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4 motivos para prestar atenção ao comportamento organizacional da sua equipe

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4 motivos para prestar atenção ao comportamento organizacional da sua equipe

O comportamento organizacional, ou seja, a forma como seus funcionários encaram o trabalho, pode impactar diretamente o bom andamento dos negócios. Conheça 4 boas razões para investir nessa área e sair ganhando.

Quem nunca teve que lidar com aquele funcionário reclamão, do tipo: “ó vida, ó azar”? Sabe aquela pessoa que está sempre negativa em relação à tudo, cuja postura acaba contaminando o ambiente de trabalho e desmotivando toda a equipe? Pois é. E o pior é que uma situação dessas pode desencadear um problemão na sua empresa. Estamos falando de comportamento organizacional.

Você, enquanto empreendedor e líder, precisa ficar atento à isso. Problemas de comportamento organizacional podem impactar diretamente o clima do dia a dia do seu negócio, contaminar o ambiente e levar a produtividade, inovação e criatividade da sua equipe lá para baixo.

Comportamento organizacional é a forma como seus funcionários se comportam no ambiente de trabalho e em relação à sua empresa. Em geral, o comportamento dos membros está relacionado à cultura daquela organização e à sua política organizacional. 

O artigo A importância da cultura organizacional para sua empresa aborda o tema e explica direitinho do que se trata. É a cultura organizacional que vai desenvolver diretrizes para uma empresa de sucesso, a começar pela forma como os funcionários vão enxergar o negócio e agir dentro dele.

A seguir, vamos apresentar 4 boas razões para você pensar e avaliar o comportamento organizacional dos seus funcionários e investir na criação de uma cultura que esteja alinhada com os valores e a missão do negócio para que, cada vez mais, sua empresa possa crescer acompanhada do desenvolvimento pessoal e profissional de sua equipe.

1: Pode impactar a capacidade de inovação e a criatividade da sua equipe

Você já deve ter ouvido aquela história de que inovação não é algo que você impõe à uma organização, mas sim que nasce de dentro para fora, não? Quando dizemos isso, estamos falando de cultura e comportamento organizacional. Para criar um ambiente que proporcione e fomente uma cultura de inovação, você precisa garantir que isso esteja alinhado ao comportamento organizacional de sua equipe. 

De uma maneira mais simples: pense que sua empresa é como uma horta, e os frutos que nascerão dali correspondem ao resultado do trabalho da sua equipe. Para que esses frutos nasçam, você precisa, antes, preparar a terra, adubar e plantar as sementes. E o mais importante: assegurar que essas sementes estarão em terreno fértil para se desenvolverem.

O mesmo vale para a criatividade, inovação e até mesmo o clima e a postura de seus funcionários em relação ao trabalho. Para que os frutos sejam positivos, e consequentemente, seu negócio flua bem e seja um ambiente de inovação, é preciso criar um território fértil e propício também para isso. Então, é correto dizer, que cultura e comportamento organizacional são pontos de grande importância tanto para o desempenho tanto de empresas grandes, quanto para startups mais enxutas.

2: Tem tudo a ver com gestão de pessoa, engajamento da equipe e melhores resultados

Suas políticas e práticas de RH tem tudo a ver com o comportamento de seus funcionários dentro da organização. Eles estão motivados? Estão se sentindo pertencentes e importantes para a empresa? Eles estão conectados com a missão e os valores do negócio?

É comum encontrar empresas c0m uma gestão desorganizada de pessoas. Isso acontece, muitas vezes, porque o negócio cresceu muito rápido e não deu tempo de consolidar estratégias com o setor de Recursos Humanos (RH) ou porque isso tudo não era uma prioridade para a empresa. Seja qual for o seu motivo, se você identificou que sua empresa se encaixa nesse perfil, precisa agir rapidamente.

Em um ambiente assim, as pessoas não fazem nada além das suas obrigações, os funcionários não se preocupam com o resultado da empresa pois percebem que este tipo de comportamento resultará em nenhum benefício pessoal. Por isso, quem investe em uma gestão de pessoas e uma cultura corporativa de qualidade acaba gerando maior satisfação entre os clientes e obtendo maior lucro em suas atividades.

3: Para que seus funcionários saibam onde estão e possam agir de acordo

Quantas gafes você já deu em um país estrangeiro por não conhecer a cultura local? Se você não conhece as regras de um espaço, a probabilidade de você destoar no ambiente é grande. Da mesma forma, se um funcionário seu não sabe o que a empresa espera dele em termos de comportamento, como ele vai agir como tal?

Cada empresa é de um jeito, e podem haver diferenças gritantes entre os ambientes, e essas regras, ao contrário do que muitos pensam, não são óbvias para todos. Então, é muito importante deixar bem claro quais são os valores, visões e ideias em que a organização acredita e, mais do que isso, explicar para um novo funcionário “tim tim por tim tim” sobre como a empresa funciona e qual é a expectativa em relação ao comportamento dele. 

4: Para que esse comportamento desajustado com os valores da empresa não cheguem aos seus clientes

Quando um funcionário não sabe como a empresa funciona e desconhece sua política organizacional, fica muito complicado cobrar dele que transmita esses valores para seus clientes, não é mesmo?

E o pior: pode acontecer dele ter comportamentos incompatíveis com o que sua empresa deseja transmitir. E qualquer colaborador desalinhado é suficiente para causar uma má impressão do negócio. Por isso, aí está mais um motivo para a cultura organizacional deve estar presente e visível no dia-a-dia, envolvendo todos os setores da empresa.

Bom, agora que você já sabe mais sobre a importância do comportamento organizacional e a sua relação com cultura organizacional, inovação e gestão de pessoas, chegou a hora de colocar a mão na massa para fazer seu negócio crescer cada vez mais forte, fértil e lucrativo. Boa sorte!

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A cultura de inovação nas empresas

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