facebook
Você já se perguntou por que
nosso conteúdo é gratuito?
Somos uma ONG de fomento ao empreendedorismo de alto impacto que capacita
4 MILHÕES
DE EMPREENDEDORES
A CADA ANO
Faça a sua doação e contribua para continuarmos
este trabalho em 2016!

Black Friday: 5 dicas para sua loja online vender mais

LoadingFavorito
Black Friday: 5 dicas para sua loja online vender mais

Esqueça a crise nessa Black Friday e comece a se preparar sua loja virtual!

A Black Friday já é essa sexta e, com ela, vêm várias oportunidades. Surgida nos Estados Unidos como uma liquidação após a comemoração anual do dia de Ação de Graças (Thanksgiving), a Black Friday já se consolidou no Brasil e pede que você se prepare!

O evento, que acontece sempre na última sexta-feira de novembro, tem apresentado números muito positivos. Somente em 2014, a Black Friday garantiu o maior ticket médio comparado às outras datas sazonais, incluindo Natal. Segundo dados da E-bit, R$ 1,16 bilhão foram movimentados, um crescimento de 51% em relação ao ano anterior.

Tiago Dalvi, CEO da Olist – plataforma de serviços online que conecta pequenos lojistas aos maiores varejistas online do país – explica que ter sua loja virtual participando desse grande evento pode ser uma ótima estratégia para aumentar as vendas em tempos de crise.

Confira as dicas de Tiago que todo empreendedor deve levar em consideração ao preparar sua loja online para a Black Friday 2015:

1. Garanta seu estoque – Defina os produtos que você aplicará desconto para anunciar na Black Friday. É fundamental saber o que você tem no estoque. Ter um planejamento é essencial para que você consiga aproveitar os resultados que a data oferece.

Uma dica é colocar descontos mais atrativos para aqueles produtos que você ainda tem uma grande quantidade em estoque. Mas, ainda assim, é indispensável que, além desses produtos menos vendidos, você também ofereça descontos para os principais produtos da sua marca, atraindo novos clientes que já estavam interessados em seu produto.

2. Ofereça descontos reais – É de suma importância que sua loja ofereça descontos realmente atraentes para o consumidor final.

Quando a Black Friday começou a ser realizada no Brasil, muitos varejistas aumentaram os preços nos dias anteriores à promoção para depois dar descontos. Isso trouxe problemas de imagem para a ação, comprometendo seus resultados. Hoje, além dos lojistas estarem muito mais maduros e conscientes para participarem do evento, já existem iniciativas, como a da camara-e.net, que garantem a qualidade das lojas participantes com o selo Black Friday Legal.

Além de oferecer os descontos, participar do Black Friday Legal é uma boa dica para atrair novos clientes para sua loja virtual e assim, gerar mais confiança aos consumidores dos seus produtos.

3. Anuncie no lugar certo – Este é o ponto principal para ampliar suas vendas online durante a Black Friday.

Os consumidores estarão buscando em toda a internet produtos que contam descontos atrativos. Por isso, uma boa dica é colocar seus produtos para vender nos marketplaces de grandes redes varejistas, como Submarino, Americanas.com, Extra.com, Walmart, entre outros. Como estas grandes empresas investem em marketing e comunicação, isto garantindo um fluxo considerável nas vendas.

4. Ofereça um atendimento de qualidade – Com o grande fluxo de consumidores navegando em sua loja virtual, é muito provável que alguns deles encontrem dificuldades e precisem de suporte para conseguir finalizar a compra, ou mesmo, para tirar algumas dúvidas. Quando isso acontecer, é extremamente importante que o seu suporte preste todo o atendimento necessário, pois será um grande diferencial da sua marca.

Invista em um atendimento instantâneo como chat online, telefone, e-mail, e procure deixar esses contatos bem visíveis para que o cliente não perca tempo procurando onde buscar informações para sanar suas dúvidas.

Outra dica é criar uma página com as frequentes dúvidas dos seus clientes já respondidas, otimizando o atendimento.

5. Não se preocupe com a crise – Uma pesquisa realizada pelo Zoom (site comparador de preços e produtos), apontou que, embora os consumidores estejam receosos, cerca de 71% afirmaram que pretendem comprar durante a Black Friday. Entretanto, a pesquisa revela também que, entre os 20 mil entrevistados, 66% afirmaram que avaliarão muito bem os produtos e poderão gastar menos, caso os descontos não sejam muito favoráveis.

O fato é que as pessoas estão muito mais confiantes em comprar na Black Friday Brasil, mas ao mesmo tempo, estão mais exigentes e cautelosas com relação às fraudes. Essa á mais uma razão para você caprichar nos descontos, oferecer um atendimento de qualidade e estar muito bem preparado. Dessa maneira, sua loja ganhará destaque diante de seus concorrentes e poderá até mesmo, fidelizar novos clientes para seu comércio eletrônico.

Leia mais:

14 tendências que vão mudar a forma como você vende

Como Fazer um Plano de Vendas para Vencer na Crise? Veja 4 Estratégias de Crescimento para 2016

3 diferenciais que fizeram do Mercado Livre o maior marketplace do mundo

A Endeavor é a organização líder no apoio a empreendedores de alto impacto ao redor do mundo. Presente em mais de 20 países, e com 8 escritórios em diversas regiões do Brasil.

Acreditamos que a força do exemplo é o caminho para multiplicar empreendedores que transformam o Brasil e por isso trazemos aprendizados práticos e histórias de superação de grandes nomes do empreendedorismo para que se disseminem e ajudem empreendedores a transformarem seus sonhos grandes e negócios de alto impacto.

Deixe seu comentário

1 Comentário

Faça login para deixar seu comentário sobre este conteúdo
ordernar por: mais votados mais recentes
  1. evandro correa - says:

    0 curtidas
     
    Curtir

    Muito válidas e práticas as dicas acima! No black friday se pesquisar e garimpar dá pra achar muita promoção e desconto na internet

Parceiros
Criação e desenvolvimento: