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Como melhorar o seu produto

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Saiba como usar a pesquisa de mercado quando o seu produto ou serviço já está no mercado.

Demos início a uma série de artigos sobre pesquisas de mercado, explicando como conduzi-laspara lançar seu produto ou serviço. Agora, o foco é outro: como fazer uma pesquisa de mercado para melhorar produtos ou serviços que você já vende. Lembrando que, como na selva, no mercado não é necessariamente o mais forte que sobrevive, mas aquele que consegue se adaptar mais rapidamente. Ou seja, com inteligência e inovação você pode brigar com concorrentes muito maiores e com mais capital. Confira algumas recomendações:

Só faça essa pesquisa com quem já é seu cliente

Mais uma vez, você não está buscando tendências globais de consumo. Seu objetivo é conseguir informações relevantes para tomar decisões sobre sua estratégia. Os gurus dos conceitos de lean startups e metodologia de desenvolvimento de produtos recomendam que a pesquisa seja respondida por pessoas que:

- Experimentaram a funcionalidade principal do seu produto/serviço (quem comprou e não usou não adianta muito).

- Já usaram o produto pelo menos 2 vezes, pois a primeira impressão nem sempre é a que fica.

- Usaram seu produto nas últimas 2 semanas, porque pessoas com a memória fresca dão informações mais relevantes.

Descubra se o que você vende é útil

Principalmente nas empresas de tecnologia existe um problema muito grande: nunca sabemos se o que estamos criando é realmente útil ou é apenas “bacanudo”. Para identificar esse problema, existe um conceito chamado Product/Market Fit (sincronia do produto com o mercado).

A maneira mais fácil de descobrir se há utilidade no que você criou é perguntando como as pessoas se sentiriam se seu produto deixasse de existir. Se 40% ou mais falarem que ficariam “muito desapontadas”, meus parabéns! Se a taxa de pessoas muito desapontadas for menor que 40%, vale a pena reavaliar seu modelo de negócios.

Entenda como o cliente te enxerga

Isso vale pra tudo na vida: é impossível planejar exatamente como que as pessoas vão te enxergar. Numa pesquisa de mercado com clientes, você precisa descobrir como eles chegaram até você, se são seus entusiastas (recomendariam para outras pessoas) e principalmente, o maior valor que enxergam no seu produto (essa informação será mostrada em letras garrafais no seu material de vendas).

Conheça seus concorrentes

Apesar da parte importante do seu mercado ser o seu cliente, não custa nada perguntar o que ele usaria como substituto caso seu produto parasse de existir.

Acredite, você tem mais concorrentes do que imagina. Perguntar ao cliente usos alternativos ao seu produto é sempre uma boa.

 

Millor Machado trabalha com desenvolvimento de produtos e planejamento estratégico na Empreendemia e é editor do blog Saia do Lugar.

 

 

 

 

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