Você já se perguntou por que
nosso conteúdo é gratuito?
Somos uma ONG de fomento ao empreendedorismo de alto impacto que capacita
4 MILHÕES
DE EMPREENDEDORES
A CADA ANO
Faça a sua doação e contribua para continuarmos
este trabalho em 2016!

Uma câmera na mão e uma ideia (empreendedora) na cabeça: conheça o CERS

LoadingFavorito
Uma câmera na mão e uma ideia (empreendedora) na cabeça: conheça o CERS

Conheça dois empreendedores que estão mudando a vida de concurseiros em todo o Brasil

Coloque um empreendedor digital e um funcionário público frente a frente e você tem duas faces extremas do trabalhador brasileiro: o primeiro, de espírito aventureiro, passa o domingo de praia com o notebook do lado, conhece mais gente que político e tem a chance de perder tudo semana que vem. O segundo, que não é lá muito fã de riscos, entra na defensoria às 9h, sai às 18h e recebe um merecido bom salário no fim do mês, provavelmente pelo resto da vida. No que dá quando esses perfis se juntam em uma pessoa só?

Renato Saraiva nunca deixou os bolsos vazios o impedirem de nada. Nascido em uma cidade pobre do Rio de Janeiro, cresceu em Vigário Geral e terminou o Ensino Médio em uma escola de formação para professores primários. Determinado a mudar as condições financeiras da família, fez um curso preparatório para o concurso de sargento da Aeronáutica, com um dinheiro que seu pai pediu emprestado. Passou na segunda tentativa, tamanha a garra que tinha de estudar, às vezes até 18 horas por dia. A carreira lhe deu a segurança que precisava e a renda que o permitiu pagar a própria faculdade de Direito.

Quando passou em concurso para procurador do trabalho, Renato se mudou para Recife. Foi então que começou a escrever livros preparatórios para concursos, motivado a ajudar outras pessoas a passarem para cargos públicos. Começou também a dar aulas e logo se tornou um professor bastante popular. No entanto, o apreço que seus alunos tinham por ele não coincidia com seu salário e o ritmo inflexível de trabalho. Inspirado por encontrar uma solução, Renato contratou um operador de câmera que pudesse gravar suas aulas em sua garagem e subir os vídeos em um site próprio. Dentro de um ano, a receita vinda de alunos que pagavam pelo conteúdo já havia ultrapassado 500 mil dólares.

O que é o CERS?

a) Um site que faz transmissão de vídeos de forma tão impecável quanto o Netflix
b) O maior provedor de cursos preparatórios do Brasil
c) A mais nova história de sucesso de uma startup de garagem
d) O resultado de um sonho conquistado por pessoas reais, com muito trabalho duro
e) Todas as anteriores

O sucesso precoce dos vídeos – afinal, 500 mil dólares em um ano é estrondoso para qualquer startup – fez com que Renato transformasse sua garagem em um estúdio profissional, onde outros professores também pudessem gravar. Nascia o Complexo Educacional Renato Saraiva, de onde veio a sigla. O faturamento do CERS cresceu 1000% (não cem, mil por cento!) entre 2010 e 2011 e Renato foi cantado por todo tipo de fundo de Venture Capital e Private Equity.

Precisando de alguém que complementasse sua visão empreendedora, convidou seu amigo, Francisco Salles, para ser sócio e diretor executivo do CERS. Francisco, que é empreendedor serial e esteve à frente de um dos maiores cursos presenciais do país, chegou em 2013 para assumir como CFO.

Hoje, o CERS desafia os altos preços de cursos preparatórios offline com um sistema que permite democratizar massivamente aulas online, lecionadas pelos melhores professores do Brasil. Isso porque, para que nenhum professor se sentisse desprestigiado como Renato se sentia, criou um modelo de horário flexível e de divisão de receita que direciona, ao professor, 30% a 50% dos ganhos com suas aulas pela plataforma. Isso permite que eles recebam até 10 vezes mais do que em cursos concorrentes.

Desde o primeiro conteúdo no site, em 2009, foram mais de 300.000 pessoas matriculadas. Em 2014, 31% de todos os aprovados no exame da OAB em todo o país eram alunos do CERS. Seus cursos são todos feitos sob medida para a realidade local e são sempre atualizados. O sistema de produção permite que o editor faça cortes e mixagem em tempo real, para garantir que todo o conteúdo seja o mais relevante possível e esteja no ar em até 3 minutos. O servidor da internet permite ainda que o aluno experimente uma transmissão de alta qualidade, independente da força da conexão dele.

Nova etapa para o crescimento

É por causa desse diferencial claro, do potencial de escalabilidade e dos dois grandes exemplos à frente do CERS que a Endeavor se orgulha em anunciar Renato Saraiva e Francisco Salles como os mais novos Empreendedores Endeavor! Eles passaram por diversas etapas e foram avaliados pelos maiores especialistas em negócios do país, até serem aprovados, no último dia 22/04, no 58º Painel Internacional de Seleção (ISP) em Santiago, Chile.

O processo de seleção da Endeavor acontece continuamente e tem duração média de nove meses. Só em 2014, mais de duas mil empresas foram avaliadas no Brasil, 300 foram entrevistadas e apenas 8 conseguiram a aprovação final. O objetivo é selecionar os empreendedores e negócios de maior impacto do país e apoiá-los com conexões transformadoras, para que eles cresçam em geração de emprego e renda, se tornando exemplos ainda mais inspiradores para as futuras gerações.

O sonho de Renato e Francisco é bem grande! Tornar-se a maior plataforma de conteúdo educacional no Brasil não vai ser pouco trabalho, mas sem dúvida eles já estão em um caminho de alto impacto. E afinal, se um funcionário público consegue tomar gosto pelo risco e se tornar um grande empreendedor, risco é que o Brasil fique pequeno para o CERS.

A Endeavor é a organização líder no apoio a empreendedores de alto impacto ao redor do mundo. Presente em mais de 20 países, e com 8 escritórios em diversas regiões do Brasil.

Acreditamos que a força do exemplo é o caminho para multiplicar empreendedores que transformam o Brasil e por isso trazemos aprendizados práticos e histórias de superação de grandes nomes do empreendedorismo para que se disseminem e ajudem empreendedores a transformarem seus sonhos grandes e negócios de alto impacto.

Deixe seu comentário

3 Comentários

Faça login para deixar seu comentário sobre este conteúdo
ordernar por: mais votados mais recentes
  1. ismael benedito de souza - says:

    0 curtidas
     
    Curtir

    Ola boa tarde eu me chamo Ismael Souza estou conhecendo o site da endeavor, mas aqui vai uma pergunta?
    o que de fato é a endeavor e qo que ela faz? é um tipo de incubadora? sem mais desde ja agradeço,
    ibsboy@hotmail.com.br

  2. Silvia Pires - says:

    0 curtidas
     
    Curtir

    Essas histórias me inspiram!!!! E parabéns a todos aqueles que não deixam de batalhar por seus sonhos!!!!

  3. Débora Gonsalez Pastana - says:

    3 curtidas
     
    Curtir

    Parabéns ! Admiro muito a Endeavor e seus empreendedores. Um dia quero fazer parte deste time de empreendedores de sucesso. #SonhoGrande

Parceiros
Criação e desenvolvimento: