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Como dimensionar uma equipe de marketing para sua empresa?

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Artigo_Como dimensionar uma equipe de marketing para sua empresa

Descubra o tamanho ideal da sua equipe de marketing para ter um time com alta competência e visão estratégica.

Todos os dias nos deparamos com grandes desafios no mundo dos negócios como a concorrência cada vez mais acirrada, queda nas margens de lucros, lançamentos de novos produtos, internet, redes sociais, mobilidade, e outros fatores que nos levam a várias incertezas. Para enfrentar essa turbulência as empresas precisam contar com uma área de marketing cada vez mais competente, estruturada, rápida, e além de tudo com uma visão estratégica do negócio apurada.

Há pouco tempo se pensava que estruturas de marketing eram necessárias somente em grandes corporações, mas hoje essas áreas são vitais para as pequenas e médias empresas. E como dimensionar uma área de marketing em uma pequena ou média empresa? Qual o grau de senioridade que devo ter nessa equipe?

O ponto de partida é lembrar que o marketing é responsável pelos 5 P´s: produtos, preços, promoção, praça e processos de negócios da empresa. Nesse prisma a empresa precisa ter um plano de marketing definido abordando essas 5 dimensões.

Um importante passo para dimensionar a equipe é saber separar atividades operacionais das atividades estratégicas dentro do marketing. Precisamos dimensionar isso claramente, pois os talentos com senioridade devem trabalhar na maioria das vezes nas atividades estratégicas deixando as atividades operacionais para talentos que estão no início de suas carreiras. Classifique cada atividade a ser desempenhada no marketing e quantas horas mensais serão necessárias para a realização delas. Um talento sênior deve ter em média 70% de atividades de alta complexidade e estratégicas. Esse levantamento proporcionará o dimensionamento correto da quantidade de talentos seniores, plenos e juniores sua equipe comportará. Uma analogia que podemos fazer é que os talentos juniores são responsáveis pelo levantamento de dados, os talentos plenos em transformar esses dados em informação, e os talentos seniores em transformar essa informação em conhecimento para a empresa tomar uma decisão.

Na segunda avaliação, é importante que se separe as equipes em núcleos de competência para atender os 5 P´s, definindo separadamente uma estratégia, uma tática e ações para cada um deles. Cada núcleo focado em cada um dos P´s proporcionará um ganho de escala, especificidade e competência que elevará os resultados da equipe. Separe seus talentos nesses núcleos avaliando a necessidade de senioridade que precisa para cada um deles. Um talento pode trabalhar com mais de um núcleo de competência, mas com o plano de trabalho separado para cada um deles.

Por último, é normal que sua equipe de marketing não tenha todo o conhecimento e especializações que necessita no dia a dia de trabalho. Uma equipe de marketing inteligente busca em outras empresas de marketing prestadoras de serviços a especialidade que muitas vezes não tem.

Imagine por exemplo que uma empresa necessite fazer um trabalho estatístico para determinar o tamanho de mercado para seus produtos em uma localidade. É melhor e mais rápido contratar uma empresa especializada em geo-referenciamento estatístico do que desenvolver pessoas e ferramentas para tal finalidade. Busque empresas parceiras competentes para suprir suas pequenas demandas ou suprir algumas fraquezas do seu time.

Trabalhando nessas dimensões certamente sua empresa poderá ter um time de marketing com alta competência e visão estratégica, e principalmente adequada ao tamanho e capacidade de investimentos e gastos que seu negócio comporta.

Rogério Garchet é Diretor de Marketing B2B da Algar Telecom.

, Algar Telecom, Diretor de marketing B2B
Lecionou na Escola Superior de Marketing e Propaganda (ESPM) e a atualmente é professor de Marketing Relacionamento do MBA do IETEC – MG. É conselheiro e mentor de empresas participantes da Endeavor Brasil. Especialização em Estratégia pelo Centro de Excelência em Planejamento Estratégico e em Marketing e Liderança pela NorthWestern University – Kellogg School of Management e Fundação Dom Cabral.

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