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Inspiração como força motivacional: entenda e aplique

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Seus colaboradores e parceiros não tem mais aquele brilho no olho? Saiba como engajá-los e fazer a mudança acontecer no seu negócio.

Quando falamos sobre as “chaves para o sucesso” de uma empresa, sempre pensamos em ferramentas de gestão, técnicas de vendas e facilidades de produção. Por mais que tudo isso seja muito importante, as ações nunca serão 100% efetivas se as pessoas responsáveis por elas não estiverem inspiradas. A inspiração é um componente essencial em qualquer empresa, seja na relação entre sócios, colaboradores, fornecedores e demais parceiros. Se pararmos para pensar, a inspiração traz uma série de benefícios: funcionários inspirados têm menores índices de faltas, o número de atrasos diminui, eles têm mais entusiasmo para aprender, crescer e propor inovações para a sua empresa e por aí vai.

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Da mesma forma, parceiros que estejam motivados em trabalhar com sua organização irão encontrar a melhor maneira de atendê-lo, prevendo suas necessidades e criando uma solução que irá atender com exatidão aquilo que sua empresa procura. O desafio aqui é manter cada pessoa constantemente motivada para dar o melhor de si em cada atividade. Esse é um dos grandes dilemas de toda liderança, mas que pode ser superado por meio de dedicação, entusiasmo e muito profissionalismo.

Pensando nisso, preparamos uma série de dicas para te ajudar a inspirar sua equipe e fazer com que todos comemorem quando uma segunda-feira chegar. Confira:

1. Compartilhe a razão de existir da sua empresa

Na década de 80, uma construtora ficou responsável pela reforma do Theatro Municipal de São Paulo, um verdadeiro templo da cultura que é o cartão-postal da capital paulista desde 1909. Em mais de 100 anos de história, o local já recebeu grandes artistas da música, teatro internacionais e eventos históricos, como a Semana de Arte Moderna de 1922. Mas o que os pedreiros, pintores e eletricistas que iriam realizar a reforma tinham a ver com isso? Ora, tudo.

Antes do início das atividades, eles foram recebidos no salão principal do Theatro e aprenderam tudo sobre a história do edifício. Durante os trabalhos, que duraram seis meses, os funcionários escutavam música clássica e, quando a obra foi concluída, a primeira apresentação realizada no local foi exclusiva para aqueles que ajudaram o Theatro a ser reformado. Assim, cada um dos trabalhadores teve a oportunidade de entender a importância daquela reforma e porque era essencial que a construtora entregasse um resultado de excelência.

A lição é clara: deixe seus parceiros conhecerem os sonhos que fizeram surgir a sua empresa e, com essa mobilização, estimule-os a abraçar esse sonho, contribuindo para que todos se mantenham constantemente inspirados e motivados.

2. Valorize as pessoas

Manter o entusiasmo das pessoas que fazem o seu negócio acontecer pode soar como algo estritamente emocional, mas é também uma tarefa que pode ser realizada de maneira pragmática. Um bom exemplo é a valorização de funcionários, clientes e demais parceiros. O funcionário que tem acesso a alguns benefícios ou recompensas pelo seu trabalho, desde um salário justo de acordo as habilidades do funcionário, passando pelos tickets de alimentação, transporte e cultura, certamente estará mais motivado a atingir a excelência. Vale lembrar que esse tipo de estímulo não deve ser dado com foco individual.

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Um profissional inspirado só existe dentro de uma empresa com bom ambiente de trabalho. Por isso, é importante apostar na integração entre as equipes, em uma infraestrutura de trabalho que garanta conforto e produtividade aos seus funcionários. Outra dica é sempre realizar pesquisas que verifiquem como anda seu ambiente empresarial. Sempre peça o feedback do time e valorize a opinião de cada empregado, dando respostas rápidas e justas. Dê ao seu funcionário um tratamento similar ao que seu cliente recebe, procurando sempre que ele esteja satisfeito e resolvendo os seus problemas ao mesmo tempo que cobra por resultados e inovações.

3. Vá além do mundo dos negócios

A inspiração e a motivação não surgem do nada, elas são respostas que criamos aos estímulos que recebemos. Acontece que nem sempre os estímulos que recebemos no ambiente de trabalho são suficientes. Por isso, é sempre preciso ir além: investir na leitura de livros, assistir filmes, peças de teatro, apresentação de danças e até mesmo realizar viagens para lugares que você desconheça.

Cada nova experiência é válida para inspirar, fortalecer o ânimo e dar um novo horizonte de possibilidades para cada funcionário.

E se você já está pensando em como transformar essas ideias em ações, aqui vão 2 opções: formar clubes de leituras entre funcionários ou uma pequena biblioteca pode ser disponibilizada no ambiente de trabalho; realizar premiações para equipes que ultrapassarem metas com ingressos para o cinema ou mesmo com pequenos pacotes de viagem. Os custos, claro, existem, mas os ganhos com a motivação extra dos funcionários são bem maiores.

4. Crie desafios

O ambiente de trabalho é bom, os funcionários estão satisfeitos com suas condições de trabalho, todos têm a oportunidade de crescer, aprender e conhecem bem o espírito do local onde trabalham, mas, por algum motivo, parece haver falta de motivação dentro da empresa. Ora, esse motivo pode ser a falta de desafios.

Por mais que uma empresa ande bem, ela nunca deve se acomodar e fazer com que seus funcionários percam o gás.

É importante que a empresa trace novas metas a serem alcançadas, tanto para a organização como um todo quanto para cada funcionário. Lembre-se de equilibrar bem a ideia de uma meta realmente desafiadora e uma meta impossível — esta última, ao ser revelada, irá causar o contrário do efeito esperado e desmotivar os seus funcionários. É estimulando os seus funcionários a quererem cada vez mais que eles vão melhorando o ambiente de trabalho, aumentando a sua produtividade e aperfeiçoando o atendimento e, consequentemente, a satisfação do cliente.

Com essas dicas, mostramos algumas maneiras de aumentar o entusiasmo e a motivação de uma equipe, mas existem outras. De toda forma, a inspiração é um combustível fundamental para que sua empresa trace uma rota de sucesso e, por isso, é dever da organização e de cada liderança responsável pela gestão de pessoas levá-la a cada um dos funcionários, parceiros e clientes. Time inspirado é sinônimo de sucesso e felicidade.

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