explica como o fluxo de caixa pode se transformar em um excelente elemento de gestão e planejamento para a sua empresa.

O gerenciamento contábil serve como uma importante base de apuração dos tributos e encargos devidos, como é também um instrumento de prestação de contas sobre o desenvolvimento e investimentos da empresa aos sócios e parceiros do grupo ou sociedade.

Um detalhe muito importante é evitar a troca frequente do seu gerente contábil. Só fazer quandonão houver outra alternativa ou – o serviço não for definitivamente considerado de qualidade. Além disso, uma mudança pensando exclusivamente no custo pode acarretar em perdas importantes na qualidade do serviço podendo perder o controle de arquivos e operações – durante essa possível troca.

Planejando bem, ninguém fica sem!

Sendo assim, o gerenciamento adequado da contabilidade gerencial não só evita posteriores dores de cabeça ao empreendedor, como facilita a vida de quem não pode se dar o luxo de perder tempo.

Veja mais: Diretor Financeiro – um ativo estratégico

A Endeavor é a organização líder no apoio a empreendedores de alto impacto ao redor do mundo. Presente em mais de 20 países, e com 8 escritórios em diversas regiões do Brasil.

Acreditamos que a força do exemplo é o caminho para multiplicar empreendedores que transformam o Brasil e por isso trazemos aprendizados práticos e histórias de superação de grandes nomes do empreendedorismo para que se disseminem e ajudem empreendedores a transformarem seus sonhos grandes e negócios de alto impacto.

Deixe seu comentário

2 Comentários

Faça login para deixar seu comentário sobre este conteúdo
ordernar por: mais votados mais recentes
  1. adriana chagas - says:

    0 curtidas
     
    Curtir

    nanarock03@hotmail.com

  2. Yuri Alexandre Inez - says:

    1 curtidas
     
    Curtir

    A Contabilidade de Ganhos é uma excelente opção para a Contabilidade Gerencial.

Parceiros
Criação e desenvolvimento: