facebook
Você já se perguntou por que
nosso conteúdo é gratuito?
Somos uma ONG de fomento ao empreendedorismo de alto impacto que capacita
4 MILHÕES
DE EMPREENDEDORES
A CADA ANO
Faça a sua doação e contribua para continuarmos
este trabalho em 2016!

A essência do seu negócio: 4 lições sobre cultura que aprendemos no CEO Summit Rio

LoadingFavorito
Museu_do_Amanhã_2

Nesta última segunda-feira (26), a cidade maravilhosa foi palco de um dos eventos mais inspiradores do ano, o CEO Summit Rio. Confira as principais lições.

Duda Falcão, co-CEO do Grupo Eleva Educação, é responsável pela gestão e estratégias de crescimento de 60 unidades de ensino em todo o país, onde estudam mais de 30 mil alunos. Ainda assim, ela faz questão de entrevistar cada novo funcionário na companhia — dos estagiários aos ocupantes de cargos mais elevados.

“Vejo se a pessoa tem brilho nos olhos, se tem vontade, se é uma ‘yes person’. Ela tem de ser positiva”, contou ela nesta segunda-feira (26) durante painel do CEO Summit Rio, evento que reuniu a comunidade empreendedora no Museu do Amanhã. O motivo para querer conhecer cada potencial contratado é claro: esse processo é vital para manter a cultura organizacional da empresa.

O tema da cultura foi muito debatido durante o evento. Não poderia ser diferente: o modo de ser da organização, sua essência, como os funcionários perseguem sua visão e missão, são alguns dos principais legados deixados pelos empreendedores (em geral, podem ser mantidos por muito tempo depois que eles deixam o negócio).

Nos próximos dias, publicaremos na íntegra os vídeos do CEO Summit Rio — que teve participações de figuras como Daniel de Jesus que começou na vida empreendedora vendendo picolés no trem antes de criar a fábrica de cosméticos Niely (vendida para a L’Oréal em 2014).

Neste artigo, reunimos as principais lições dos participantes sobre como criar e manter uma cultura na sua empresa.

  • Tudo começa na contratação

“Cultura começa no momento que você está selecionando. Eu costumo perguntar para todo mundo: por que aqui? Por que você quer trabalhar aqui? Depois, cultura é o que você faz no dia a dia, uma constante exemplificação de tudo o que você espera.”

Duda Falcão, co-CEO do Grupo Eleva Educação

  • Qual é o seu propósito? Seus funcionários sabem disso?

“A nossa cultura partiu do nosso propósito. A gente nunca teve um método, nunca contratamos headhunters: contratávamos as pessoas por meio das redes sociais: gente que conhecia e curtia a do bem™. Quando a gente comunicou a venda para a Ambev, neste ano, estava um pouco tenso. Mas no dia seguinte as pessoas estavam normais, super empenhadas, porque tínhamos um propósito, uma causa, bem definidos.”

Marcos Leta, fundador da do bem™

  • A cultura também pode ser mudada pelas situações

“A cultura é transformada pela crise, não tem escolha. Quando a empresa passa por momento de crise, isso vira dominante na cultura. A gestão de crise é algo muito particular, duro, objetivo — depois, a cultura estará transformada, com novas lideranças, austeridade nos custos e gestão mais eficiente.”

Fabio Carvalho, presidente do conselho de administração da Casa & Vídeo e especialista em recuperação de empresas

  • Cultura também deve ser levada em conta na hora de uma aquisição

“Quando a gente compra uma escola, ela vem com uma cultura. É algo que a gente analisa: se ela bate com a nossa. Depois, a gente passa por um período de seis meses a um ano em que implantamos um “toolkit” com as nossas ferramentas, com nossos sistemas de metas de de avaliação, ações de reconhecimento.”

Duda Falcão, co-CEO do Grupo Eleva Educação

A Endeavor é a organização líder no apoio a empreendedores de alto impacto ao redor do mundo. Presente em mais de 20 países, e com 8 escritórios em diversas regiões do Brasil.

Acreditamos que a força do exemplo é o caminho para multiplicar empreendedores que transformam o Brasil e por isso trazemos aprendizados práticos e histórias de superação de grandes nomes do empreendedorismo para que se disseminem e ajudem empreendedores a transformarem seus sonhos grandes e negócios de alto impacto.

Deixe seu comentário

Parceiros
Criação e desenvolvimento: