facebook
Você já se perguntou por que
nosso conteúdo é gratuito?
Somos uma ONG de fomento ao empreendedorismo de alto impacto que capacita
4 MILHÕES
DE EMPREENDEDORES
A CADA ANO
Faça a sua doação e contribua para continuarmos
este trabalho em 2016!

Como o e-learning pode revolucionar a experiência do empreendedor

LoadingFavorito
Como o e-learning pode revolucionar a experiência do empreendedor

O e-learning pode ser relevante na vida do empreendedor antes e depois de seu negócio ser um sucesso!

Alguém começa um negócio, tem pouco investimento, pouco tempo, poucos recursos, mas muita vontade. Este cenário se repete por diversos cantos no Brasil e conta cada vez mais com um aliado que pode ajudar empresas e empreendedores a se desenvolverem e consolidarem seus projetos: o e-learning, com suas oportunidades de aperfeiçoamento online e capacitação voltadas para empredendedorismo, que se multiplicam e alcançam patamares que eram inimagináveis há cinco ou dez anos.

Para aqueles que estão dando o primeiro passo, um dos caminhos mais interessantes é voltado para cursos que te ajudam a consolidar sua ideia num negócio sustentável. Basicamente, é o processo de tirar as coisas do campo imaginário e levá-las para um cenário real e possível. “Stop talking, start (up) doing”. Seja através de conteúdos internacionais ou opções brasileiras, existem ofertas interessantes de e-learning voltadas para este fim, seja aqui na própria Endeavor ou em outros sites que fortalecem o empreendedorismo.

Um bom exemplo dessa jornada inicial pode ser visto no “Steve Blank’s How to Build a Startup Course”. Pense bem: um cara que conseguiu construir uma empresa de sucesso monta um curso para compartilhar essa experiência com você e te ajuda a também atingir esse objetivo. É uma rede que vai se formando em torno do empreendedorismo e das possibilidades que o e-learning oferece.

À medida que sua empresa cresce, os cursos e possibilidades de aprendizado vão crescendo juntos. As áreas de estudo começam a passar por vendas, recursos humanos, finanças avançadas e investimentos, por exemplo, e as questões se tornam cada vez mais complexas e instigantes. E o e-learning estará sempre lá, te auxiliando da forma que mais puder ser útil.

Dê o segundo passo

O que mais impressiona neste cenário de “revolução da experiência” é que o e-learning não precisa ficar focado apenas em conhecimento externo. É possível e recomendável que o método venha para dentro da organização. Quando sua empresa começa a crescer, é fundamental que a base histórica, cultura e treinamentos estejam sempre documentados e ao alcance das mãos a qualquer momento.

Uma lei que prezamos muito aqui na Samba Tech, é o conceito de ‘Small is Beautiful’. Ao atingir um pequeno sucesso, muitos empreendedores tendem a burocratizar processos e guardar todo aquele conhecimento adquirido ao longo do tempo para si só. Pois esse é o momento de fazer justamente o contrário: todo o aprendizado e embasamento que você adquiriu nos cursos e na experiência prática deve ser pulverizado para dentro da organização, de uma forma ágil e eficiente.

Contar com um LMS (Learning Management System) simples e eficiente é a melhor forma de garantir que sua empresa guarde informações relevantes e espalhe na medida certa. Aqui, nós utilizamos este método para criar uma “Academy” interna, que valoriza nossa cultura e auxilia em diversas operações e processos.

Para poder usufruir ainda mais dos benefícios do e-learning, é bom manter uma estrutura focada num design amigável, responsivo e com detalhes de gamification para tornar a experiência de aprendizagem mais agradável e imersiva.

Também é possível integrar diversas técnicas de ensino digital para ser mais efetivo em seus métodos internos, como o uso do m-learning (Mobile Learning), para adaptar a sua aula aos diversos devices de smartphones/tablets ou usar o Design Instrucional para criar um estudo adaptativo de acordo com o perfil do seu aluno.

As opções no mercado são diversas, as chances de utilização são excelentes e o aproveitamento está na mão do empreendedor. Fique atento a esse movimento que existe por aí e faça bom proveito para você e sua organização!

, Samba Tech, CEO
Gustavo Caetano fundou a Samba Tech há 10 anos. Devido ao seu estilo inovador e ousado ele tem sido convidado para falar sobre inovação nos maiores eventos do planeta.
Foi eleito uma das 50 mentes mais inovadoras do país pela revista Proxxima (Meio&Mensagem) e ganhou por duas vezes o prêmio de CEO do ano (Pequenas Empresas Grandes Negócios e The Next Web). Sua startup foi eleita por 3 vezes nos Estados Unidos como uma das100 empresas mais inovadoras do mundo e a Forbes a colocou como uma das 10 Startups para se observar na América Latina. Recentemente entrou para a lista da revista Fast Company como uma das 10 mais inovadoras da América Latina e Caetano foi eleito pelo MIT como uma das 10 mentes mais inovadoras do país.

Deixe seu comentário

Parceiros
Criação e desenvolvimento: