Você já se perguntou por que
nosso conteúdo é gratuito?
Somos uma ONG de fomento ao empreendedorismo de alto impacto que capacita
4 MILHÕES
DE EMPREENDEDORES
A CADA ANO
Faça a sua doação e contribua para continuarmos
este trabalho em 2016!

5 motivos para comprar do pequeno negócio

LoadingFavorito
5 motivos para comprar do pequeno negócio

Toda grande empresa já foi uma PME cheia de desafios – muitas vezes até maiores do que o empreendedor imaginaria poder superar. Fato é que para crescer e chegar lá, é preciso começar, ralar, sonhar grande, persistir e não desistir.

Quanto mais favorável o mercado estiver para fortalecer os negócios locais, mais longe o empreendedor pode ir. É com esse objetivo que surge o Movimento do Compre do Pequeno, uma iniciativa do SEBRAE para que os pequenos negócios não sejam tão afetados pela instabilidade econômica que estamos vivendo. E afinal, quando a gente ajuda o pequeno negócio a crescer, toda a economia cresce junto.

Então que tal transformarmos nossa própria realidade?

Dia 5 de outubro é Dia Nacional da Micro e Pequena Empresa: priorize, incentive e fortaleça os pequenos negócios do seu dia a dia!

Independente do tamanho da sua empresa, ou se você encara isso como pessoa física ou jurídica, há algumas razões para você participar do movimento e comprar do pequeno:

1. É perto da sua casa

A padaria da esquina, o mercadinho do bairro, a borracharia, a lanchonete, a loja de calçados e uma infinidade de outros produtos e serviços sempre pertinho de casa. É tão comum ter tudo isso ao nosso alcance que nem percebemos como os pequenos negócios fazem parte da nossa história, tornando o nosso dia mais simples.

2. Ele é responsável por 52% dos empregos formais

Somam mais de 10 milhões, entre microempreendedores individuais, microempresas e empresas de pequeno porte – além de 4,2 milhões de produtores rurais. Juntos, são eles que mais geram empregos no Brasil. Isso faz muita diferença para milhões de trabalhadores que tiveram o primeiro emprego em um pequeno negócio e para milhões de brasileiros que sustentam suas famílias a partir do trabalho em uma pequena empresa.

3. O dinheiro fica no seu bairro

Comprar do pequeno negócio local faz que o dinheiro fique no bairro, possibilitando criar novas oportunidades, gerar mais empregos e distribuir melhor a renda. Além disso, valorizar o pequeno negócio da vizinhança na hora da compra é uma decisão que resulta em menos deslocamentos pela cidade, menos stress no trânsito, menos poluição ambiental. Isso também é qualidade de vida!

4. O pequeno negócio desenvolve a comunidade

Pequenos negócios valorizados movimentam o comércio local e promovem o desenvolvimento social. Ao comprar da pequena empresa, o consumidor ajuda os pequenos negócios a se fortalecerem. Isso estimula a empresa a inovar, a melhorar o seu desempenho, a diversificar a oferta de produtos e serviços, a atender melhor o cliente. A comunidade agradece a preferência.

5. Comprar do pequeno negócio é um ato transformador

O consumidor tem o poder de escolha. Eleger o pequeno negócio na hora da compra ajuda a fortalecer esses segmentos e impulsiona a economia. Portanto, a sua decisão de comprar dos pequenos negócios é um ato que pode transformar o país: ganha o pequeno negócio, ganha o consumidor, ganha o cidadão, ganha o Brasil. Comprar do pequeno negócio é um grande negócio para todos.

infografico compredopequeno

Fonte: Sebrae

Confira também a agenda de atividades no site do movimento e participe das palestras, cursos e workshops que estão acontecendo até o dia 5 de outubro. Afinal, toda PME carrega dentro de si o potencial de se tornar uma empresa de alto impacto.

SAIBA MAIS SOBRE O MOVIMENTO

Leia mais:

Simples Nacional: tudo que você precisa saber

PME: nós conseguimos ver você chegando lá, e você?

O passo a passo para se formalizar como empreendedor individual

A Endeavor é a organização líder no apoio a empreendedores de alto impacto ao redor do mundo. Presente em mais de 20 países, e com 8 escritórios em diversas regiões do Brasil.

Acreditamos que a força do exemplo é o caminho para multiplicar empreendedores que transformam o Brasil e por isso trazemos aprendizados práticos e histórias de superação de grandes nomes do empreendedorismo para que se disseminem e ajudem empreendedores a transformarem seus sonhos grandes e negócios de alto impacto.

Deixe seu comentário

Parceiros
Criação e desenvolvimento: