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Growth Hacking: a expressão que tem o poder de mudar sua empresa

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O Growth Hacking é a nova forma de fazer marketing, mas será que sua empresa está preparada para essa revolução?

Você já ouviu falar em Growth Hacking? Essa expressão que já faz parte do livro de cabeceira de todo profissional de marketing está ditando o sucesso de muitos empreendedores. Para entender melhor o assunto, batemos um papo com Samir Patel, fundador da  Dorevolution. Direito do Vale do Silício, o empreendedor compartilhou vários aprendizados que viraram 5 episódios de uma Websérie focada em Growth Hacking. Que tal dar uma espiada no conteúdo?

1. O futuro do marketing é o Growth Hacking?

O marketing de 15 anos atrás é bem diferente do que vemos hoje em dia. Antes, quase ninguém falava sobre como medir clicks e downloads, quantificar campanhas era praticamente como caçar uma agulha em um palheiro. Graças aos avanços da tecnologia e uma mentalidade “data driven”, empreendedores estão vendo uma revolução no modo de anunciar e propagar seus produtos e serviços. Será que a sua empresa sabe onde focar seus recursos nessa nova era?

2. As 7 pessoas que você precisa em um time de Growth Hacking

Para conseguir estruturar sua área de Growth Hacking, o primeiro passo é entender em qual estágio sua empresa está e como ela é estruturada. Saber quanto seu negócio tem de recurso também é muito importante,  isso vai determinar qual perfil de profissional você deve procurar.

Na maioria das empresas, a área é formada por 7 perfis:  um guru dos canais que você deseja estar presente, alguém que seja voltado para dados e quantificação, um VP de Growth, um analista, um designer, um copywitter e, claro, um hacker. Se você quer estruturar seu time da melhor maneira, não deixe de assistir o vídeo completo.

3.  Os desafios do Growth Hacking: como priorizar o canal certo

Você vai focar no Facebook ou em e-mail marketing? No Linkedin ou no Twiiter? Saber qual canal atacar é um dos maiores desafios do Growth Hacking, mas ele tem uma saída relativamente simples: foco e priorização de ações. Mas, antes de você saia por aí preparando um planejamento, vale lembrar que apostar em Growth Hacking nem sempre  é a melhor saída.

Empresas que estão nos primeiros estágios de desenvolvimento de produto, aquelas que ainda nem fizeram um MVP, podem acabar colocando os pés pelas mãos e perdendo muitos recursos. Se você quer evitar esse cenário, não deixe de conferir as dicas que Samir Patel compartilha ao falar sobre o assunto.

4. As características de um líder growth hacker

Ser o líder de área de Growth é praticamente como ser o maestro de uma orquestra. Você não precisa saber tocar todos os instrumentos para conduzir uma boa música, mas sim entender como cada um deles funciona e explorá-los da melhor maneira possível. Se fossemos resumir, seria algo como: aprendendo a aprender. Ser um líder não é fácil, mas se você estiver aberto a mudanças e a ouvir seu time seus resultados podem ser uma próxima sinfonia de Beethoven.

5. Crescendo sem gastar: ferramentas gratuitas de Growth Hacking

Se você pensava que as ferramentas de Growth Hacking eram usadas só por grandes empresas, se enganou! Existem diversas ferramentas e sites gratuitos que podem te dar muitos insights sobre a sua estratégia de marketing. Mas, por mais que isso seja incrível, nada substitui um bom papo com alguém que compartilha os mesmo desafios que você. Que tal marcar um fórum sobre Growth Hacking com outros empreendedores que atuam no mesmo setor que você?

Dados e métricas são mais do que apenas números, eles podem ser o diferencial da sua empresa. Já pensou em quanto você pode poupar de recurso e esforço se souber, antes mesmo de lançar uma campanha, qual a probabilidade dela ser bem sucedida? Não deixe de assitir a série completa, clicando aqui.

*Este artigo é uma parceria de produção entre Endeavor e Sebrae

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A Endeavor é a organização líder no apoio a empreendedores de alto impacto ao redor do mundo. Presente em mais de 20 países, e com 8 escritórios em diversas regiões do Brasil.

Acreditamos que a força do exemplo é o caminho para multiplicar empreendedores que transformam o Brasil e por isso trazemos aprendizados práticos e histórias de superação de grandes nomes do empreendedorismo para que se disseminem e ajudem empreendedores a transformarem seus sonhos grandes e negócios de alto impacto.

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