Você já se perguntou por que
nosso conteúdo é gratuito?
Somos uma ONG de fomento ao empreendedorismo de alto impacto que capacita
4 MILHÕES
DE EMPREENDEDORES
A CADA ANO
Faça a sua doação e contribua para continuarmos
este trabalho em 2016!

Entenda a sazonalidade do seu produto

LoadingFavorito

Nem sempre é certo que um produto só será consumido em um determinado período do ano.

Quando um empreendedor tem a ideia de um novo produto, monta um planejamento de como o ele será lançado, o público que vai atingir, o mercado que quer conquistar, se tem concorrentes, como faria o marketing, embalagem, preço, como faria para produzir, tendo fábrica ou terceirizando a operação…. enfim, ele cria todo um business plan que depois vai se tornar oficial diante do estudo real de mercado.

Mas há situações em que o produto esbarra na tal sazonalidade. É o caso de produtos especiais de verão, carnaval, Natal e todas as datas comemorativas. É normal acontecer do consumidor reduzir o ritmo da compra de sorvetes no inverno, de água, de protetor solar… o inverso também funciona. Alguém se imagina comprando cobertor em janeiro?

Mas esta análise não é a mais profunda. A gente tem que ponderar clima, se vamos ter campanhas de incentivo, promoções, lançamentos…. tudo isso tem que ser levado em consideração quando pensamos em sazonalidade – porque este conceito nem sempre é válido.

Vou dar um exemplo que acaba de acontecer comigo. Minha nova empresa, a beauty´in, tem o beautydrink como carro chefe. Trata-se de uma bebida com muitas vitaminas e ativos de frutas que precisa ser consumida bem gelada. A princípio, pensamos que os meses de inverno seriam mais fracos para o produto, mas fomos surpreendidos por essa recente onda de calor que nos ofereceu um inverno quente e muito seco, trazendo uma explosão no consumo do beautydrink.

Ou seja, certeza mesmo a gente só tem que Papai Noel é tema de dezembro. Em relação ao resto, o empreendedor nunca pode sossegar. Analisar e criar estratégias que se adaptem à realidade é nossa obrigação.

Até a próxima,

 

Cristiana Arcangeli é empreendedora e atua no ramo de cosméticos desde 1986, fundadora de marcas como Phytoervas, Éh Cosméticos e Beauty'in.

 

Mais de Cristiana Arcangeli:
Escolhendo o Perfil do Diretor Comercial
Como ser Mais Feliz no Trabalho?
Seja um(a) Empreendedor(a) Serial!
Você Também é uma Marca!
Como Identificar Tendências de Mercado?

 

 

 

 
, Beauty'in, Fundadora

Cristiana é empreendedora e atua no ramo de cosméticos desde 1986. Exemplo de iniciativa e sucesso, é empresária, consultora de beleza e qualidade de vida multimídia, uma das mulheres que mais influenciou e contribui para o desenvolvimento do mercado de beleza e bem estar no Brasil. Fundadora de marcas como Phytoervas, Éh Cosméticos e Beauty In, tem inovado constantemente no mercado de moda, trabalho pelo qual foi reconhecida com diversos prêmios nos últimos anos. 

Deixe seu comentário

Parceiros
Criação e desenvolvimento: