Você já se perguntou por que
nosso conteúdo é gratuito?
Somos uma ONG de fomento ao empreendedorismo de alto impacto que capacita
4 MILHÕES
DE EMPREENDEDORES
A CADA ANO
Faça a sua doação e contribua para continuarmos
este trabalho em 2016!

Como a incubadora do Cietec pode ajudar a sua startup de tecnologia

LoadingFavorito
Como a incubadora do Cietec pode ajudar a sua startup de tecnologia

O Cietec apoia jovens empresas de tecnologia a montar seus planos de negócio e iniciar operações.  Saiba se é o momento de você procurar uma incubadora e como ela pode te ajudar

Empreender no Brasil ainda é um grande desafio. Falta incentivo, investimento, infra… a única coisa que não falta é o brilho nos olhos e garra dos empreendedores. Felizmente, de alguns anos para cá, ganha corpo no Brasil um ecossistema de iniciativas voltadas exclusivamente a apoiar você, empreendedor, nessa grande missão que é desenvolver, lançar, gerir e fazer crescer o seu negócio. Se o seu lance é tecnologia e inovação, se tem uma grande ideia relacionada a esses temas e quer empreender, ou se sua startup acaba de sair do forno, o Centro de Inovação, Empreendedorismo e Tecnologia, em São Paulo pode te ajudar a decolar.

O Cietec, entre outras coisas, gere uma incubadora. Já ouviu falar nisso? Quando uma criança nasce prematura, ela passa por um período dentro de uma incubadora, um espaço protegido e assistido para que se fortaleça e possa ganhar o mundo em segurança. A mesma ideia vale para uma incubadora de empresas: um ambiente em que o empreendedor receberá aconselhamento, orientação, mentoria, ou qualquer outro apoio técnico que precisar para que possa estruturar um plano de negócio robusto para sua empresa e lançá-la no mercado sem medo.

Mas, o que exatamente uma incubadora como essa faz por mim e pela minha empresa?

Muita coisa. Basicamente, o objetivo deles é capacitar você e à sua empresa para que ela comece a operar e crescer. Eles vão apoiar sua empresa em diferentes frentes:

Aprendizado: você contará com a consultoria técnica de profissionais experientes que te ajudarão em diversas frentes, começando por elaborar o seu plano de negócio, e passando por todas as outras questões relacionadas ao campo jurídico empresarial, de propriedade intelectual e design, assessoria em marketing e comercialização, e gestão empresarial.

Casa, comida e roupa lavada: alguns programas de incubação são residentes, o que significa que sua empresa receberá um espacinho no Cietec para se estabelecer. Isso quer dizer ganhar em economia, infra (você poderá usar internet, telefene e salas de reunião), proximidade com os profissionais que trabalham lá e networking, pois assim como você, haverá outras empresas ali. Mas mesmo que você não participe de um projeto residente, poderá usar salas de apoio e reunião e usufruir de todo o ecossistema de troca de informações e relacionamentos do Cietec.

Informação: os programas também abrem as portas de importantes instituições de pesquisa e laboratórios da USP, como o IPEN e o IPT, para você acessar e usar informações e serviços cientificos e tecnológicos

Contatos: sim. Além do networking que você já faz lá dentro, eles estarão do seu lado no momento de buscar investidores. Incubadoras podem te ajudar a pensar o melhor caminho e a se preparar para abordar esse parceiro.  

Afinal, posso inscrever meu projeto no Cietec?

Para inscrever sua empresa, ela precisa preencher 3 requisitos:

Estar no comecinho da vida: como a própria palavra, incubadora, sugere, o Cietec é um centro voltado a empresas recém-nascidas. Muitas vezes apenas ideias no papel ou que estejam começando suas operações. Sim, é apenas para quem está começando.

Existir nas vias legais: você não pode se inscrever como pessoa física. Os programas são voltados a empresas. Contudo, não é preciso ter CNPJ para inscrever a sua.  Caso o projeto seja aprovado, você terá um prazo de 90 dias após a aprovação para regularizar essa situação.

Atuar na área de tecnologia: o trabalho do Cietec é focado em empresas de base tecnológica ou do campo da Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC). Se você se encaixa nesse perfil, esse é o lugar para você. Se não for, você pode procurar outros espaços voltados a empresa como a sua.

Como funcionam exatamente os programas?

O Cietec desenvolve 3 formatos diferentes de incubação, mas o formato do seu será definido depois que o projeto for aprovado, junto com eles. Há, também, programas residenciais –ou seja, você se instala fisicamente ali – e não residenciais.

-      Pré-Incubação: para projetos em fase inicial de desenvolvimento de plano de negócio (residentes)

-       Incubação: empresas que acabaram de nascer e estão começando suas operações. (residentes ou não).

-       Pós-incubação: para empresas jovens, mas que já estão em operação (residentes sou não)

É só chegar lá e pronto?

Você pode ir até lá para conhecer quando quiser. O espaço fica no campus da USP (Universidade de São Paulo) Todo mês eles organizam uma palestra gratuita para conhecer empreendedores e tirar dúvidas sobre o funcionamento da incubadora.

Como me inscrevo?

Para inscrever um projeto, você deve passar por um processo seletivo que, basicamente, irá avaliar se o seu projeto está alinhado com sua missão, se o projeto é, realmente, relevante tecnicamente.

Primeiro, você vai fazer um cadastro simples no site. Com isso, vai receber um material mais detalhado sobre o programa e o modelo de proposta do Cietec. Não esqueça de ler o edital com calma e atenção e seguir as especificações do envio do projeto. Para se inscrever, há o pagamento de uma pequena taxa. O cadastro você faz clicando aqui.

Segundo, você vai apresentar o seu projeto. No prazo de um mês, você vai saber se sua inscrição foi aprovada. Se sim, você será convidado a apresentar o projeto a um comitê interno. Eles vão querer saber todos os detalhes, esteja preparado. Depois dessa fase, você saberá se foi aprovado, ou não.

Não há dúvida de que os ganhos de participar de um processo de incubação são imensos. Mesmo que a pegada do Cietec não seja a sua, há diversas incubadoras, focadas em áreas diferentes, que podem te apoiar. A seguir uma relação de outras incubadoras em outros estados e com outras áreas de atuação:

Amazonas

CIDE

Ceará

PADETEC

Destrito Federal

CDT

Minas Gerais

Habitat 

Fumsoft 

Centev

Pará

Incubadora UFPA

Paraíba

Incubadora Tecnológica de Campina Grande

Paraná

Intec

Pernambuco

Cais do Porto 

Nectar 

Rio Grande do Sul

Raiar

Rio de Janeiro

EITEC

Instituto Gênesis

Bio

COPPE-RJ 

Santa Catarina

Celta

Midi Tecnológico

Instituto Gene

São Paulo

Supera

Incamp 

Fipase 

A Endeavor é a organização líder no apoio a empreendedores de alto impacto ao redor do mundo. Presente em mais de 20 países, e com 8 escritórios em diversas regiões do Brasil.

Acreditamos que a força do exemplo é o caminho para multiplicar empreendedores que transformam o Brasil e por isso trazemos aprendizados práticos e histórias de superação de grandes nomes do empreendedorismo para que se disseminem e ajudem empreendedores a transformarem seus sonhos grandes e negócios de alto impacto.

Deixe seu comentário

2 Comentários

Faça login para deixar seu comentário sobre este conteúdo
ordernar por: mais votados mais recentes
  1. Adriano Pinheiro - says:

    1 curtidas
     
    Curtir

    Boa Tarde !

    Tenho um projeto para criar um aplicativo para celulares/tablets na área de serviços. Sou MEI – Micro Empreendedor Individual – pois recentemente tive que emitir NF para uma empresa de um serviço de tradução que realizei.

    Minha dúvida é: Eu me enquadro na apresentação de projetos nos moldes do Cietec?

    Obrigado,

    Adriano Rosa Pinheiro.: adrianbr999@hotmail.com

  2. Adriano Pinheiro - says:

    1 curtidas
     
    Curtir

    Boa Tarde!

    Tenho um projeto de criação de aplicativo para celular na área de serviços. Sou MEI – Micro Empreendedor Individual – tenho CNPJ aberto.

    Sou tradutor, e recentemente tive que emitir NF de serviço por exigência da empresa.

    Minha dúvida é, posso me inscrever no Cietec para submeter esse meu projeto?

    Obrigado,

    Adriano Rosa Pinheiro – adrianbr999@hotmail.com

Parceiros
Criação e desenvolvimento: