Você já se perguntou por que
nosso conteúdo é gratuito?
Somos uma ONG de fomento ao empreendedorismo de alto impacto que capacita
4 MILHÕES
DE EMPREENDEDORES
A CADA ANO
Faça a sua doação e contribua para continuarmos
este trabalho em 2016!

Comece por Você

LoadingFavorito

Livro de Reid Hoffman, fundador do LinkedIn, quebra o antigo paradigma de que é necessário subir degraus em uma empresa. O caminho é investir em você mesmo.

Empreender não se trata apenas de cuidar essencialmente da empresa. O empreendedor tem muito a conhecer sobre si mesmo e, a partir disso, deixar suas próprias características – paixões, vontades e ambições – traçarem seu caminho rumo ao sucesso. O mercado de hoje não permite mais o conceito de que uma pessoa precisa se dedicar a subir de posição em uma empresa durante toda sua vida.

É sobre isso que discorre o “The Start-up of You”, escrito por Reid Hoffman, fundador do LinkedIn, ao lado de Ben Casnocha, autor acostumado com o mundo do empreendedorismo (do qual ele também faz parte, inclusive). O livro é um grande trabalho que ensina, como o próprio diz, como acelerar sua carreira em um mundo competitivo como de hoje, no qual não existem mais empregos seguros, nem acordo empregador-empregado. Com o nome de “Comece por você”, foi lançado em português no mercado brasileiro no mês de junho.

Trocar experiências, mudar de emprego, de área e até de país, então, são fatores positivos na formação do caráter empreendedor. Ir e voltar não significa falhar, mas sim uma tendência normal e saudável do mercado atual. Só assim é possível saber o que realmente ama e como pode se adequar melhor em ambientes diferentes, uma leitura parecida com a proposta do LinkedIn – rede social baseada nas trocas de informações sobre habilidades, experiências e interesses profissionais das pessoas.

Aproveite quem está em sua volta para o seu próprio crescimento. Identifique as oportunidades do mundo e, assim, invista em você mesmo, para desenvolver habilidades que te propiciem cada vez mais afinidade com este mundo no qual você está inserido. “Você não pode apenas dizer ‘eu tenho um diploma, tenho direito de ter um emprego, agora alguém descubra como me contratar e me treinar’”.

Hoffman e Casnocha dão vários outros conselhos para você se adaptar ao futuro, investir em si mesmo e moldar sua carreira. Confira alguns deles:

Pense como se você fosse uma start-up. Os dias nos quais dependíamos de grandes corporações acabaram. Muitas práticas de empresas que estão na fase de start-up podem ser aplicadas em sua carreira, como criar uma rede de contatos, tomar mais riscos e correr atrás do que você quer para si mesmo.

Crie um plano ABZ. Monte um plano que comece com A (o que você está fazendo agora), B (o que você quer e tende a fazer) e Z (o que faria caso nada desse certo). Trabalhe com essas três variáveis, pois assim você tomará mais riscos sem se ser barrado pelo medo do fracasso.

Tente, mas em projetos paralelos. No Brasil, principalmente, poucos conseguem correr muitos riscos. Como arriscar, então? A dica é ter projetos paralelos primeiro, para descobrir o ambiente no qual você está entrando.

Tinha identidade, independentemente de onde você está. Vestir a camisa é importante, mas manter sua personalidade é importante para ir e vir sem tropeçar.

Fique próximo de quem você se espelha. Ao lado de quem já é o que você quer ser, você irá crescer demais, dia após dia.

“The Start-up of You” atingiu o primeiro lugar na Amazon no período de  lançamento, no inicio deste ano. O LinkedIn, por sua vez, possui 150 milhões de usuários ao redor do mundo. Reid Hoffman também ajudou a fundar o PayPal, e possui investimentos no Facebook, Zynga, Last.fm, entre outros. Faz parte do quadro de conselheiros da Endeavor Global.

 

Por Vinícius Victorino, da equipe de Cultura Empreendedora – Endeavor Brasil.

 

 

 

 

 

A Endeavor é a organização líder no apoio a empreendedores de alto impacto ao redor do mundo. Presente em mais de 20 países, e com 8 escritórios em diversas regiões do Brasil.

Acreditamos que a força do exemplo é o caminho para multiplicar empreendedores que transformam o Brasil e por isso trazemos aprendizados práticos e histórias de superação de grandes nomes do empreendedorismo para que se disseminem e ajudem empreendedores a transformarem seus sonhos grandes e negócios de alto impacto.

Deixe seu comentário

Parceiros
Criação e desenvolvimento: