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Degraus para o sucesso: a inovação no core do negócio

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A inovação é parte essencial de qualquer empresa. Veja como Edgard Corona, empreendedor  à frente do Grupo Bio Ritmo, mantém sua equipe ligada nas tendências do setor. 

Com certa frequência sou convidado a participar de debates e discussões sobre o ambiente de negócios no Brasil e estratégias de sucesso para um mercado cada vez mais desafiador. Comecei minha trajetória empreendedora à frente do Grupo Bio Ritmo, ainda na segunda metade dos anos 1990 e de lá para cá colecionei sucessos, frustrações e, acima de tudo, lições valiosas que pavimentaram todo o caminho até aqui. Obviamente, não existe uma receita pronta que te garanta uma posição entre os líderes de mercado, mas, olhando para trás, destaco pontos que foram fundamentais na construção de uma marca forte e consolidada.

Veja também: Day 1 Fórmula do Empreendedorismo de Sucesso [Edgard Corona - BioRitmo]

Logo nos primeiros anos da Bio Ritmo, notamos que para crescer e bater de frente com os principais competidores da época precisaríamos dar um passo além e adotar ideias e processos completamente diferentes dos praticados pelo mercado. Inicialmente, investimos em consultores que pudessem nos direcionar, mas as respostas nunca nos saciavam. Foi então que assumimos a lição de casa e investimos em uma extensa plataforma de benchmarking, criando um programa de viagens aos funcionários da rede para que, com base no que viram fora, pudessem ter insights sobre o que estávamos fazendo de errado e sobre o que poderia ser aperfeiçoado.

Apesar de simples, a ideia foi um sucesso e se mantém até hoje. Atualmente, boa parte do nosso time visita periodicamente feiras e eventos nacionais e internacionais em busca de novas informações e ideias. Muitas vezes as equipes não estão em busca de nenhum ponto em específico, mas simplesmente de dados genéricos – e sim, há um motivo para isso.

Às vezes tropeçamos em informações que não parecem úteis num primeiro momento, mas que se compartilhadas e debatidas em equipe podem resultar em ideias geniais.

É o que chamo de sensação de célula dormente. Você tem uma célula que em um momento inesperado será ativada, necessitando que você surja com respostas imediatas e pontuais. Mas, claro, isoladamente, esse exercício jamais seria suficiente. Ainda em complemento ao programa de viagens, adotamos um modelo de gestão horizontal como modo de estimular a troca e geração de ideias. Desde muito cedo fomos ensinados a acreditar que a inovação vem da ponta, ou daqueles que ocupam cargos de liderança dentro de uma empresa. Quem entende de cliente é quem está no front. Daí que vem a informação e as ideias.

Testar rápido, corrigir rápido e implementar rápido faz parte da nossa cultura, o que também significa não ter medo de errar.

Nesse sentido, não matar ideias e criar mecanismos que deem voz aos funcionários e que os estimulem a contribuir com sugestões é um ponto essencial. Para exemplificar, recentemente um dos atendimentos da Smart Fit participou de uma reunião com outros dois colaboradores de uma das academias da rede. Dessa reunião, surgiu a ideia de colocarmos botões nos equipamentos de treino para que os clientes pudessem chamar os instrutores quando precisassem de ajuda.

Em outras palavras, partimos do princípio de que para chegar a ideias inovadoras e a resultados novos é preciso contar com a participação de todos, principalmente daqueles que estão na linha de frente do atendimento. Também entendemos que para acertar é preciso estar disposto a lidar com os erros que acontecerão no meio do caminho.

Leia também: E depois do fracasso, vem o quê?

Em mais de duas décadas, aprendemos que a experiência do consumidor com a nossa marca começa muito antes do primeiro contato com ela. Analisar hábitos e perfis de consumo foi fundamental para posicionar a empresa e apresentar os seus diferenciais. É com esse conceito em mente que lançaremos, em breve, linhas de roupas e de suplementos alimentares com a marca da Smart Fit. Ainda com base na análise que fizemos sobre o comportamento do consumidor, estamos estruturando projeto piloto para os clientes que fazem uso de isotônicos e outros líquidos antes ou após o treino.

A partir do próximo ano, todas as academias estarão equipadas com modelo de bar onde os clientes poderão consumir uma dose do produto, pagando mensalmente menos da metade do que seria pago em estabelecimentos comerciais convencionais. Em todos os casos, os projetos mencionados visam tornar acessíveis produtos e serviços adjacentes à prática esportiva e que potencialmente possam tornar a experiência de treino de nossos clientes ainda mais completa.

Leia também: O que a Bauducco pode te ensinar sobre atendimento ao cliente e paixão

Por mais que os diferenciais oferecidos não sejam o ponto central do nosso negócio, eles se apresentam como uma oportunidade única de incluir facilidades na rotina de treino de nossos clientes capazes de melhorar a percepção e a experiência deles com a nossa marca. Em acompanhamento à evolução do mercado, atualmente testamos uma série de novas iniciativas, algumas mais avançadas e em vias de serem adotadas pelas unidades da Bio Ritmo e Smart Fit em todo o país, outras ainda em estágio de avaliação e amadurecimento.

De todo modo, é certo que algumas medidas tomadas ao longo dos anos foram fundamentais em nossa história e que, em comum, todas partiram da inquietude de sempre buscar pelo novo. Em um mundo em constante mudança e em movimento, ficar parado não é a solução. O sucesso de ontem não garante o dia de amanhã. E é muito bom viver esse desafio e a oportunidade de contribuir para um mundo melhor

 

, BIO RITMO & SMART FIT , Fundador
Edgard Corona é engenheiro químico, trabalhou por 2 anos no setor siderúrgico e por 14 anos no setor de açúcar e álcool, em diversos cargos da terceira maior empresa do setor no Brasil. Foi vice-presidente de órgão de classes setoriais e Conselheiro da Copersucar. Em 1996, desligou-se para fundar a BIO RITMO/SMART FIT, maior grupo de academias da América Latina, que hoje totaliza mais de 317 academias, sendo 288 unidades da rede Smart Fit, além de 29 academias Bio Ritmo, que juntas somam mais de 1 milhão de clientes.

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1 Comentário

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  1. RAYMUNDO AVELINO - says:

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    É de fundamental importância, que o empresário esteja antenado aos sinais do mercado, para que possa pautar sua estratégia de alavancagem de negócio. Também, como foi registrado nesta matéria, é a predisposição de ir sempre em busca do novo, promovendo sempre, dentro de um planejamento, reuniões com os colaboradores que tem contatos diretos com os clientes.

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