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Como Vender Gelo a Esquimós em Cinco Slides

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Vender sua ideia de negócio para investidores pode ser bastante fácil. Conheça os 5 passos comuns a apresentações de sucesso.

Toda boa apresentação de roadshow para investidores que eu já vi segue uma receita parecida de 5 slides.

Slide 1

Explique qual é o seu modelo de negócios! É gráfico, é limpo, e mostra exatamente o que você faz. No Submarino nós mostrávamos nossa home page com setas descrevendo os atributos chave do nosso serviço.

Slide 2

Mostre o tamanho do seu sonho! Ninguém quer financiar um sonho pequeno. Então mostre! No Submarino, nós dizíamos “teremos mais de 100 milhões de usuários de internet e mais de 50 milhões de consumidores online em uma década.” Na época, só havia 1 milhão de consumidores digitais.  Na Cetip (outra empresa que ajudei a abrir o capital), dizíamos que o mercado de dívida brasileiro estava apenas começando. “Empréstimos de hipoteca representam 2% do PIB, e vão representar 20% daqui dez anos. É uma oportunidade multiplicada por 10.”

Slide 3

Mostre que essa é a sua chance de aproveitar a oportunidade. Este é o slide mais difícil. Se a oportunidade é tão boa, outros vão competir no mercado e você tem que nos contar por que você vai vencê-los. As respostas típicas são: a) fomos os primeiros a entrar no mercado; b) contruímos uma marca e nossos clientes são leais; c) temos tecnologia superior que estamos constantemente melhorando; d) quanto mais pessoas usam nosso serviço, melhor ele fica, e já estamos bem maiores do que a concorrência ou; e) temos um recurso único (patente, processo, acesso a talentos). Pense muito sobre essa pergunta. Se você não tiver uma resposta convincente, deve ficar com medo até encontrar uma.

Slide 4

Quem é o seu time e por que ele é incrível? Seu time precisa ser incrível, mas infelizmente, também precisa parecer incrível. Bons nomes de universidades, outras empresas em que trabalharam ou que ajudaram a fundar ajudam bastante. Ótimas histórias de vida que mostram como o CEO passou por cima de obstáculos para ser bem sucedido também agradam a audiência.

Slide 5

Projeções financeiras que mostram como o negócio pode estar nos próximos 2 ou 3 anos. Projeções de prazo mais longo não têm credibilidade e você não ganha crédito com elas. Se você fez um bom trabalho no slide 1, eles já entenderam que no longo prazo vocês serão todos milionários.

É isso!

Pesquisas mostram que as pessoas julgam alguém ou uma ideia nos primeiros 30 segundos de encontro. Então, vista-se bem, sorria muito e seja confiante. Em segundo lugar, as pessoas nunca se lembram de mais do que três coisas de uma reunião. Se você enchê-las com apresentações de 30 páginas, elas podem se lembrar das 3 coisas erradas.

Martín Escobari  foi co-fundador e CFO do Submarino.com e hoje é diretor-executivo em São Paulo da General Atlantic LLC, uma empresa líder em global growth equity, onde chefia o  programa de investimentos da América Latina.

 

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Martín Escobari é diretor-executivo em São Paulo da General Atlantic LLC, uma empresa líder em global growth equity, onde lidera o  programa de investimentos da América Latina. Até 2011, foi sócio da Advent International em São Paulo, na qual liderou os investimentos na Cetip S.A., Frango Assado e a aquisição da GRV Solutions pela Cetip.  Antes de unir-se à Advent, Martín foi co-fundador e CFO do Submarino.com, empresa líder de varejo on-line, onde liderou o IPO e venda para Lojas Americanas (transação de US$ 1,6 bilhões).  Atuou, também, como profissional de investimentos no fundo de private equity GP Investimentos. Ele iniciou sua carreira como Associado no Boston Consulting Group em Nova York.  É graduado em Economia, magna cum laude, em Harvard College, possui MBA pela Harvard Business School com high distinction, onde também graduou-se como Baker Scholar.

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