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Como Organizar Prospectos e Vendas

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Organizar o comercial é sempre um desafio, mas existem softwares amigáveis e que se encaixam com o perfil de cada empresa.

A dica de dezembro é para o empreendedor que precisa organizar e gerir o departamento comercial. Como controlar vendas e prospectos quando sua empresa escala e passa a ter mais de 100 propostas abertas, com valores, escopo, produtos e clientes diferentes?

Depois de muita procura, encontrei o Pipedrive. Mais uma solução criada pela nova geração de empreendedores do Vale do Silício, insatisfeitos com o status quo e sempre procurando reconstruir experiências incompletas.

O Pipedrive é quase uma rede social na interface e navegação. Imagine-se abrindo uma conta no Facebook ou Twitter. Simples, elegante e fácil. Os custos variam de 6 a 124 euros mensais, dependendo do tamanho do seu departamento comercial. O “dono da conta” pode definir os níveis de acesso dos colaboradores, caso a hierarquia da empresa seja mais rígida ou flexível. Você pode acrescentar quantos ‘deals’ quiser por cliente ou produto, cadastrar novos contatos para um mesmo cliente, convergir empresas caso estejam duplicadas no banco de dados, mudar, deletar e migrar contatos para outras empresas. Isso tudo de forma intuitiva e ‘sem dor’.

A ferramenta oferece ainda integração com o Google Calendar, notificações de tarefas por e-mail (tenho certeza que eles terão apps mobile em breve) e customização completa das etapas da venda. OK? Não? Então tem mais! Você pode importar e exportar arquivos CSV ou Excel dos clientes e/ou propostas e/ou empresas cadastradas.  E também linkar seus clientes ao Dropbox da empresa, outro serviço que vamos falar à beça nesse espaço.

Veja, não adianta impor processos e softwares pouco amigáveis ou que não tenham a ver com os valores da sua empresa. Não imagino a Nike, Apple ou 3M usando o Salesforce, maior software do setor. No meu caso o Salesforce não funcionou, nosso ambiente de vendas é leve, agressivo, rápido e fácil de lidar como o Pipedrive. Vale o teste, é no mínimo uma alternativa aos gigantes do setor.

Até a próxima e stay tuned! 

 

Gustavo Ziller é sócio-fundador da Aorta, maior desenvolvedora de aplicativos para smartphones e tablets do Brasil. Empreendedor Endeavor desde 2011.

 
, Aorta.Mobi, Empreendedor Endeavor
Gustavo é Empreendedor Endeavor e fundador da Aorta, maior desenvolvedora de aplicativos para smartphones e tablets do Brasil. Em um passado não tão distante co-fundou a Imago Filmes (produtora de vídeo) e a extinta e incrível Savassi FM (Rádio Educativa de Belo Horizonte). Recentemente colocou a música (como negócio) de volta na vida, co-fundando a Gato Preto Classics, uma fábrica custom de amplificadores valvulados para guitarra.

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    Testei o Salesforce e também o Pipedrive. De fato, o Pipedrive é interessante e mais “rápido” que o Salesforce. Porém, depois de alguns meses, ele engessou as atividades. Acabei migrando para um CRM chamado Plug CRM ( http://www.plugcrm.net ) que é um meio termo entre os dois, e ainda mais barato. Estou gostando.

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