facebook
Você já se perguntou por que
nosso conteúdo é gratuito?
Somos uma ONG de fomento ao empreendedorismo de alto impacto que capacita
4 MILHÕES
DE EMPREENDEDORES
A CADA ANO
Faça a sua doação e contribua para continuarmos
este trabalho em 2016!

Você está pronto para ser o CEO da sua empresa?

LoadingFavorito
Você está pronto para ser o CEO da sua empresa?

O que é um CEO? Qual o seu papel dentro da organização? Você está pronto para ser um CEO? Ou melhor, que habilidades precisa desenvolver para ocupar esse cargo dentro da sua empresa?

Não basta ser o dono para ser o CEO da sua empresa. Ser CEO é muito mais do que mandar, é inspirar, motivar e fazer junto. A seguir, falaremos sobre o que é exatamente um CEO e quais características um empreendedor deve nutrir para se tornar muito mais do que o dono e comandante da empresa, para se tornar um líder inspirado e fazer a empresa crescer e superar expectativas. 

De uns anos para cá, quando falamos de comando de empresas sempre aparece a figura do tal do CEO. Inclusive, muitos empreendedores se autodeterminam CEOs de suas empresas. Mas, você sabe exatamente qual o papel de um CEO dentro de uma organização? E qual a diferença entre CEO, presidente , chairman, VP, por exemplo? E, mais do que isso, o que é preciso para ser um bom CEO?

Vamos lá: a definição de CEO

A sigla CEO significa “Chief Executive Officer”. Assim como há o CEO, em grandes empresas também existem os CFO ou CMO, por exemplo. O CFO é o Chief Financial Officer, e o CMO é o Chief Marketing Officer. Isso significa que são pessoas dentro de suas organizações que comandam aquelas áreas específicas. Assim, o CMO é o maior executivo na empresa da área de marketing, e o CFO na área financeira. O CEO, por sua vez, seria o “chief dos chiefs”, o chefe dos chefes.  Ou seja, o executivo que está acima de todos os executivos da empresa. 

Mais do que isso, o CEO é uma figura muito importante pois cabe à ele defender os melhores interesses da empresa e de seus funcionários perante o conselho e o grupo de acionistas. Daí vem todo aquele papo da importância de ser um líder, muito mais do que um “chefe”. (Falaremos mais sobre isso a seguir).

Seu objetivo como empreendedor é crescer, não é? Com o crescimento, vem complexidade de gestão: de pessoas, de cargos, de tarefas de demandas. E muitas vezes vem também -e isso é uma coisa boa, ok?- o aporte de capital de novos sócios do negócio, fundos de investimento, por exemplo. Então, mais do que nunca, para lidar com tanta gente e tanta complexidade, é muito importante  entender como funcionam os cargos e hierarquias dentro de uma empresa.  

Cabe ao CEO lidar com toda essa complexidade e pensar estrategicamente para que o barco continue andando e não afunde num caos criado, justamente, pela complexidade ou por conflitos de interesse oriundos da mesma.

OK. Deixando a hierarquia de lado, o que preciso para ser o CEO da minha empresa?

Não há dúvida que muito mais do que ser o dono. Como falamos antes, o CEO é a figura que vai inspirar, motivar e pensar estrategicamente para que a empresa tenha bons resultados. Então, se você quer ser o CEO da sua empresa, precisa pensar sobre sua postura enquanto líder.

De acordo com este artigo da EXAME, há 5 características que todo CEO precisa ter:

1. Calma e autoconhecimento

Como CEO, você estará constantemente sob muita pressão, e precisará superar muitos desafios. O CEO está exatamente no topo de todos os funcionários da empresa, e exatamente abaixo de todos os investidores da empresa. Então, claro, para ocupar um cargo de tanta responsabilidade e cobranças, é preciso que a pessoa seja calma, lide bem com situações de estresse e consiga tomar decisões assertivas mesmo sob forte pressão.

Autoconhecimento: ninguém é perfeito: todos têm pontos fortes e pontos fracos e é preciso conhecê-los bem. Quando se está em um cargo de liderança, a primeira coisa que é preciso saber, além de tudo sobre o mercado em que se atua, claro, é o que a pessoa é capaz ou não de fazer. Um CEO não trabalha sozinho, ele tem uma equipe de gestores e diretores que estão ali, justamente, para apoiar o trabalho do CEO.  Então, se esse líder não se conhece, como poderá montar um time que complemente suas habilidades?

2. Reconhecimento de valores e cultura empresarial

O CEO está ali para perpeturar e fazer crescer a empresa. Então, antes de mais nada, ele precisa entender e conhecer muito bem os valores e a missão da organização e como estes se relacionam com a cultura da mesma. No artigo Casca grossa: como empresas com Founder’s Mentality se destacam, Chris Zook fala exatamente sobre isso. 

“As empresas com melhores desempenhos no mundo hoje têm retornos acima da média, ganham rápida participação no mercado, mantêm sua vantagem competitiva por um longo tempo e criam empregos em um mundo que precisa desesperadamente deles. E quatro dentre cinco dessas empresas têm elementos claros que as impulsionam, os quais podem ser associados a algo especial ligado aos seus fundadores (ainda em atividade, ou não): a Founder’s Mentality (ou a mentalidade do fundador) – aquelas forças e valores do empreendedor que formam uma cultura organizacional que, de alguma forma, sobrevive e persiste, definindo o que fez aquela empresa especial em como ela compete, ou excelente em como ela se comporta.

3. Firmeza de determinação

O trabalho do CEO não é simples. Serão desafios diários que ele terá que enfrentar. Apenas com uma grande capacidade de se manter firme frente à situações de muita pressão, e muita determinação, será possível encontrar saídas duradouras e sólidas para a empresa.

De uma maneira simples: se você não sabe dizer “não”, então não está pronto para ser CEO. Mas isso não significa que você nunca estará, ok? Somente que deve trabalhar para desenvolver essa competência. Quem sabe passar por um processo de coaching pode te ajudar nesse novo desafio. 

4. Integridade e comprometimento 

Já ouviu falar naquele papo de que o CEO tem um elevador particular para não cruzar com as outras pessoas da empresa? Ou que ele é tão importante que não coloca os pés na empresa? Então, esqueça isso. É exatamente o contrário. Não há dúvida de que um CEO é uma pessoa ocupada, mas um bom CEO deve estar totalmente comprometido com a companhia, e não com ele mesmo. Enquanto líder, o CEO deve serro grande exemplo da empresa.

5. Buscar sempre mais e melhor

A busca por melhorias contínuas não pode parar. O mercado não para os concorrentes não param, se acomodar e considerar a “missão cumprida” não é um comportamento que cabe para um CEO. Esse líder não pode se acomodar -mesmo que os resultados superem as expectativas. É trabalho dele subir sempre a régua e motivar seu time a buscar mais e melhor.

 Leia mais:

Aumente a produtividade da sua empresa com 5 dicas 

Como é ser um CEO mais novo que os diretores? 

A Endeavor é a organização líder no apoio a empreendedores de alto impacto ao redor do mundo. Presente em mais de 20 países, e com 8 escritórios em diversas regiões do Brasil.

Acreditamos que a força do exemplo é o caminho para multiplicar empreendedores que transformam o Brasil e por isso trazemos aprendizados práticos e histórias de superação de grandes nomes do empreendedorismo para que se disseminem e ajudem empreendedores a transformarem seus sonhos grandes e negócios de alto impacto.

Deixe seu comentário

Parceiros
Criação e desenvolvimento: