Você já se perguntou por que
nosso conteúdo é gratuito?
Somos uma ONG de fomento ao empreendedorismo de alto impacto que capacita
4 MILHÕES
DE EMPREENDEDORES
A CADA ANO
Faça a sua doação e contribua para continuarmos
este trabalho em 2016!

Capital humano: talvez seja o seu investimento mais importante

LoadingFavorito

Pode faltar internet, luz, água, e até mesmo estoque. Mas sem o seu time você não vai a lugar nenhum. Entenda a importância de investir no capital humano da sua empresa.

Recentemente saiu a notícia de que o Brasil havia caído 21 posições (indo para o 78º lugar) no ranking de capital humano do Fórum Econômico Mundial (WEF, na sigla em inglês). Este índice mede como 124 países estão desenvolvendo e aplicando seus recursos de pessoal de forma produtiva ao longo do tempo.

Para avaliar o índice de capital humano, foram levados em consideração 46 indicadores para duas categorias diferentes: aprendizado (participação e qualidade da educação formal e do treinamento no local de trabalho) e emprego (coisas como nível de desemprego e subemprego, participação feminina e composição da força de trabalho). Hoje, a Finlândia ocupa o primeiro lugar do ranking.

Para Klaus Schwab, fundador e presidente do Fórum, “Talento, não capital, será o fator chave ligando inovação, competitividade e crescimento no século XXI. Mais de um terço dos empregados globais reportaram dificuldades em encontrar talentos no ano passado”, afirmou.

E aí, qual a importância você dá para o capital humano na sua empresa? Você investe de verdade em seus funcionários? Sua empresa oferece um plano de carreira atrativo? Há opções de treinamentos? Você tem planos de bonificação? Tudo isso é muito importante. Acredite: ter um bom time, engajado, motivado e comprometido com o sucesso da empresa é muito mais do que fundamental para o crescimento do seu negócio.

A seguir vamos apresentar alguns caminhos para você investir no desenvolvimento da sua equipe e estar sempre cercado dos melhores talentos.

Plano de carreira: trace um caminho para o desenvolvimento de sua equipe

Traçar um plano de carreira significa estabelecer um caminho de desenvolvimento pofissional que cada pessoa seguirá dentro da sua empresa. O plano de carreira traz vantagens tanto para a empresa, quanto para os funcionários.

De um lado, ele deve ser formulado para atrair e reter talentos, e, acredite, sua empresa ganha muito com isso, afinal, na maioria dos casos vale mais a pena promover um colaborador que já atua na empresa, que já conhece a sua cultura e seu modo de funcionamento, em vez de contratar uma nova pessoa. De outro, ele deve proporcionar ao funcionário a possibilidade de se desenvolver cada vez mais.

Empoderamento: dê liberdade e autoridade para seu time

Quando você oferece a um funcionário as ferramentas necessárias para que ele possa tomar decisões alinhadas aos interesses da empresa sozinho, isso é, evitando ao máximo as burocracias, você ganha em agilidade e também em motivação. um funcionário empoderado é um funcionário consciente de suas responsabilidades e pronto para fazer acontecer.

Sabe aquele papo de “Cabeça de dono”? Ele tem tudo a ver com empoderamento. É só pensar na figura do dono: ela pressupõe uma pessoa que pode tomar todas as decisões necessárias. Então, um funcionário com cabeça de dono, deve seguir nessa mesma linha e, para que isso funcione, A empresa deve, antes de mais nada, ter uma cultura que valorize e crie espaço para que o funcionário se porte dessa maneira, ou melhor: uma cultura de empoderamento do funcionário. 

Engajamento: o mais difícil e o mais importante

A questão do engajamento também é importante para valorizar seu capital humano, e tem tudo a ver com empoderamento. Nas palavras de Jean-Marc Etlin, do Itau BBA. “As pessoas têm que ter a capacidade de influenciar. Atitude de dono. Como você cria um contexto para que pessoas se sintam assim? A resposta é o orgulho. As pessoas precisam se orgulhar de trabalhar para aquela empresa. Orgulho é melhor do que fidelidade”.

Uma empresa pode se sustentar oferendo remuneração e benefícios básicos, mas é chegada a hora de buscar o intangível: relacionamento, sonhos, envolvimento e emoções. Lidar com gente envolve outras motivações.

Um bom líder para inspirar e motivar a equipe

Uma boa equipe sempre precisa de um bom líder. Será que você está sendo esse líder? É muito importante que os funcionários tenham a percepção de que a preocupação do líder e da organização com pessoas é genuína. Além disso, um bom líder é aquele que faz junto, que dá o exemplo. E, acredite, isso é uma grande verdade. Então, se você quer conquistar sua equipe, o primeiro grande investimento deve ser a sua presença e a sua atencão.

Bonificação: uma forma de reconhecimento

A bonificação é uma política de remuneração variável no meio empresarial. Trata-se de um sistema de recompensa baseado em metas, ou seja, um pagamento monetário extra-salarial feito a colaboradores que cumpriram uma meta estabelecida. Assim, pode ser uma ferramenta que auxilia no contorno das dificuldades em manter colaboradores motivados e engajados.

Geralmente, o valor da bonificação é definido como uma porcentagem do salário anual. Ele pode ser concedido somente aos níveis mais altos da sua estrutura organizacional, embora seja prática comum no mercado dar a todos os funcionários o mesmo bônus, proporcional às metas individuais batidas. Também é costume entre as empresas pagar o bônus ao final do ano, com os resultados financeiros já fechados.

Treinamentos: diferentes formas de desenvolver as competências da sua equipe

É por meio do treinamento que você poderá atingir novos resultados, que poderá aumentar a produtividade e a eficiência de suas operações. E um bom treinamento pode servir aos mais diversos casos – desde um novo colaborador que precisa ser introduzido a uma cultura empresarial específica, até funcionários que devem exercer novas tarefas, passando por você mesmo, que pode utilizar os processos para se manter sempre atualizado.

Há diferentes formas de oferecer treinamentos para os seus funcionários. Você pode pensar em programas de educação à distância ou em processos de mentoring e coaching.

Bom, já te demos dicas para valorizar e investir no capital humano da sua empresa. A melhor forma de fazer isso precisa ser bem pensada. Lembre-se ela precisa falar a mesma língua da cultura da sua empresa. Boa sorte!

Leia mais:

Team building: para montar grandes equipes

Formando equipes de alta performance

eBook: 5 passos para construir uma equipe de sucesso

A Endeavor é a organização líder no apoio a empreendedores de alto impacto ao redor do mundo. Presente em mais de 20 países, e com 8 escritórios em diversas regiões do Brasil.

Acreditamos que a força do exemplo é o caminho para multiplicar empreendedores que transformam o Brasil e por isso trazemos aprendizados práticos e histórias de superação de grandes nomes do empreendedorismo para que se disseminem e ajudem empreendedores a transformarem seus sonhos grandes e negócios de alto impacto.

Deixe seu comentário

1 Comentário

Faça login para deixar seu comentário sobre este conteúdo
  1. Marcos Paulo Abreu - says:

    0 curtidas
     
    Curtir

    Boa tarde

    Eu Gostaria de saber quem é o autor deste artigo ( Capital humano: talvez seja o seu investimento mais importante) ?

Parceiros
Criação e desenvolvimento: