Você já se perguntou por que
nosso conteúdo é gratuito?
Somos uma ONG de fomento ao empreendedorismo de alto impacto que capacita
4 MILHÕES
DE EMPREENDEDORES
A CADA ANO
Faça a sua doação e contribua para continuarmos
este trabalho em 2016!

Como Atrair, Reter e Motivar Talentos?

LoadingFavorito

Divida mais que o sonho – divida o lucro! É muito importante dividir o resultado financeiro com as pessoas que conquistaram o sonho com você.

Para atrair, reter e motivar os talentos da sua empresa será importante que você tenha um sonho grande e saiba comunicar e engajar a todos os funcionários. Mas tudo isso só terá valor para companhia se for para motivar e alinhar as pessoas em busca da maximização (de forma sustentável) do lucro, que deve ser o objetivo de todas as empresas.

São os lucros que irão atrair gente boa e motivada, gerando oportunidades para o crescimento das pessoas e, consequentemente, da empresa.

A razão para o lucro ser o principal fator de atração, retenção e motivação de longo prazo é que as pessoas sempre almejam aumentar sua remuneração e suas conquistas financeiras.

É muito importante que a empresa ofereça um clima de trabalho agradável, respeitoso, com oportunidades de aprendizado e crescimento profissional, mas a principal razão pela qual o funcionário irá acordar cedo e dar o seu máximo são as ambições de comprar um imóvel, viajar com a família, custear estudos dos filhos…

“Placas e bandas de músicas têm o seu lugar. Mas, sem dinheiro, as recompensas perdem muito impacto” – Jack Welch

Um sistema baseado na meritocracia, atrativa e transparente de remuneração variável é o que alavanca o potencial das pessoas.

A remuneração variável tem o papel de estratégico de reter e motivar os talentos imperdíveis da companhia e de atrair talentos do mercado. Nunca se esqueça de que o principal ativo das empresas são pessoas talentosas, motivadas, crescendo com seus resultados e recompensadas por isto.

As duas alternativas mais utilizadas para implementar a remuneração variável são através de bônus anual ou participação nos lucros, resultados de curto prazo e táticos, e stock options, resultados de longo prazo e estratégicos.

Eu sempre recomendo que os empreendedores implementem um plano de stock options, pois cria a convergência de interesses e objetivos da empresa e dos executivos a longo prazo; direciona os executivos para a visão de perpetuação e criação de valor sustentável do negocio e cria um valor emocional para o executivo  – “sócio” da empresa! 

 

Donato Ramos é sócio-diretor da Mundo Verde, mentor Endeavor desde 2008.

 

Confira mais de Donato Ramos:
Governança Corporativa em PME's
Muito Além do Capital

 

 

 

 

, Mentor Endeavor

Donato Ramos atua na área de Private Equity da Squadra Investimentos.  Foi sócio-diretor da Mundo Verde, maior rede de varejo de produtos naturais, orgânicos e saudáveis do Brasil. Tem experiência em diversos mercados como serviços B2B, indústria de bens consumo, Banco de Investimentos, franchising e varejo. Ao longo de sua jornada profissional, desempenhou cargos em operações, vendas, marketing e finanças. Desde 2008 é mentor Endeavor e atualmente faz parte do conselho consultivo da Birutas Mídias Mirabolantes e da Sedi. Desde 2011 é mentor da aceleradora de negócios digitais 21212.

Deixe seu comentário

1 Comentário

Faça login para deixar seu comentário sobre este conteúdo
ordernar por: mais votados mais recentes
  1. MARCELO SAMOGIN - says:

    0 curtidas
     
    Curtir

    Qualquer que seja a arquitetura ou potencial de ganho do modelo de remuneração variável, valorize a combinação inteligente entre indicadores de desempenho individuais e em grupo. O sucesso da empresa acontece sempre em grupo. Este formato materializa e orienta os funcionários em sua atuação no dia a dia. Marcelo Samogin Diretor da Remunerar – Inteligência em Meritocracia e remuneração

Parceiros
Criação e desenvolvimento: