Você já se perguntou por que
nosso conteúdo é gratuito?
Somos uma ONG de fomento ao empreendedorismo de alto impacto que capacita
4 MILHÕES
DE EMPREENDEDORES
A CADA ANO
Faça a sua doação e contribua para continuarmos
este trabalho em 2016!

CEO Summit 2012: A força da rede empreendedora

LoadingFavorito

Em sua 11ª edição, o evento reflete o crescimento, a consolidação e a articulação entre o mercado e a comunidade empreendedora.

(Divulgação/Endeavor Brasil)

Mauro Terepins, da Ernst & Young Terco, moderou a conversa com Raphael Klein, da Via Varejo.

A começar pelo nome, que interpreta a sigla CEO como Chief Enterpreneur Officer, em vez do costumeiro Chief Executive Officer, o evento anual CEO Summit SP, organizado pela Endeavor, em parceria com a Ernst & Young Terco, revelou, em sua 11ª edição, a evolução de sua representatividade perante a comunidade do empreendedorismo.

Realizado no dia 17 de outubro, no Hotel Unique, em São Paulo, o evento atraiu mais de 700 pessoas, entre empreendedores, investidores e executivos de renome no mundo corporativo, e cumpriu a missão de ir além da disseminação de melhores práticas, também gerando oportunidades de interação.

“O CEO reflete o mercado, o quanto cresceu, se consolidou, e o quanto a Endeavor articulou a comunicação dentro dele”, avalia Karen Kanaan, diretora de comunicação e relações internacionais da organização. Conforme ressalta o diretor-geral, Rodrigo Teles, a maior satisfação é ver a rede empreendedora cada vez mais forte. Em sua opinião, isso se deve à participação dos principais mentores desde a criação do evento até hoje.

Criado como uma forma de agradecer aos mentores e outros voluntários da rede pelo tempo e conhecimento que ofereciam em nome da causa da Endeavor, no início, o CEO Summit se restringia somente à rede, recebendo no máximo 300 pessoas para 2 ou 3 paineis. Hoje, além de ser aberto a um público mais amplo, que pode acompanhar até 8 paineis ao longo do dia, o evento ganhou diversidade, tendo seu modelo aplicado em outros estados onde a Endeavor está presente, como Rio de Janeiro, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Pernambuco.

(Divulgação/Endeavor Brasil)

Jean Marc-Etlin (Itaú BBA) modera o painel com Guilherme Paulus (CVC) e Sergio Habib (JAC Motors).

Para Rodrigo Teles, o sucesso do evento está ligado a três virtudes: “É uma injeção de ânimo, para encarar o fim do ano com energia renovada. Como temos muitos empreendedores, que também são líderes, eles sonham grande, querem fazer sempre mais e melhor, com excelência, superar expectativas, sair da zona de conforto, são resilientes. O conhecimento é infinito. Estamos sempre aprendendo com os erros e os acertos das pessoas, e isso é fundamental. Em terceiro lugar, o networking. Tanto para fazer negócios, como para qualquer outra coisa na vida, você precisa não só conhecer pessoas como se relacionar, e esse evento propicia vínculos mais fortes”.

“O que queremos é fazer com que essas pessoas que assistem às apresentações, sejam elas empreendedoras ou executivas, internalizem a mesma cultura: de cabeça de dono, meritocracia, botar pra fazer”, compartilha Karen.

A curadoria avalia e procura destacar o que aconteceu de mais significativo no ano e seleciona palestrantes que sejam expoentes nas suas atividades e nos assuntos abordados. “Muitas vezes os convites acontecem em cima da hora, mesmo correndo o risco de a pessoa não poder vir, para não perder os ‘assuntos quentes’ do mercado”, revela Karen.

Nesta edição, por exemplo, o comportamento diante do novo mercado consumidor brasileiro foi mencionado em dois momentos: no primeiro painel do evento, que teve a presença de Raphael Klein, presidente da Via Varejo, e em outro, compartilhado por Guilherme Paulus, da CVC, e Sergio Habib, da JAC Motors. A liderança feminina também foi assunto de um painel dividido entre Adriana Machado, presidente da General Eletric do Brasil, Janete Vaz, co-fundadora do laboratório Sabin, e Rosangela Lyra, presidente da Dior no Brasil. Como pontuou Karen Kanaan, não poderia faltar um painel com mulheres empreendedoras, em um momento em que a Petrobrás e o país estão sob o comando de figuras femininas, referindo-se a Maria das Graças Foster e Dilma Rousseff.

Todo ano o evento traz ainda um painel de internet, nesta edição representado por Cláudio Gora, da Locaweb, Julio Vasconcelos, do Peixe Urbano, e Daniel Wjuniski, do Minha Vida, mediados por Bob Wollheim, fundador da SixPix Content.

(Divulgação/Endeavor Brasil)

Claudio Gora (Locaweb), Julio Vasconcelos (Peixe Urbano) e Daniel Wjuniski (Minha Vida).

“Os palestrantes eleitos têm a missão de fazer a pessoa sair daqui não só inspirada (will), mas com a técnica necessária (skill)”, lembra Karen. “Nosso objetivo é mostrar como balancear o espírito gestor e o espírito empreendedor, pois o sucesso de um negócio está no equilíbrio desses dois. Independentemente do seu perfil, executivo ou empreendedor, é preciso ter esse equilíbrio”.

“O maior benefício do CEO Summit é o participante sair do evento com várias ‘inceptions’”, avalia Karen. “É uma mescla de conexão, entre as pessoas que você conhece e com quem você pode ou não fazer negócio; capacitação, aprendendo ao ouvir a experiência de outra pessoa; e inspiração, quando você diz: ‘Um dia eu quero construir o que ele construiu’ ou descobre que é capaz de construir o que deseja.”

Na opinião de Rafael Salmon, criador da startup Codifique, dez minutos de evento já valeriam a pena. “Em setembro, na Universidade de Stanford, no Vale do Silício, ao sentar com investidores e mentores do mais alto calibre tive a primeira medida da força da rede internacional da Endeavor. Agora, ao reencontrá-los no CEO Summit, em São Paulo, tive a confirmação de que eles são capazes de transformar a sua maneira de pensar.”

Em breve, confira os vídeos dos oito painéis desta edição aqui no Portal Endeavor. Aguarde!

 

Por Carolina Pezzoni, da equipe de Cultura Empreendedora – Endeavor Brasil.

 

 
 
 
 
 
 
A Endeavor é a organização líder no apoio a empreendedores de alto impacto ao redor do mundo. Presente em mais de 20 países, e com 8 escritórios em diversas regiões do Brasil.

Acreditamos que a força do exemplo é o caminho para multiplicar empreendedores que transformam o Brasil e por isso trazemos aprendizados práticos e histórias de superação de grandes nomes do empreendedorismo para que se disseminem e ajudem empreendedores a transformarem seus sonhos grandes e negócios de alto impacto.

Deixe seu comentário

1 Comentário

Faça login para deixar seu comentário sobre este conteúdo
ordernar por: mais votados mais recentes
  1. Pedro Curvellano - says:

    0 curtidas
     
    Curtir

    Estou escrevendo um livro e gostaria de incluir uma matéria do Roberto Civita escrita pela editora Carolina Pezzoni e publicada no site do endeavor. Como faço para conseguir a autorização? Obviamente citarei a fonte e o nome da editara Carolina Pezzoni. Pedro Curvellano phcurvellano@hotmail.com

Parceiros
Criação e desenvolvimento: