facebook
Você já se perguntou por que
nosso conteúdo é gratuito?
Somos uma ONG de fomento ao empreendedorismo de alto impacto que capacita
4 MILHÕES
DE EMPREENDEDORES
A CADA ANO
Faça a sua doação e contribua para continuarmos
este trabalho em 2016!

Comece Com o Que Você Conhece

LoadingFavorito

Parte da série: Regras Para se Tornar um Empreendedor de Alto Impacto

O texto abaixo é baseado em um estudo realizado pelo Endeavor’s Center for High-Impact Entrepreneurship (C-HIE) sobre estratégias chave para o sucesso das startups. O estudo é baseado em entrevistas com 55 Empreendedores de Alto Impacto de 11 países.

As melhores ideias de negócios costumam estar bem debaixo do seu nariz. Quando for começar um empresa, ao invés de ficar procurando uma ideia extremamente inovadora, comece com aquilo que você sabe. Os empreendedores podem identificar vantagens competitivas em uma indústria e receber feedbacks mais rápido quando eles já conhecem essa indústria e os potenciais consumidores. Muitos empreendedores se tornaram bem sucedidos criando empresas em áreas em que já tinham experiência.

A guru da maquiagem Bobbi Brown compartilhou seu insight sobre o que “Começar com o que você conhece” significa para ela.

“Eu tive um amor de vida inteira com a maquiagem. Quando era uma garotinha, eu costumava pegar a maquiagem da minha mãe e pintar todas as minhas bonecas, até pintei o cachorro uma vez! Foi só na faculdade, quando tentava decidir o que fazer da minha vida, que minha mãe me perguntou “Finja que é seu aniversário e você pode fazer qualquer coisa que quiser, o que seria?”. Eu disse para ela que gostaria de ir a uma loja da Marshall Fields e brincar com maquiagem. Ela disse ‘então você deveria se tornar uma artista de maquiagem’. E foi o que eu fiz. Eu estava frustrada com a falta de opções encantadoras de maquiagem para mulheres. As cores disponíveis na época  faziam parecer que as mulheres estavam usando maquiagem – então você reparava na maquiagem antes de reparar na mulher.  Não existia nada no mercado que realçasse a beleza natural da mulher. Quando eu comecei a fazer maquiagem, não queria necessariamente abrir uma empresa. Só queria fazer um batom que parecesse um lábio, só que melhor. Esse primeiro batom se tornou o Marrom nº 4 e era de um marrom rosado. Eu percebi que nem toda mulher gosta de tons nus, então criei mais nove tons de batom inspirados em diferentes mulheres que eu conhecia. Lancei essas 10 cores na Bergdorf Goodman em 1991 – e esse foi essencialmente o começo da Bobbi Brown Cosméticos.”

Vinte anos depois, os cosméticos da Bobbi Brown são vendidos em 56 países em 988 lojas no mundo todo. Como dá para perceber, começar com o que ela conhecia foi a chave para o sucesso da Bobbi.

Dados do Centro de Empreendedorismo de Alto Impacto da Endeavor sugerem que a maioria dos empreendedores de alto impacto começam o que conhecem.

Entre os melhores Empreendedores Endeavor – aqueles cujas empresas cresceram em média 20% ao ano nos últimos 3 anos – 94% começaram negócios que tinham três fatores:

1. O negócio estava em um mercado ou indústria em que o empreendedor já tinha alguma experiência;

2. O negócio usava habilidades que o empreendedor já tinha adquirido; e,

3. O empreendedor tinha proximidade o suficiente com os consumidores para engajá-los muito cedo e com frequência.

Uma cabeleireira se transformou em Empreendedora de Alto Impacto começando com que ela conhecia: cabelo.

Quando Heloísa Helena Assis (a Zica) descobriu que mulheres com cabelo crespo (como ela) não tinham acesso a produtos de qualidade para seus cabelos no Brasil, ela decidiu aproveitar sua experiência como cabeleireira para desenvolver um produto patenteado que controla e amacia os cachos. Pouco tempo depois, Heloísa e seus sócios Rogério, Leila e Jair abriram o primeiro salão do Instituto Beleza Natural em 1993. Sucesso imediato, o Instituto rapidamente cresceu para 26 salões franqueados no Rio de Janeiro e em São Paulo, e hoje emprega mais de 1000 pessoas. Cada franquia atende até 1000 clientes por dia, com até 40 atendimentos simultâneos através do seu processo de sete passos. Claramente, porque ela era representante do seu próprio público-alvo, Heloísa conseguiu desenvolver um produto que atendesse as necessidades dos consumidores por muitos anos e, assim, proporcionar a base para o sucesso do Beleza Natural.

 

Originalmente publicado no Endeavor Global Entrepreneurship Blog. Veja o post original.

Cadastre-se aqui para receber muitos outros artigos práticos para melhorar o seu negócio!

 

 

 

 

A Endeavor é a organização líder no apoio a empreendedores de alto impacto ao redor do mundo. Presente em mais de 20 países, e com 8 escritórios em diversas regiões do Brasil.

Acreditamos que a força do exemplo é o caminho para multiplicar empreendedores que transformam o Brasil e por isso trazemos aprendizados práticos e histórias de superação de grandes nomes do empreendedorismo para que se disseminem e ajudem empreendedores a transformarem seus sonhos grandes e negócios de alto impacto.

Deixe seu comentário

Parceiros
Criação e desenvolvimento: