Você já se perguntou por que
nosso conteúdo é gratuito?
Somos uma ONG de fomento ao empreendedorismo de alto impacto que capacita
4 MILHÕES
DE EMPREENDEDORES
A CADA ANO
Faça a sua doação e contribua para continuarmos
este trabalho em 2016!

Então coaching é tipo uma terapia?

LoadingFavorito
Então coaching é tipo terapia?

A resposta é simples: não! Entenda as diferenças entre coaching e terapia e saiba como o empreendedor pode se beneficiar.

Qual a diferença entre coaching e terapia? Como são processos nos quais o cliente senta em frente a um profissional facilitador com algum anseio, e ambos promovem momentos de reflexão, existe muita confusão sobre a diferença entre as duas experiências. Ambos são valiosos para o entendimento pessoal e até complementares em alguns casos, mas são duas técnicas diferentes. Entenda:

Terapia

A terapia trabalha com pessoas que apresentam problemas, disfunções ou transtornos psicológicos e psiquiátricos. Possui um caráter clínico, geralmente realizado por um profissional de Psicologia, que tem como propósito investigar e analisar os conteúdos trazidos pelo paciente para solucionar o problema.

De maneira geral, o terapeuta busca o esclarecimento e o porquê de algo que aconteceu ou o motivo de determinado comportamento, através disso, é fechado um diagnóstico e ele faz as intervenções que julgar necessárias.

Coaching

Prática mais recente, o coaching trabalha com pessoas que não necessariamente sofrem de algum transtorno psicológico e/ou psiquiátrico, ou seja, não tem caráter clínico. O foco está sempre no futuro, em atingir objetivos específicos. O olhar é sobre a solução, e não na detecção de um problema. Não há diagnósticos nem aconselhamentos.

O profissional auxilia o cliente (que não é um paciente) a descobrir um objetivo pessoal e/ou profissional, a ter clareza e a identificar as limitações e recursos que estão em seu caminho, seja dentro ou fora do ambiente de trabalho. Todos os resultados são mensuráveis e apresentados ao final do processo.

Em síntese, a resposta mais simples sobre a principal diferença entre as práticas é:

coaching tem como foco objetivos futuros, é um empoderamento do ser. Já a terapia é a cura por meio da resolução de problemas do passado que afetam o presente.

As duas técnicas têm seus valores e eficiências, variando de acordo com as necessidades de cada pessoa.

Atualização:

Agradeço todos e a cada um dos comentários sobre esse texto, pois foram fundamentais para que pudesse trazer a mim um grande aprendizado. 

Depois de alguns anos de trabalho e nesses últimos dias pude refletir de forma diferente sobre esse assunto. 

A mídia e a
lgumas pessoas ainda insistem em ressaltar as diferenças entre as coisas, e entendo que para determinados temas isso é de fato importante, mas essa situação toda me fez questionar se realmente é importante ressaltar tanto as diferenças entre Coaching e Terapia, uma vez que ambos tem o mesmo grandioso e belíssimo propósito, que é o de ajudar as pessoas a serem mais felizes, a fazerem de suas vidas, vidas mais plenas, a terem mais qualidade de vida!!??

E o que veio no meu coração é que não vale não, perder tempo em enumerar as possíveis diferenças, por que realmente, na tentativa de ser objetivo para tratar sobre isso, corremos o grande risco de sermos simplistas e fazer com que algum colega se sinta desrespeitado mesmo sem ser a nossa intenção. E ainda assim, não conseguir, de fato, traduzir de forma clara essas tais diferenças com tantas mudanças na própria Psicologia. 

Talvez o verdadeiro motivo de qualquer explicação sobre as diferenças seja a informação. E se então é isso, a informação que quero passar é se você quer ser mais feliz, ter uma vida mais plena, ambas alternativas são válidas, tanto Psicoterapia ou Coaching irão te ajudar. Procure por profissionais de confiança, procure por especialistas, converse com pessoas que já passaram por um e/ou por outro processo e tire suas dúvidas sobre o que é melhor para você no seu momento de vida. De repente essa pode ser a melhor forma. Não adianta generalizar e correr o risco de ser injusto.

Tenho absoluta paixão pela minha profissão, sou Psicóloga e Coach, e tive o privilégio de estudar as duas coisas, e isso tem me ajudado muito a contribuir com as pessoas. Talvez essa seja uma demanda da nova era, coisas vão se transformando e as coisas vão se agregando, se unindo pelo propósito maior. S2

Leia mais:

O sucesso é ir de fracasso em fracasso sem perder o entusiasmo

, UM%, Co-fundadora
Ana Paula Bellati é Sócia Fundadora e Master Coach da UM%, empresa de Coaching formada por um time de especialistas em gente que tem técnicas próprias misturadas a teorias consagradas e que acredita que o mundo pode melhorar a partir de cada um.

Deixe seu comentário

15 Comentários

Faça login para deixar seu comentário sobre este conteúdo
ordernar por: mais votados mais recentes
  1. 3 curtidas
     
    Curtir

    Nem todas as vertentes da terapia buscam solucionar problemas do passado, no entanto, acredito que, a grosso modo, a diferenciação exposta no artigo serve para entender do que cada atividade trata.

  2. Murillo Rodrigues dos Santos - says:

    2 curtidas
     
    Curtir

    Como apontado aqui por inúmeros outros profissionais da psicologia, que como eu, comungam da opinião de que este texto presta um desserviço a informação do que realmente é o trabalho de um psicólogo. A terapia não é somente uma prática clínica voltada para uma visão patologizante do sujeito, mas um profundo processo de busca por compreensão da subjetividade. A autora deveria rever seus conceitos.

  3. adriana de oliveira - says:

    1 curtidas
     
    Curtir

    Segundo o código de ética do psicólogo, um dos deveres do psicólogo é fazer e cumprir o código de ética.
    II. O psicólogo trabalhará visando promover a saúde e a qualidade de vida das pessoas e das coletividades e contribuirá para
    a eliminação de quaisquer formas de negligência, discriminação,
    exploração, violência, crueldade e opressão.
    Psicologia promove saúde e qualidade de vida. Obrigada.

  4. andrea pereira dias - says:

    1 curtidas
     
    Curtir

    A psicoterapia não é um processo focado em pessoas que tem problemas, disfunções ou transtornos psiquiátricos. Ela é aplicável em processos de mudança pessoal ou profissional, desenvolvimento pessoal ( há anos a psicologia estuda o desenvolvimento humano e suas potencialidades, não somente suas fraquezas e problemas) -Com força no mundo há a Psicologia Positiva voltada para o florescimento humano.

  5. 4 curtidas
     
    Curtir

    Com respeito à autora, sou psicóloga e coach e acho fundamental que os leitores interessados pelo tema busquem análises mais profundas e críticas sobre as diferenças desses processos. Como muito bem colocado nos comentários anteriores, a psicoterapia é também um instrumento de desenvolvimento com foco em soluções e na saúde indo muito além do atendimento a desordens mentais e questões do passado.

  6. 4 curtidas
     
    Curtir

    Me admira ler isto na Edeavor. Texto e visão parciais. O Coaching é realmente diferente da terapia e sua definição está ótima , afinal é seu exercício. E uma ferramenta originada na PNL, que visa apoiar um cliente na busca de seus objetivos. Já a psicoterapia é exercício de um profissional que até pode usar Coaching em sua atuação de facilitdor sistêmico e promotor de saúde.

  7. GISELE VENTURA ESSOUDRY - says:

    12 curtidas
     
    Curtir

    Psicoterapia é só para quem tem transtornos? É exatamente aquele pensamento antigo e ultrapassado de quem vai ao psicólogo é louco, em pleno 2015! A autora, neste texto, de forma sutil denigre a profissão do psicólogo (5 anos de formação) para assim poder valorizar o coaching (2 semanas de formação). Que, aliás, vai bem de encontro a tendência da nossa sociedade de buscar soluções fáceis e rápidas

  8. 13 curtidas
     
    Curtir

    Como se resolve problemas que já passaram? Psicoterapia não é sinônimo de doença e problema. Percebo que o problema de alguns coaches é justamente ter uma visão superficial e equivocada do ser humano e da psicologia. Sugiro que busque informações mais aprofundadas sobre o tema.

  9. Lizi Dorneles - says:

    15 curtidas
     
    Curtir

    Ana, vc como coach deveria se informar sobre o que é Psicoterapia. Psicologia é uma ciência e seu texto é totalmente leigo! Fico chocada como tem gente que escreve e fala com convicção daquilo que não possui conhecimento algum! Fica a dica!

  10. Gabriela Godinho - says:

    11 curtidas
     
    Curtir

    Infelizmente o texto trás uma visão pessoal e muito equivocada do que é a terapia. A psicologia clínica possui diversas abordagens com inúmeras estratégias e oferece para o sujeito participante inúmeros benefícios, inclusive o empodeiramento. A surpresa maior está no fato da autora ser psicóloga.
    O coaching e a terapia possuem inúmeros benefícios, não é preciso sobrepor um ao outro.

  11. Raiza Provana Bertoncini - says:

    11 curtidas
     
    Curtir

    Muitos clientes procuram psicólogos sem necessariamente estar com transtornos ou problemas, muitas linhas focam nas ações presentes da pessoa para modificar o futuro, estimulando-a combater crenças disfuncionais.
    Não sabe do que esta falando ou se informe ou não fale, não venda o seu peixe argumentando que o peixe do outro é ruim.

  12. 19 curtidas
     
    Curtir

    Sou psicólogo e coaching e não posso deixar de expressar a minha surpresa com a desinformação da autora acerca da prática psicoterapêutica. Dizer que a psicoterapia se resume a trabalhar fatos passados ou que enfoca apenas problemas é um desconhecimento considerável sobre o que se pretende escrever. Isso não é admissível nenhum artigo minimamente sério.

    Fábio Siqueira

  13. 12 curtidas
     
    Curtir

    Procure um psicólogo, acho que você precisa conhecer um!

  14. 31 curtidas
     
    Curtir

    Sou psicólogo e coach e este texto presta um desserviço ao público. Uma vez que trás perspectivas e crenças pessoais da autora frente ao processo terapêutico.
    A página deveria ter um protocolo padrão de checagem para os textos postados aqui, pois um texto sem embasamento e qualquer respaldo, definindo um processo tão importante quanto a terapia é uma falha grave.

  15. 61 curtidas
     
    Curtir

    Como todo o respeito, a profissional falou bobagem. sou coach e psicólogo, e a psicoterapia não está necessariamente associada a problemas, muito menos a coisas do passado. É também um instrumento de desenvolvimento e empoderamento. Esta pessoa tem uma visão popular do que é psicoterapia. Culpa dos psicólogos sim, que não sabem se posicionar. Mas o texto não é verdadeiro…

Parceiros
Criação e desenvolvimento: