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Desafiando a Maré: por que escolhi um mercado tradicional, e acertei – Bernardo Ouro Preto, St Marché/Eataly Brasil

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Veja como Bernardo Ouro Preto e Vitor Leal construíram negócios enormes em setores gigantescos.

Bernardo Ouro Preto desafiou a maré até dentro da família: seu pai, bisavô e tataravô foram todos funcionários públicos. Mas o sócio do St Marché e do Eataly Brasil passou longe do salário e da jornada fixa. Não levou dois anos trabalhando com sua especialização, M&A, no Brasil, para pedir demissão e abrir seu primeiro empreendimento.

Para começar, encontrou o sócio certo, Vitor Leal. Por muito tempo marcavam de se encontrar com frequência para discutir ideias de negócios, mas nada saía, até os dois tomarem coragem de deixarem seus empregos e se dedicarem 100%. Descobriram alinhamento de valores e de visão:

“A gente conversou muito para entender quais eram nossos objetivos de vida. Se a gente queria a Ferrari mais vermelha, o helicóptero que voava mais alto… mas o que a gente queria era ser feliz”.

Disso tudo, veio a ideia do varejo alimentar. A chance de dar errado era muito grande, mas a decisão foi muito racional. Duas características do setor falaram alto na escolha: era uma indústria gigantesca e gigantescamente fragmentada. “Não queríamos ser o peixe num laguinho, queríamos ser um peixinho microscópico num oceano”, explica Bernardo. Além disso alguns dados ajudaram. O varejo alimentar tinha 68 mil pontos de venda no Brasil, mas apenas 1.600 eram dos top 5 players, com 19% de market share.

Foi então que começou a nascer o St Marché, uma rede premium focada em perecíveis, para competir com padarias, açougues e pequenos estabelecimentos de bairro. De repente, fazer compras de mercado virou experiência de luxo.

Mas não parou por aí. Sem pressa e colocando diariamente a barriga no balcão (literalmente), Bernardo e Vitor viram o sucesso aumentando – era hora de inovar. A próxima ousadia seria trazer o Eataly, um complexo de restaurantes e lojas de produtos italianos já famoso em outros países, para o Brasil. Na primeira reunião com os donos italianos, descobriram que estavam em 201º lugar em uma fila de candidatos para abrir filial. Por persistência, depois de 3 anos, subiram 200 posições. Inauguraram em São Paulo, esse ano, o Eataly Brasil.

As principais lições de Bernardo sobre empreender em um mercado tradicional são:

    • Tenha um sócio com valores e objetivos compatíveis e habilidades e experiências complementares às suas. Você começa sem grana, o desafio intelectual é muito grande, e o dia a dia é muito duro, fica mais fácil com alguém ao seu lado. Mas se você quer construir um negócio de longo prazo e tem um sócio que tem pressa em ganhar dinheiro, esqueça, não vai dar certo.
    • Quer fazer diferente? Experimente: “Nos nossos primeiros 2, 3 anos, tomamos a decisão de não contratar ninguém do varejo de alimentos. Se chegasse um executivo do Pão de Açúcar, por exemplo, o cara ia falar ‘tem que fazer desse jeito’ e a gente ia acreditar. Nossa primeira gerente de loja era formada em História da Arte, ninguém entendia nada de varejo. Passamos 4 anos experimentando”.
    • Vá com calma. “Dá pra ganhar dinheiro em qualquer coisa, é só tentar fazer um pouquinho melhor” – e Bernardo e Vitor definitivamente queriam fazer direito, pensando bastante. Ficaram 4 anos só com uma loja, colocando a mão na massa e se dedicando a aprender. Apesar da falta de dinheiro, ele diz que foram os anos mais divertidos do negócio.
    • O dia mais difícil é hoje. O ontem já foi. É preciso sempre correr atrás de inovar e fazer benchmarking para descobrir novas formas de melhorar a experiência do cliente.

Quer saber mais dos percalços dessa história? O vídeo acima traz a conversa completa de Bernardo Ouro Preto, sócio do St Marché e Eataly Brasil, com Ernesto Villela, Empreendedor Endeavor e fundador da Enox, no palco do CEO Summit.

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1 Comentário

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  1. MARCOS ANDRE DA SILVA MOREIRA MOREIRA - says:

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    Muito inspirador essa palestra

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