facebook
Você já se perguntou por que
nosso conteúdo é gratuito?
Somos uma ONG de fomento ao empreendedorismo de alto impacto que capacita
4 MILHÕES
DE EMPREENDEDORES
A CADA ANO
Faça a sua doação e contribua para continuarmos
este trabalho em 2016!

Como ser Encontrado Facilmente no Google?

LoadingFavorito

Aprenda como aperfeiçoar as informações do seu domínio online, facilitando sua busca orgânica.

Existem duas maneiras de sua empresa aparecer nos resultados de busca do Google: na busca orgânica ou nos links patrocinados. Vou falar aqui sobre a primeira e num próximo post sobre a segunda.

Na busca orgânica, também conhecida como resultados naturais da busca ou busca gratuita, o Google exibe os links mais relevantes para a pesquisa efetuada. Alguns fatores são determinantes para que sua empresa apareça entre os primeiros resultados:

· Em primeiro lugar, você precisa ter em alguma página de seu site o termo de busca pesquisado.

· Além disso, esta página deverá estar indexada no banco de dados do Google. Uma das formas que você pode verificar quais páginas de seu site estão indexadas é digitar site:domínio na busca do Google. Ex: para ver quais páginas do site da Endeavor estão indexadas, digite site:endeavor.org.br (tudo junto).

· Relevância do termo pesquisado na sua página. Este termo é o título da sua página? Está em negrito? Aparece mais de uma vez? Está presente no endereço da página (url)? O algoritmo do Google procura entender a importância desse termo na página analisando a maneira como ele aparece nela.

· O Google dá bastante importância à quantidade e qualidade dos links espalhados pela internet que levam às suas páginas. Ter links para suas páginas provenientes de outros sites ajuda no posicionamento.

· Preste atenção ao texto que está no title e no meta name description na programação html de sua página. O texto que o Google utiliza nos resultados de buscas de suas páginas vem daí. Você pode (e deve!) editar esses textos para que sejam interessantes e descrevam com exatidão o conteúdo de cada uma de suas páginas.

Quem quiser se aprofundar nesse assunto pode pesquisar por otimização do site para buscadores ou SEO (search engine optimization). Esse é um tema bastante abrangente e existem muitas maneiras para melhorar o posicionamento da sua empresa nos resultados de buscas. Um bom ponto de partida é a página do próprio Google que traz as diretrizes para webmasters.

Também pode ser interessante dar uma olhada em duas ferramentas do Google que dão ideias de quanto e como as pessoas procuram por sua empresa ou pelos seus produtos e serviços: ferramenta de palavras-chave do Adwords e insights para pesquisa.

 

Rogério Silberberg é sócio-fundador da Blinks, uma plataforma para otimização de campanhas de links patrocinados e outras mídias de performance.

 

Leia mais:
Onde Encontro Meu Cliente?

 

 

 

 

 

 

, Fanatee, Sócio-fundador
Rogerio se formou na ESPM em 1995. Neste mesmo ano abriu um provedor de acesso a Internet com mais 3 sócios. Em 1998 foi trabalhar no ZAZ (atual Terra) na área de parcerias e comércio eletrônico. Saiu de lá para criar o site de entretenimento fulano.com.br, lançado em 1999, que com o passar do tempo, se transformou na agência F.biz, onde atuou até 2007. Depois  disso, desenvolveu o site de favoritos oyo.com.br. Em 2009 fundou a Blinks, uma plataforma para otimização de campanhas de links patrocinados e outras mídias de performance. Também é "mentoring partner" da Tree Labs, uma aceleradora de startups e atua na Endeavor desde 2000 como mentor.

Deixe seu comentário

Parceiros
Criação e desenvolvimento: