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Como o e-commerce fechou as portas da LojasKD – e por que isso é bom

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lojasKD

O boom da internet foi herói para uns e vilão ara outros. A LojasKD aproveitou a oportunidade e deu adeus às suas lojas físicas. 

Margaret Silva é uma blogueira e dona de casa de uma cidade pequena na Bahia. Em 2013, ela teve a ideia de converter um quarto vazio de sua casa em um closet de roupas, mas não conseguia, de jeito nenhum, encontrar um carpinteiro qualificado perto dela, que terminasse o projeto em algumas visitas. Além disso, se você já precisou comprar móveis, você sabe: é 8 ou 80. De um lado, designers com itens limitados, às vezes bem caros; de outro, grandes varejistas onde você dificilmente encontra o que quer. Lá de Curitiba, é como se Thiago Fiorin tivesse previsto tudo, dez anos antes.

Em 2003, as 4  lojas de móveis de Nelso, primo de Thiago, estava enfrentando dificuldades. O mercado crescia devagar, a margem de lucro era baixa. Thiago prometeu que a internet impulsionaria o negócio e o convenceu a transformar a LojasKD em um e-commerce – o primeiro de móveis do Brasil -, por meio da plataforma de gestão de vendas desenvolvimento que o próprio Thiago empreendeu com alguns colegas de faculdade. Sim, ele estava convertendo um novo cliente. E sim, deu certo.

Em 5 anos, as vendas online se tornaram a principal fonte de renda da LojasKD. Em 9, a única.

Um giro de 360º

2012 foi o ano de pivotar o negócio para um modelo exclusivamente de e-commerce. Foi também quando Thiago e seus sócios liquidaram a empresa anterior, na época com 60 funcionários. Os dois primos, então, se reuniram com um investidor e decidiram que Thiago seria a pessoa ideal para liderar o futuro do negócio, assumindo a posição de COO e fazendo a LojasKD crescer, em média, 35% nos últimos 3 anos.

Em pouco tempo, a empresa se viu transformando em uma startup. Em entrevista à Gazeta do Povo, Thiago explicou: “A antiga organização, de dono e funcionários, foi substituída pela administração similar às empresas digitais, com departamentos e gestores, com remuneração variável e mudança da cultura interna, em que todos agora assumem o negócio como próprio, com envolvimento e participação”.

Só que para ser uma grande sacada, não bastaria só transformar uma atividade tradicional – o varejo de móveis – em um novo modelo de negócios, quando as pessoas ainda tinham pavor de colocar número de cartão de crédito em site.

O primeiro pulo do gato foi reproduzir, no virtual, a experiência da loja física da forma mais fiel possível. Por exemplo: todo mundo abre armário para ver as divisórias, quando está comprando pessoalmente. No e-commerce, então, tem que ter foto da parte de dentro. As pessoas não levam trena para ver se o móvel vai caber no espaço? Na descrição do produto, as medidas têm que estar na cara. E isso fez com que a indústria se mexesse junto.

Mas nada foi tão inovador quanto apresentar os itens em ambientes de casa já decorados.

Todo mundo é um pouco decorador

Hoje, a LojasKD é a única plataforma dedicada inteiramente a móveis para casa. O mecanismo de busca para ambientes decorados permite aos clientes navegarem por 5 mil interiores montados, que passam por uma curadoria cuidadosa para garantir que clientes imaginem como seus cômodos podem ficar – da suíte de casal à área de serviço.

Do ponto de vista do cliente, é a inspiração que confirma que qualquer um pode se aventurar como decorador. São casos como o da Margaret, lá em cima – uma cliente real – que conseguiu visualizar seu closet dos sonhos, selecionar seus itens e materiais favoritos, inserir as dimensões do espaço e receber tudo em 15 dias úteis para montar com seu marido – só eles dois e o manual de instruções.

Do ponto de vista do negócio, esse é um incentivo para a compra de mais de um item na jornada do consumidor. Dá certo: mais de 50% compram itens de um ambiente decorado, em vez de móveis individuais. O foco online da LojasKD também os permite oferecer mais variedade – são mais de 25 mil produtos.

Eis que vem a cereja do bolo: esse volume todo, sem se preocupar com despesas de estoque. Isso porque a empresa opera num sistema de cross docking, que dá a ela mais flexibilidade e agilidade, comparado à maioria dos concorrentes. São 180 fornecedores, 30 transportadoras e centros de distribuição espalhados pelo país inteiro. Com isso, a LojasKD também ajuda a desenvolver uma cadeia de pequenas e médias empresas do fornecimento e logística de móveis, que não conseguiriam ampliar seus mercados tão facilmente por meio das grandes varejistas.

De startup a scale-up

Desde que nasceu, a LojasKD já entregou quase 500 mil móveis para as casas de quase 200 mil famílias.

Se o número parece alto, saiba que esse é só um pedaço do caminho. Para alcançar o sonho grande de ser a empresa que auxilia o maior número de brasileiros a mobiliarem suas casas, Thiago ainda enfrentará desafios de crescimento, como qualquer bom empreendedor.

E é para chegar lá aprendendo com quem mais entende, que Thiago Fiorin acaba de se tornar o mais novo Empreendedor Endeavor! Dia 04/12, no México, passou pela última etapa do processo de seleção de empreendedores com potencial de alto impacto, o Painel de Seleção Internacional (ISP), onde foi avaliado pelos maiores especialistas em negócios do mundo. Localmente, Thiago passou antes por várias etapas de análise de seu perfil, do potencial de execução, escala e inovação da empresa.

Com a aprovação, ele passa a contar com o apoio da Endeavor e de uma rede de mentores que o ajudarão a se tornar um exemplo cada vez mais forte para novos empreendedores e a levar a LojasKD para patamares ainda mais altos.

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A Endeavor é a organização líder no apoio a empreendedores de alto impacto ao redor do mundo. Presente em mais de 20 países, e com 8 escritórios em diversas regiões do Brasil.

Acreditamos que a força do exemplo é o caminho para multiplicar empreendedores que transformam o Brasil e por isso trazemos aprendizados práticos e histórias de superação de grandes nomes do empreendedorismo para que se disseminem e ajudem empreendedores a transformarem seus sonhos grandes e negócios de alto impacto.

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5 Comentários

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    Eu fiz uma compra na Lojas KD em novembro/2015, a primeira e última. Devolvi parte da mercadoria depois de passar 20 dias na transportadora com avarias e depois de vária tentativas sem nenhum retorno.
    O restante da mercadoria tem 20 dais de atraso e a mesma está há 15 dias presa na fiscalização por falta de pagamento de um imposto de 200,00. A pior empresa que já comprei, nota zero em atendimento

  2. Andre Ricardo Gomes Faim - says:

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    Caros, continuo pensando…. dar mentoria a uma uma empresa como essa não é algo complicado, pois já possui todas as características necessárias para o crescimento.
    Agora empresas como a minha, com 35 anos de mercado e de pequeno porte, que há muito tempo vem sobrevivendo sem crescer, pelo contrário. Não consigo identificar por onde minha empresa sangra financeiramente. Este é o desafio!!!

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    Olá Jerfison obrigado por ser cliente desde 2010, isso mostra que você gostou das experiências anteriores.

    Infelizmente em sua ultima compra a gente não conseguiu te encantar, mas vi que já concluímos sua solicitação.

    Saiba que não acertamos sempre, mas sempre que erramos corremos para corrigir. Nosso crescimento depende da felicidade de centenas de milhares de nossos clientes como você.

  4. Tomás da Tracksale - says:

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    Uma sugestão é medir o Net Promoter Score em tempo real. Sem irão potencializar o serviço. A intenção dos fundadores é a melhor possível. O NPS Real Time tem ajudado muitos e-commerces e startups no Brasil.

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    Infelizmente o que movimenta as empresas deste tipo com relação a qualidade e satisfação é o cliente, eu sou um cliente desde 2010 da KD, mas o CRM da KD está a desejar. Tratamento péssimo com relação ao cliente e estou com valor para me restituirem tem 15 dias. Isso é um absurdo, crescer em números é fácil, mas em satisfação e qualidade está em fase de declínio.

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