facebook
Você já se perguntou por que
nosso conteúdo é gratuito?
Somos uma ONG de fomento ao empreendedorismo de alto impacto que capacita
4 MILHÕES
DE EMPREENDEDORES
A CADA ANO
Faça a sua doação e contribua para continuarmos
este trabalho em 2016!

Brasil – a coragem de acender a luz, por Fábio Barbosa

LoadingFavorito
Fabio Barbosa, presidente do Conselho da Endeavor

Limpar o país é tarefa grandiosa demais para um indivíduo, mas se cada um fizer a sua parte a tarefa fica mais fácil. 

Temos todos ouvido lamentações sobre as notícias de corrupção que estão diariamente nos jornais e como isso envergonha o país. Gosto de olhar por outra perspectiva. O que está sendo feito no Brasil é acender a luz, algo de muita coragem que poucas sociedades ousaram fazer. O que está sendo trazido à tona parece ser uma gama de comportamentos indevidos que foram praticados e tolerados por muito tempo, dentro do espírito de que “é assim mesmo”. Colocar estes assuntos à vista de todos é uma evolução muito positiva e até motivo de orgulho.

Não achemos que a corrupção e os desvios, mesmo na extensão que estamos agora sabendo, só acontecem no Brasil como dizem muitos, até cabisbaixos. Isso não corresponde à verdade. O que é único e louvável é a determinação com que se está agora lidando com esse assunto.

Os maiores protagonistas desta grande e vasta limpeza são os juízes, integrantes da Polícia Federal, procuradores do Ministério Público, imprensa, entre outros. Foram eles, por meio das diversas delações premiadas e as informações a partir delas obtidas, que conseguiram desnudar o véu que encobria situações endêmicas de corrupção, antes de conhecimento apenas de seus operadores diretamente envolvidos.

Porém, nada disso teria ido adiante se não fosse o forte apoio da sociedade, ou seja, de todos nós.

Mas nosso trabalho não se encerra somente com esse apoio, há coisas concretas que precisamos e podemos fazer, colaborando coletiva e individualmente. Como, por exemplo, redobrar a atenção nas nossas atitudes do dia a dia para evitarmos e também condenarmos os pequenos delitos que nos tentam. Limpar o país é tarefa grandiosa demais para um indivíduo, mas se cada um fizer a sua parte a tarefa fica mais fácil. Como diz o ditado: “Se cada um varrer a sua calçada, o país estará limpo”.

Não podemos perder essa oportunidade preciosa de iniciarmos uma nova era. Depende de nós.

Uma sociedade saudável só se constrói se estivermos calçados em valores sólidos e sempre agindo com total transparência.

O caminho começa pela priorização da Educação de qualidade, que engloba não apenas conhecimento mas também Valores e Princípios. Jornada longa, mas que será frutífera.

Faz-se necessário destacar que essa limpeza toda é necessária, mas ainda não será suficiente. Precisamos também garantir os próximos passos concretos na construção do país que queremos, que é termos uma sociedade que assegure a cada um de seus cidadãos a oportunidade de poder lutar por uma vida digna. É só isso. É tudo isso.

O caminho passa por reformas estruturantes (previdenciária, política e trabalhista), equilíbrio das contas públicas, investimentos privados em infraestrutura, micro reformas que assegurem ganhos de produtividade, dentre outras prioridades que precisamos ver endereçadas. É essa visão do que precisa ser feito e priorizado, calçada em valores éticos, que nos levará a ter o Brasil que queremos.

Vejo motivo para otimismo sim. Vejo mudanças em várias frentes. Estarmos discutindo valores, educação e reformas é um grande avanço pois há poucos anos seria impensável. Vejo confirmada a tese que defendo há algum tempo, de que se a minha geração não deixou um Brasil melhor para os nossos filhos, ela deixou filhos melhores para o nosso Brasil. Os jovens de hoje têm maior consciência ambiental, ética e social.

Por isso, me anima muito ver que nosso país está começando a mudar e — definitivamente — tem jeito.

, Endeavor Brasil, Presidente do Conselho
Fábio Barbosa é formado em Administração de empresas pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), com MBA no IMD (Suíça), presidiu o Grupo Santander Brasil, a Federação Brasileira dos Bancos (Febraban) e o Grupo Abril S/A e é atualmente Presidente do Conselho da Endeavor Brasil.

Deixe seu comentário

1 Comentário

Faça login para deixar seu comentário sobre este conteúdo
ordernar por: mais votados mais recentes
  1. Jânua Coeli Gonçalves Nogueira - says:

    0 curtidas
     
    Curtir

    Colocar luz sobre as mentiras, corrupção dói e envergonha mas, mas é a única forma de trazer a verdade e promover amadurecimento ao povo brasileiro.

    Muito apropriado o artigo do Fábio Barbosa. Vamos aprender na dificuldade e fazer a nossa parte.

    Jânua Coeli G Nogueira

Criação e desenvolvimento: