Você já se perguntou por que
nosso conteúdo é gratuito?
Somos uma ONG de fomento ao empreendedorismo de alto impacto que capacita
4 MILHÕES
DE EMPREENDEDORES
A CADA ANO
Faça a sua doação e contribua para continuarmos
este trabalho em 2016!

Business Model Generation: leitura obrigatória para quem quer empreender

LoadingFavorito
Business Model Generation: leitura obrigatória para quem quer empreender

O Business Model Generation: inovação em modelos de negócios é mais do que um simples livro. É um rico manual que pode ajudar muito o empreendedor que está começando a pensar seu novo negócio.

Decidiu empreender? Bom, antes de se aventurar em território desconhecido, que tal começar se informando sobre as ferramentas, conceitos e tendências do empreendedorismo? Há muita coisa por aí que pode ser fundamental para ajudar a colocar suas ideias de negócio em prática e ser bem sucedido. O livro Business Model Generation: inovação em modelos de negócios e as ferramentas apresentadas por ele, sem dúvida alguma, estão entre as referências que você precisa conhecer.

…. um manual para visionários, transformadores e desafiadores que lutam para contestar os modelos de negócio obsoletos, e desenhar a empresa de amanhã”. Se identificou? Então talvez o livro Business Model Generation seja mesmo uma leitura obrigatória para você.  Descrito como um manual para inovadores, este não é um livro típico de gestão empresarial.

A própria forma como o livro foi escrito e editado já mostra o DNA inovador do material: um longo e criativo trabalho de co-criação, para o qual quase 500 autores de todo o mundo contribuíram. Estamos falando de um trabalho colaborativo, que reuniu ideias, experiências e dicas de empreendedores e especialistas de todo o mundo. E o material é quase um divisor de águas na forma como se ensina empreendedorismo e o passo a passo para montar e validar um modelo de negócio.

O livro propõe uma nova forma de entender e pensar o conceito de modelo de negócio: é o modelo que descreve a  lógica de como uma organização cria, entrega e captura valor.

Não espere encontrar longos parágrafos com textos e mais textos

Além de todas as ferramentas apresentadas pelo livro, este é mais do que uma simples leitura sobre inovação e gestão de empresas. Muito mais. É um manual interativo, que convida o empreendedor, conforme a leitura vai avançando, a fazer junto, ou seja, a construir sua ideia de modelo de negócio junto com a leitura.

O Business Model Generation é, também, um material rico em design, que trabalha uma linguagem visual (não espere encontrar textos longos e sem fim!), que vai te ajudar ainda mais a entender e pensar tudo que é apresentado ali.

Ele é um manual vivo, que vai acompanhar o empreendedor em sua jornada para entender a proposta de valor do seu negócio. E quanto mais o empreendedor preencher e rabiscar o livro, maior será o aprendizado.

Prazer, eu sou o Canvas, e estou aqui para simplificar a sua vida

A principal ferramenta que o livro apresenta ao empreendedor, e sem dúvida um material valioso para estruturar uma proposta de negócio, é o Canvas. Já ouviu falar? O Canvas é um diagrama com 9 espaços, que serão preenchidos com as principais informações do funcionamento do negócio. Em seu conjunto, os 9 espaços apresentam o modelo de negócio do empreendedor.

O processo de estruturação do seu negócio não precisa ser longo e detalhado. Principalmente em startups, tudo passa por validação e muda tão rápido que um relatório tradicional nem sempre é a forma mais prática de modelagem. Então, em vez de começar fazendo um longo documento detalhando seu plano de negócios, que tal pensar de forma mais ágil?

O Canvas te ajuda a fazer isso. Usando o diagrama, você preenche as informações com post-its e cola no espaço correspondente. No fim, consegue visualizar de uma vez só todo o conteúdo que estaria no plano de negócios e trabalhar em possíveis melhorias sem precisar rever todo o documento.

Entendendo os campos do Canvas

Os 9 campos do canvas representam as 4 principais pilares essenciais e insubstituíveis de um negócio: infraestrutura, oferta, cliente e finanças.

A infraestrutura diz respeito à avaliação dos recursos disponíveis para se chegar a um valor do produto para o cliente. A oferta se refere ao produto ou serviço oferecido ao consumidor e sua proposta de valor. O pilar de cliente é composto por público alvo, canais de contato com o consumidor (distribuição e marketing) e o relacionamento estabelecido durante e após a venda. As finanças abrangem os custos gerais e as fontes de receita da empresa. Assim, temos:

  • Atividades-chave
  • Parceiros-chave
  • Recursos-chave
  • Custos
  • Proposta de valor
  • Público-alvo
  • Canais de relacionamento com o consumidor
  • Canais de venda do produto
  • Receitas

Uma boa dica é deixar o Canvas preenchido e visível a todos os colaboradores da empresa. Assim, todos terão uma visão ampla do negócio e você estará estimulando a participação de todos criando um espaço de reflexão e participação em torno do modelo de negócio.

Neste vídeo do Movimento Empreenda, você encontra um bom passo a passo sobre como usar o canvas.

Outras ferramentas para te ajudar a validar seu modelo de negócio

Com o Canvas feito, o modelo de Lean Startup também pode ser muito útil no momento de validar seu modelo de negócio. Eric Ries uniu ideias de marketing, tecnologia e gestão com o objetivo para criar esta metodologia, que pode ser aplicada a qualquer tipo de empresa – inclusive empresas de grande porte, como uma poderosa ferramenta para melhorar os resultados do empreendimento. A metodologia Lean Startup apresenta ao empreendedor alguns novos conceitos, como o MVP, a ideia de pivot e métodos mais ágeis de interação com clientes.

Leia mais: Como abrir uma empresa: primeiros passos para empreender

Você mais ágil para testar inovações e validar hipóteses

Bom, temos Business Model Generation, Canvas e MVP: agora você já tem muitas ferramentas para testar e validar seu modelo de negócios de forma ágil e econômica. Mas, esses são, também, ferramentas que te ajudam a inovar em seu modelo de negócios. Agora, é importante ter em mente que o Canvas não substitui o Plano de negócios. Você deve encarar ele como uma ferramenta anterior, mais rápida e menos estática.

Esse é o site do livro, onde você pode fazer download gratuito de uma parte do Business Model Generation para conhecer o material onde comprar.

Boa sorte!

Leia mais: 10 livros de empreendedorismo para ler em 2015

A Endeavor é a organização líder no apoio a empreendedores de alto impacto ao redor do mundo. Presente em mais de 20 países, e com 8 escritórios em diversas regiões do Brasil.

Acreditamos que a força do exemplo é o caminho para multiplicar empreendedores que transformam o Brasil e por isso trazemos aprendizados práticos e histórias de superação de grandes nomes do empreendedorismo para que se disseminem e ajudem empreendedores a transformarem seus sonhos grandes e negócios de alto impacto.

Deixe seu comentário

3 Comentários

Faça login para deixar seu comentário sobre este conteúdo
ordernar por: mais votados mais recentes
  1. Alberto Vieira Costa - says:

    0 curtidas
     
    Curtir

    A confusão entre “segmento de clientes” com “consumidor” e de “canais de entrega da proposta de valor ao segmento de clientes” com “canais de venda de produto” evidencia, para mim, pouco domínio do “business model generation” por parte do autor do post.

    São confusões fatais para a adequada modelagem de negócios.

  2. Carlos moraes - says:

    1 curtidas
     
    Curtir

    Vcs já viram ou conhecem o Airbnb de Jantares? http://www.dinneer.com
    Nasceu aqui no Brasil a uns 2 meses e estão arrebentando

  3. 1 curtidas
     
    Curtir

    Que coisa chata (e estúpida) essa de um script para substituir o texto copiado pelo usuário por uma frase padrão. Vai na contra-mão da liberdade da internet e impossibilita ao usuário compartilhar parte do conteúdo junto da postagem, emitindo opinião pessoal.

    Já que assino o feed de vocês (mais limpo e leve), estou deixando de seguí-los no facebook.

Parceiros
Criação e desenvolvimento: